Prepare-se para ver seus Pokémon no mundo real! Pokémon: Detetive Pikachu, com CGI impecável, traz para as telas de cinema o primeiro live-action da franquia.

Veja também: Justice Smith fala sobre “Detetive Pikachu” no The Noite de hoje

Tim e Pikachu

O filme é dirigido por Rob Letterman e conta a história de Tim Goodman (Justice Smith) um jovem de 21 anos que trabalhava com seguros e não possuía nem um Pokémon. Após descobrir sobre o suposto falecimento de seu pai, Harry Goodman, em um acidente de carro, Tim viaja a Ryme City para organizar as coisas de Harry e se despedir.

No entanto ao chegar no apartamento de seu pai, Tim encontra o antigo Pokémon de Harry, um Pikachu falante (Ryan Reynolds), que só Tim pode ouvir, e um mistério: se o Pokémon de seu pai sobreviveu, teria ele sobrevivido ao acidente? Juntos decidem investigar mais a fundo, e acabam por encontrar maiores mistérios ao longo da trama.

Inspirações e Referências

O filme é inspirado no jogo para Nintendo 3DS Great Detective Pikachu: Birth of a New Duo lançado em 2016, um spin-off da franquia Pokémon que assim como o filme, conta a história de como Tim, que no jogo está com 18 anos, ao conhecer um falante e esperto Pikachu, resolve solucionar diversos enigmas ao longo do jogo, e por causa disso acaba descobrindo pistas sobre o paradeiro de seu pai até então desaparecido. Porém, a versão completa do jogo só foi lançada em março de 2018 com o nome Detective Pikachu.

E a referência a outros elementos da franquia não para por aí! Na história nos deparamos com o enigmático Pokémon Mewtwo, peça chave para o desfecho da trama, que aparece pouco antes do acidente sofrido por Harry, em um laboratório. Tal parte é explorada posteriormente e uma das cientistas fala sobre um evento com o Pokémon que aconteceu “há cerca de 20 anos, na região de Kanto”, uma possível referência aos primeiros jogos da franquia, Pokémon Red e Blue de 1996 que se passavam na região de Kanto, lugar de sua primeira aparição. No entanto, pode ser uma referência também ao primeiro filme da da franquia, Pokémon: The First Movie, que ligado ao anime, conta com três arcos.

No segundo, nos deparamos com a criação de Mewtwo por cientistas da organização criminosa Equipe Rocket, que através dos restos mortais do Pokémon ancestral Mew, criam esse suposto clone. Quando Mewtwo descobre sobre sua origem, o Pokémon se enfurece com a raça humana, destrói o laboratório e foge. Tal fato é explorado por Pokémon: Detetive Pikachu de forma a levar o espectador a crer que o novo filme seria uma sequência dos eventos ocorridos no primeiro filme.

detetive pikachu

Mitologia Pokémon

Outro fator explorado é a própria mitologia Pokémon, que pode ser vista em esculturas dos Pokémon primordiais Dialga, Palkia e Arceus presentes em algumas cenas do filme, em especial o último, que sendo o Pokémon original, responsável pela criação de todos os outros, tem seu nome utilizado como o de Deus por Pikachu.

Pokémon: Detetive Pikachu, se mostrou uma divertida continuação da franquia, explorando de forma sagaz os elementos do universo Pokémon, com personagens envolventes e uma excelente trilha sonora, completamente baseada nos jogos e anime da saga, que traz uma grande nostalgia a todos que acompanharam os monstrintrinhos na infância.