Dia 27 de Fevereiro de 1996 mudaria a vida de varias crianças, inclusive a minha. Pokémon Red e Green era um jogo novo, onde pequenos monstros contidos em bolas batalhavam, você era o treinador. Cidades, cavernas, ginásios e desafios na tela de um Game Boy.
Lembro em lapsos a propaganda na Tv Record no programa da Eliana e o primeiro episódio. Também havia as revistas, lembro de sair da missa dos domingos e ir correndo para comprar um quadrinho da Turma da Mônica, na banca da praça e folhear a Nintendo World em busca de dicas de jogos do SNES ao meio das reviews de Nintendo 64.
Claro que numa delas havia o guia de Pokémon Red e Blue (que veio posteriormente para a região Americana), trocar Pokémon e evolução. Os episódios passavam, a febre aumentava. E sim isso foi em meados de 1999, onde eu compraria a 1ª Poké Club com o Pôster dos 150 da editora Conrad, ela iria evoluir na edição 34, mas meus olhos batiam na vontade de ter o jogo e ver ele subir o degrau para Johto.
O inicio da jornada
Então a maneira mais viável foi comprar um cartucho de Super Game Boy, tinha o telefone de venda atrás da revista. E ir correndo para a Hi–Happy e comprar Pokémon… só que não tinha nem Red nem Blue… e a Yellow não tinha chego ainda, mas quando chegou… foi um aprendizado, primeira noções da língua inglesa, vencer o Onix do Brock com Quick Attack do Pikachu.
Depois eu comprei o Trading Card Game e a versão Silver. Eu perdi horas e horas para completar os baralhos e adquirir todas as cartas e encontrar os cães lendários. Além disso me iniciou no colecionismo físico, mas a falta de jogadores ou do conhecimento me fez trocar elas por Magic… Hoje dá aquele aperto no coração, mas é o aprendizado não é mesmo? Vi o filme do Mewtwo com meus primos numa fila imensa, fiquei triste com a derrota do Ash na Liga de Kanto, a alegria de ver a vitória contra o Gary em Johto e bons anos depois a final da Liga de Kalos… deu vontade de jogar o controle na parede…
Mas acho que se eu for contar toda a história minha com a franquia, vamos ficar quase 25 anos por aqui… Em suma, eu fui para a terceira geração com Emerald e vivi apenas do anime e das noticias. A internet foi melhorando e mais informações surgindo, spin-offs e filmes. Entrei num hiato no DS e voltei no 3DS com meus Pokémon de competição no X e Y.
Essa época foi que eu conheci muita gente nova, apaixonada e que trouxe bons momentos, trocas e batalhas. E falar em conhecer pessoas quando veio Pokémon Go, eu esperei 1 ano para trocar de celular e começar a me aventurar pelas ruas e entrar em raids. Bem poderia falar do meu Liepard e Chatot no 3Ds para batalha mas… acho que é hora de trazer algumas curiosidades.
Parabéns Pokémon!
- O 25º Pokémon da Pokédex é “Pikachu” !
- O Episódio 25 do Anime Clássico é “Primeape Enfurece”!
- A 25ª Technical Machine – TM 25 – de Red/Blue/Green/Yellow é “Thunder”!
- A 25ª Insígnia dos jogos é a “Coal Badge/Insígnia Carvão” do Roark da Cidade de Oreburgh – Sinnoh
- O 25º Pokémon do Ash é o Noctowl (Shiny), seguindo a ideia de registros e evolução dentre os 77 até o momento (30 deles são Tauros).
- A 25ª Carta da Edição Básica do Trading Card Game é o “Dewgong”
- O 25º “Tazo’ Super Carta Pokémon da Elma Chips é o “Poliwag”
Essa são algumas curiosidades com aquela nostalgia inicial de Pokémon, as comemorações aos 25 anos não param e novos games estão por vir. Que Pokémon tenha mais aniversários para a história assim como o sonho de ter todos nunca acabe!
Hoje, 27 de fevereiro é o Dia Pokémon! Os treinadores devem assistir ao show virtual do Pokémon Day com Post Malone a partir das 21h00. Os fãs podem assistir gratuitamente nos canais oficiais Pokémon do YouTube e Twitch, e no website de comemoração aos 25 anos de Pokémon.
Leia tudo o que já publicamos sobre POKÉMON.