Anúncio

De longe a série mais popular de 2021 e uma das mais populares da Netflix como um todo, Round 6 virou febre mundial. Dos adultos impressionados com a profundidade da história até as crianças imitando os jogos nas escolas, todos queriam um pouquinho mais da série. Depois de 9 episódios intensos e envolventes, tudo o que queríamos era mais informações sobre a produção, os personagens, os atores, os jogos e mais qualquer outro detalhe que possamos ter perdido. Pode ficar tranquilo, nossos desejos foram atendidos.

Lançado ainda em 2021 pela Editora Citadel, o livro ‘Por Dentro da Série Round 6’ promete dar ao leitor todas as informações (e gafes!) que os fãs tanto desejam saber. Escrita por Park Minjoon, a obra se aprofunda em falar dos episódios, das inspirações do diretor e seu processo para escrever a série, além de trazer mais informações sobre todos os jogos e personagens principais.

Então vem comigo pra desbravar um pouco mais dessa série perigosa e apaixonante.

Situando o leitor

Bom, é de se esperar que todos os que estão lendo o livro já viram a série anteriormente, mas a primeira informação do livro é um grande e divertido alerta de spoilers. Mesmo assim, ainda que algum desavisado não tenha assistido, conseguiria se situar muito bem. Isso porque o livro começa com um guia de todos os 9 episódios da série, narrando os acontecimentos importantes e ainda adicionando informações que só não passaram despercebidas pelos mais detalhistas e fanáticos. Para mim, dona de uma memória minúscula, foi um alívio ter esse guia disponível, pois consegui ler todo o livro sem me sentir perdida e de quebra relembrar os melhores momentos.

Além disso, o escritor realmente queria que nós soubéssemos os mínimos detalhes de Round 6. Posso citar como exemplo uma tabela com os votos dos protagonistas quando pediram para encerrar o jogo no episódio 2. Ainda por cima falando se o voto de cada um foi surpreendente ou não. Ou seja, o autor levou o título do livro ao pé da letra, pois nós realmente ficamos por dentro de tudo.

E ainda, uma das coisas que eu achei mais incrível foram os comentários feitos ao longo da recapitulação dos episódios, mostrando detalhes que enriquecem o enredo. Por exemplo, já percebeu que a caixa de presente que Seong Gi-hun dá para a filha é muito semelhante aos caixões usados na ilha? Ou que o fato do protagonista apostar em cavalos é na verdade um presságio para o que vai acontecer? Esses adendos foram um maravilhoso presente para alguém que gosta de assistir séries e filmes no mínimo duas vezes justamente para pegar esses detalhes. Incrível.

Anúncio

Jogos e personagens

Bom, ainda na intenção de fazer o leitor ficar íntimo da série, temos um capítulo exclusivo para os personagens. A forma que o autor utilizou para apresentar mais detalhes sobre os personagens, a meu ver, é uma faca de dois gumes. Assim como pode ter um resultado ótimo e fazer uma imersão real na história, pode ser um bom tiro no pé e descaracterizar ou dar margens para furo de enredo.

O capítulo é divido em quatro partes, cada uma falando de um jogador diferente. No entanto, ele é escrito como se os próprios personagens estivessem contando sua história. Achei a ideia interessante, mas arriscada, afinal, será que aquela pessoa falaria dessa forma, faria tal coisa? De qualquer forma, foi muito bom saber um pouco mais dos personagens e achei maravilhoso como é possível reconhecer o momento da série em que o personagem está quando nos narra a sua história. Enfim, arriscado, mas um ótimo fanservice.

Logo em seguida o destaque vai para os adorados e polêmicos jogos de Round 6. Um capítulo único e exclusivo pra falar de todas as competições que apareceram na série, o histórico delas, as regras detalhadas e, é claro, como ganhá-las. O livro possui até mesmo um tutorial de como fazer uma ficha de ddakji, usada quando o recrutador aborda Seong Gi-hun no metrô.

