Nesta última quarta-feira (6), foi criado o Internacional eGames Committe (IEGC), um comitê para estabelecer competições de eSports com moldes olímpicos. Sem fins lucrativos, ela já é aconselhada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e já foram confirmados os jogos inaugurais, realizados na edição 2016 das Olimpíadas de Verão, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 21 de agosto.

A intenção do comitê é realizar a competição na mesma cidade sede das Olimpíadas, sendo que a partir desta edição, estuda-se utilizar as mesmas estruturas um mês depois dos jogos. Já temos a confirmação de quatro países participantes para estes jogos inaugurais, sendo eles Canadá, Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, porém, espera-se uma mobilização global e equipes mistas, compostas de pessoas acima dos 18 anos.

olimpiadas rio 2016 esports games logo
Logo oficial do comitê (Imagem Divulgação)

Por ora, os campeonatos não terão recompensa em dinheiro e nem mesmo as mesmas medalhas das Olimpíadas. A real intenção deste comitê é para fomentar e melhorar o cenário competitivo, focando no código de conduta, ética e dopping.

Até o momento, nenhum jogo foi anunciado – e nem mesmo a plataforma. Estima-se um ou mais dentre estes cinco: League of Legends, HearthStone, Heroes of the Storm, DOTA e CS:GO.