Anúncio

A origem da culinária de cada país se deve não só ao seu clima, natureza local e cultura, mas também às influências que receberam de outros países ao longo dos anos. No caso do Japão, a primeira influência veio, obviamente, da China, cuja cozinha foi a base de muitos pratos japoneses. Porém não foi somente a China que teve sua parcela de contribuição na culinária nipônica. Apesar da sua condição de arquipélago e ter passado muitos anos fechado, o país recebeu vários países que acabaram influenciando na sua culinária.

Você verá agora algumas das influências estrangeiras na culinária do país que podem te surpreender.

Supamu

Supamu
Imagem Divulgação. Fonte: livesupamulife.com

Esta iguaria é uma carne cozida em lata que foi trazida pelos americanos como ração militar para os soldados durante a Segunda Guerra Mundial. A carne acabou caindo no gosto dos japoneses, que chegam a fazer sushi de SPAM (e depois falam do sushi com cream cheese). A carne também é consumida frita, como um tempura, no lámen, com macarrão italiano, etc. Com seu sabor único de serragem com lata, isso me fez questionar o paladar tão exigente dos japoneses.

Shokupan

Shokupan
Imagem Divulgação. Fonte: shanshancafe.com

O vulgo pão de leite acredita-se ter sido apresentado em uma padaria em Yokohama nos anos de 1880, na época em que os pães começaram a se tornar populares no Japão. As características principais deste pão de forma são a sua maciez e sabor suave, combinando com vários ingredientes e formas de preparo.

Casutera

Casutera
Imagem Divulgação. Fonte: br.blastingnews.com

De origem portuguesa e conhecido como pão de Castela ou pão de ló, este é sem dúvida um dos bolos mais populares do Japão, cuja massa serve de base para diversos outros itens de confeitaria, como o strawberry shortcake (bolo de morango com chantilly). Macio e levando poucos ingredientes, o bolo foi sendo adaptado ao longo dos séculos pelos japoneses, ganhando versões com mel, matcha (chá verde) e youkan (gelatina de feijão doce). Além disso, é a mesma massa com mel das panquecas usadas para fazer o dorayaki (sanduíche de panquecas doces com recheio de doce de feijão).

Baumukuhen

Baumukuhen
Imagem Divulgação. Fonte: twitter.com/JuchheimE

Podendo ser traduzido como “bolo-árvore”, o baumkuchen é um bolo alemão assado em um espeto. Sim, é um churrasquinho de bolo que vai sendo assado em camadas ou um bolo de rolo feito no espeto. Curiosamente, ele é muito servido em casamentos por causa do seu formato de anel, mas pode ser comprado em qualquer loja de doces estrangeiros, lojas de conveniência e mercados.

Anúncio

A iguaria foi apresentada pelo confeiteiro Karl Joseph Wilhelm Juchheim em 1919 em uma exposição em Hiroshima, e posteriormente acabou abrindo uma padaria em Yokohama e depois em Kobe. Depois da sua morte, sua esposa ajudou a abrir uma cadeia de padarias com o nome de Juchheim, o que ajudou a popularizar o bolo e tornando-se a marca mais conhecida de baumkuchen do Japão.

Korokke

Korokke
Imagem Divulgação. Fonte: The Spruce / Christine Ma

Sem certeza de sua origem, podendo ser holandesa, francesa ou inglesa, o croquete já constava em alguns livros de receitas na Era Meiji (1868 a 1912). O korokke mais clássico é um bolinho de purê de batata recheado de carne moída, empanado com panko e frito em óleo. Porém, outra versão é o kumiru korokke (croquete cremoso), feito de creme com caranguejo e empanado e frito da mesma forma. Já o menchi-katsu é o que mais se aproxima da versão francesa, que é feito com carne desfiada.

Doria

guratan
Imagem Divulgação. Fonte: Japanese restaurant ten-good

Este é um prato que poucos sabem que é muito popular no Japão. O doria mada mais é que um gratinado com arroz e legumes e/ou carne. O prato foi inventado na verdade por um chefe suíço em um restaurante de um hotel nos anos de 1930 e foi inspirado no gratinado francês. A peculiaridade do prato não para por aí já que o nome não é nem francês, nem japonês, mas sim italiano, em homenagem a um general italiano da marinha. Os japoneses também tem o guratan (gratinado) que podes ser com macarrão ou de legumes e/ou alguma carne.

Kare

Kare
Imagem Divulgação. Fonte: oyakata.com.pl

O kare nada mais é que um curry com, geralmente, cenoura, batata e carne. Existem muitos restaurantes especializados em kare no Japão e este é um dos pratos mais preparados em casa por ser nutritivo, barato e rápido de fazer, chamado até mesmo de “o prato nacional”. O prato indiano foi trazido pelos ingleses e adotado pelos japoneses como uma forma de prevenir o beribéri, uma doença causada pela deficiência de vitamina B1. Apesar de sua origem indiana, a versão japonesa é mais adocicada e menos picante.

Tempura

Imagem Divulgação. Fonte: nhk.or.jp

Pouco se fala sobre a origem estrangeira do tempura quando se fala sobre comidas de influência estrangeira no Japão, talvez por ser de origem portuguesa, que geralmente são esquecidos em meio à história de tão rápido que foram expulsos pelo imperador do Japão em 1639.

A história conta que durante a quaresma, o período que precede a páscoa depois da Quarta-feira de Cinzas e quando não se pode comer carne, os portugueses tinham a tradição de preparar os “peixinhos da horta”, um prato que nada mais é que vagem de feijão-verde com polme (farinha, ovo e/ou água) e frita. O nome veio do latim ad tempora cuaresme, que significa “no tempo da Quaresma”, o que promoveu a confusão dos japoneses que começaram a chamar o prato de tempura.

Macarrão italiano

Macarrão Italiano Mentaiko
Imagem Divulgação. Fonte: coisasdojapao.com

Os japoneses adoram o macarrão italiano e acabaram criando receitas à moda japonesa com a massa, como o gratinado de macarrão, o macarrão com mentaiko (ovas de peixe escamudo) e o naporitan, um macarrão à moda napolitana com pimentão, cogumelo, alho, salsicha e ketchup. Existem vários restaurantes italianos que preparam pratos italianos clássicos e suas releituras tão populares no Japão. Além disso, este é um prato que os japoneses fazem bastante quando é o Dia dos Namorados no Japão (14 de fevereiro), quando eu vi várias japonesas comprando macarrão e molho de tomate no mercado.

Hanbagu

Hambagu
Imagem Divulgação. Fonte: delightfulplate.com

Não confunda com o hanbaga (hambúrguer com pão), o hanbagu é simplesmente um hambúrguer e com tonkatsu (molho barbecue japonês). Antigamente chamado de bife alemão ou bolinho de carne, o prato é de origem alemã e foi introduzido no país em 1882. O prato é bem popular e é servido geralmente com batatas assadas, tomate e alface ou milho de lata. É um dos principais pratos do famigerado Jonathan’s, um restaurante bem conhecido por ter comidas em estilo americano a preços módicos.

Estes pratos mostram como os japoneses adaptaram alguns pratos ao seu paladar e como eles caíram no gosto popular. Apesar de alguns pratos soarem um pouco estranho, a maioria deles são muito bons e valem a pena provar – menos o SPAM e o macarrão com mentaiko.

Anúncio