O universo cinematográfico é famoso por sempre se inspirar em livros, alguns em sagas, fazendo uma trilogia que agradam e ao mesmo tempo cansam.

Confira também: Viva – A Vida é Uma Festa | Review

Mas se inspirar em um livro infantil é algo que foi feito há muito tempo atrás, ou mesmo transformando histórias dos irmãos Grimm em animações – fórmulas que deram certo. Porque não usar mais vezes?

Isso é o que a Fox fez, com o livro Ferdinando, o Touro, escrito por Munro Leaf, publicado em 1936. Um filme de faltar elogios de tão lindo que é.

o touro ferdinando
O Touro Ferdinando (Poster Divulgação)

Um Touro Diferente

O Touro Ferdinando odiava touradas e adorava cheirar flores nos campos verdes enquanto relaxava debaixo da sombra de árvore em uma colina. Uma história infantil que foi modificada para que todas as idades possam se divertir e refletir sobre tudo que ocorre no filme.

A animação brinca com várias situações, transforma assuntos sérios em alívio cômico sem ser ofensivo, e ainda emociona do início ao fim, envolvendo situações de amor, amizade, bondade, positivismo e até uma tensão um pouco mais forte sobre o que ocorre com os touros espanhóis.

Tudo isso é pensado durante e pós-filme, ou seja, simples e profundo ao mesmo tempo, a fórmula perfeita – se não tivesse algumas piadas fora de hora que ficaram forçadas, mas que não atrapalham a experiência.

o touro ferdinando
O Touro Ferdinando (Imagem Divulgação)
o touro ferdinando
O Touro Ferdinando (Imagem Divulgação)

Ambiente

A trilha sonora é algo a ser ressaltado também. Apesar de The Greatest Showman ter ganhado o Globo de Ouro e todos falarem de Viva – a Vida é uma Festa, Home, música de Nick Jonas, realmente entrou forte para disputar esse prêmio.

O modo como ela demonstra a felicidade de um touro feliz em campos floridos, coloca os pensamentos diante a hostilidade que existe em touradas, e a questão do abatedouro. Mas como dito antes, algo que só te faz refletir ao final, pois as atenções estarão viradas para o filme em si, a ideia é ser divertido com alguns pontos sérios e delicados.

Bondade e Positivismo

O Touro Ferdinando mostra que a bondade e positivismo podem prevalecer em um mundo de ódio e tristeza.

Um gigante touro perfeito para touradas, cala a boca do mundo quando seu desejo é viver cheirando as flores e descansando na sombra em alguma campina nas fazendas espanholas.

Com certeza uma das melhores morais de história já passada em livros que se tornaram filmes. Livre para todos os públicos, a nova animação da Fox e do diretor brasileiro Carlos Saldanha (Era de Gelo, Rio) trará uma experiência mágica para todos que assistirem essa maravilha.

REVIEW
O Touro Ferdinando
Artigo anteriorDeus Salve o Rei | Primeiro Gole
Próximo artigoKarakai Jouzu no Takagi-san | Primeiro Gole
Baraldi
Editor, escritor, gamer e cinéfilo, aquele que troca sombra e água fresca por Netflix e x-burger. De boísta total sobre filmes e quadrinhos, pois nerd que é nerd, não recusa filme ruim. Vida longa e próspera e que a força esteja com vocês.