Anúncio

O Brasil é um dos países mais ricos culturalmente no mundo. Cada estado possui um tipo de arte compartilhada que ainda enche os olhos das pessoas, mas um deles não é só presente em terras verdes e amarelas como internacionalmente.

Possuindo um grande apego pelas pessoas e ainda sendo uma profissão oficial – mesmo alguns tendo uma ideia conturbada – o Palhaço é a imagem da felicidade, do positivismo e do motivo de muitos sorrisos, principalmente das crianças.

O documentário Pagliacci mostra muito bem o que representa essa profissão na sociedade e para o profissional em questão.

Pagliacci
Pagliacci (Pôster Divulgação)

A Realidade do Palhaço

Apesar de um roteiro comum de documentário e pouco atrativo, a realidade do palhaço é mostrada em várias gerações, dos tão aclamados e lotados circos até os tempos de hoje que provavelmente muitos da nova geração não fazem a mínima ideia o que representa o picadeiro para o artista de circo.

Isso é mostrado na visão do palhaço, o símbolo que é esse fantasiado no circo e o que representa as pessoas rirem das brincadeiras dele, uma surpresa ver um documentário pesando para o lado cultural; claro que foi mostrado as dificuldades dos artistas para sobreviver, mas o principal foco foi alertar as pessoas que esqueceram o que significa o palhaço e todo o sentimento existente dentro dele.

Pagliacci
Pagliacci (Imagem Divulgação)

Mensagem

A mensagem é muito bem explicada, sem tanta densidade, apenas em casos que mostra os momentos mais difíceis, que deve ser mostrado para aqueles que ainda acredita que o profissional que trabalha com arte e cultura é vagabundo, o emocional é atingido para aqueles que acreditam na cultura brasileira.

Mesmo assim, dificilmente a mensagem será absorvida porquê ainda sim, o documentário pesa para o lado emocional da profissão e pode causar um desinteresse ao assistir. Longe de ser vitimista, ele é reflexivo, pesando para o lado bom de ser um palhaço e explica o motivo deles serem tão felizes exercendo a profissão.

Pagliacci
Pagliacci (Imagem Divulgação)

O que é ser Palhaço?

Um belo documentário, perfeccionista sobre a profissão, perfeito nos pontos sentimentais e sem exagero vitimista é a receita perfeita para esse grande trabalho, independente de pouco atrativo, com certeza mudará o pensamento conturbado sobre o palhaço, e mostrará para as novas gerações o que é ser o palhaço para o povo e para si mesmo.