Outro aspecto que eles incluíram neste capítulo foi um lembrete de quem ganha e quem perde em cada jogo. E é claro, a receita do biscoito ppopgi. Neste capítulo, o livro inclui até mesmo as brigas que aconteceram entre os jogadores, mesmo que elas não sejam jogos, propriamente ditos. Enfim, é um capítulo legal pra propor brincadeiras com a galera (sem mortes, de preferência).

round 6
Foto: Suco de Mangá

Os bastidores de Round 6

Continuando a lista de elogios para o livro, vamos falar um pouco sobre os bastidores da série. Agora focando mais “no mundo real”, o autor aborda algumas questões até meio polêmicas, como as acusações de plágio que a obra recebeu. Obviamente ele defende a série, mostrando os principais filmes e séries que teoricamente Round 6 teria plagiado e explica o motivo das acusações não fazerem muito sentido.

Logo em seguida ele traz uma lista de obras e artistas que realmente serviram de inspiração para o diretor da série. Além disso, é abordado também o processo de produção de Round 6, as dificuldades que o diretor enfrentou para conseguir produzi-la, entre outras coisas.

Outro assunto que foi posto em evidência foram as reclamações sobre as traduções para outros idiomas. Inclusive, o próprio autor do livro fala: quem não assistiu em coreano perdeu muito conteúdo!

Por fim, queria exaltar o capítulo apenas com os erros de gravação e furos de roteiro. É ótimo ver os problemas levantados, nos fazendo questionar algumas coisas que nem passaram pela nossa cabeça. E vamos e convenhamos, todo mundo gosta de dar risada com um errinho de gravação, não é mesmo?

Considerações finais

Finalmente, vamos para o panorama geral do livro. Primeiro gostaria de falar sobre o livro físico em si, a forma que ele foi feito. No começo estranhei um pouco todos os textos serem na cor azul, ao contrário do padrão preto. Achei que seria cansativo, ou atrapalharia na legibilidade, mas não foi o caso. Na verdade, ficou bonito esteticamente e não fez a menor diferença na hora de ler.

Outro ponto que me chamou a atenção foi o senso de humor do autor. Ao longo do livro você não vai encontrar textos humorísticos, ou piadas explicitas, mas um senso de humor sutil, que te pega desprevenido e te faz dar uma risada espontânea. Além disso, a escrita é fluída e assertiva, uma delícia de ler.

Mais uma coisa muito legal do livro, é um quiz sobre a série que definirá se você é “um Líder” ou “um competidor engasgado com o biscoito”. Eu respondi as 16 perguntas e fiquei na segunda maior colocação, “um guarda com quadrado”. Bom, melhor do que “um guarda com um círculo”, eu acho. E você, seria eliminado, ou se tornaria um líder?

Enfim, no final vale a pena ler ‘Por dentro da Série Round 6‘? Eu respondo que ele deveria vir como brinde pra toda pessoa que já assistiu a série. Vale muito a pena! Se você gostou de Round 6 com certeza vai se fissurar nesse livro, pois ele dá tudo o que um fã quer quando está sofrendo de abstinência da série. Então leia bem as regras, prepare suas estratégias, pois agora você é o jogador nº 457!

round 6
Foto: Suco de Mangá

COMPRE AGORA NA AMAZON

Anúncio
REVIEW
Por dentro da Série Round 6
Artigo anteriorNovos títulos da Temporada de Primavera 2022 são anunciados pela Crunchyroll
Próximo artigoProduções BLs que você não pode perder em abril
Um pouco avoada, a doida das teorias da conspiração e leitora compulsiva do Nome do Vento. Adoro escrever sobre aleatoriedades, observar a natureza e ser engraçadinha em momentos impróprios, afinal esse é meu jeito ninja de ser.
por-dentro-da-serie-round-6-livro-reviewEste manual de instruções de Round 6 oferece tudo o que você precisa para conhecer os bastidores de cada episódio da série mais vista da história da Netfl ix. Encontre aqui informações exclusivas sobre a trama, os personagens, os segredos de cada jogo – e o que realmente seria necessário para vencê-los – além de muitos detalhes, análises e testes para que seu conhecimento sobre a série seja de um verdadeiro especialista. A partir de agora, você é o jogador número 457.