Estamos mais uma vez aqui SucoGamers para trazer aquele momento que considero um dos melhores da Brasil Game Show: a Avenida Indie. Para aqueles aventureiros de feira não só as grandes empresas como Sega, Nintendo e Ubisoft roubam os holofotes e atenção do publico.

Cada vez mais a Avenida Indie da BGS vem mostrando a força de vontade dos brasileiros em programar, codificar e criar. Colocando ideias originais e buscando extrapolar seus limites em busca de deixar sua marca na história. E olha esse ano, me surpreendeu de uma forma inesperada.

Várias desenvolvedoras presentes na edição da BGS 2022 voltaram para a feira esse ano, com seus projetos avançados e boa parte já quase finalizados, ou até mesmo com novidades. Claro que esse ano a área Indie estava cheia de gente o que é muito bom combinando com o feriado do dia 12 na quinta, a sexta-feira e o sábado tinha momentos que não dava para andar lá.

Em suma, boa parte dos expositores que conversei, o assunto bateu na mesma tecla: como esse ano teve uma atividade fora do normal e como teve feedbacks do público. Então não perdendo tempo, vamos de Indies da BGS2023 do Suco.

Muitas opções para você

Bem não posso deixar de começar pela galera do Pocket Bravery que retornou a feira com seu jogo completo e já balançando as estribeiras do cenário dos jogos de luta! A Statera Sudios estava lá curtindo o momento com os entusiastas e lutadores, E como é uma delicia de jogar no controle de arcade!

Se você passou pela Dream Stories  durante a feira, você poderia escolher um dos seus 10 títulos para jogar e se divertir na feira. Durante a BGS 2022 joguei o lançado Kamigami: Clash of the Gods, um jogo de estratégia e cartas com muita mitologia envolvida que este ano já conta com um sucessor para lançamento e você pode testar a demo de Kamigami: Spirits of the Nature na Steam.

bgs-2023-avenida-indie
Foto: @sucodm / @soket13

Mas o meu escolhido é um arquétipo que anualmente aparece na feira e entrega a minha idade, AlphaBLue é um shoot’em up lateral onde você deve superar as hordas de alienígenas no espaço no modo campanha ou ver o quanto se sustenta no Modo Sobrevivência. Com comandos bem simples e uma boa resposta é a recomendação minha para se jogar. Claro não deixe de ver os outros títulos disponíveis da Dream Stories aqui.

A Lumo Entertainment também retornou a feira com seus títulos e dessa vez eu fui me aventurar em Charge ‘n Zap , um quebra cabeças 2D que me traz uma sensação educativa. Você controla Bit, uma habitante do Zapverse que vai tentar salvar seu mundo. Trazendo uma lógica e a ideia dos conceitos de cargas elétricas, você deve tentar vencer os desafios. Famoso botar a cabeça para funcionar!

bgs-2023-avenida-indie
Foto: @sucodm / @soket13

Para os amantes de Realidade Virtual ou VR , a United Games trouxe um espaço para seus dois títulos: Fractured Sanity, lançado no começo desse ano que traz elementos de survival horror lançado em março desse ano e Cards of Destiny, onde você incorpora uma criança com poderes ao utilizar suas cartas para salvar ou condenar os humanos, confira o trailer aqui.

A Leonardo Interactive marcou presença trazendo seu recém lançado Daymare 1994: Sandcastle que recebeu várias atualizações desde seu lançamento, aperfeiçoando a experiência. E contou com uma novidade: Simon The Sorcerer Origins, uma prequel trazendo muito quebra-cabeça nesse point-click e uma arte muito bem trabalhada que se destacou bastante.

bgs-2023-avenida-indie
Foto: @sucodm / @soket13
bgs-2023-avenida-indie
Foto: @sucodm / @soket13

O Senac São Paulo marcou presença em mais um ano na BGS, trazendo seus projetos de alunos que estão procurando a oportunidade de embarcar no grande mundo de desenvolvimento de jogos. O meu destaque vai para Café?, Um jogo de plataforma estilo Celeste onde você embarca na aventura de buscar seu gato que entrou num calabouço.

bgs-2023-avenida-indie
Foto: @sucodm / @soket13

E também tem desenvolvedores que estão indo para o lado mobile, um mercado em grande crescimento. A Dango Games estava com seu projeto de jogo de luta, o AGS disponível para Androide e iOS, onde você movimenta seu personagem buscando o momento perfeito para usar suas cartas e criar combos, mas preste atenção na energia que custa cada movimento!

Não chegamos nem no checkpoint

A Xsolla marcou uma forte presença na feira com vários títulos e entre eles: Thunder Ray, um sucessor espiritual do grande Punch Out que iluminou os olhos de quem viu e jogou com artes e gráficos maravilhosos.

bgs-2023-avenida-indie
Foto: @sucodm / @soket13

Iza’s Supermarket traz o clássico jogo de recursos onde você abre um mercado tem que repor, cobrar e estocar, contratar e deixar seus consumidores felizes. E também o retorno de Drakantos, que marcou a feira passada por ser um MMORPG que será gratuito, e está quase pronto para ser lançado na Steam! Não deixa de conferir o trailer e já deixar marcado na lista de desejos.

E de MMO ainda contamos com Cursed Stone, onde traz elementos clássico de MMORPG como Ragnarok, mas tem a proposta de criar um mercado único, onde você e sua profissão e classe podem transformar o jogo diretamente na demanda de recursos. Além disso trouxeram um projeto de card game baseado no jogo que estava bom de jogar!

bgs-2023-avenida-indie
Foto: @sucodm / @soket13

E a aventura não para em Profane da Insane que além dos elementos de MMORPG traz aquele sabor de Sandbox, que fará você curtir um mundo aberto de exploração, mas cuidado com os arredores com o PVP ativo! Não deixe de conferir!

Com aventuras clássicas e combates por turnos a White Vortex marcou seu retorno com Order From Caos 2 e seu lançamento diretamente na BGS 2023.

bgs-2023-avenida-indie
Foto: @sucodm / @soket13

A Bandsoft também estava de volta com o seu simulador de empilhadeira e um novo jogo de corrida de patinho de borracha, o RubberduckWaveRacer.

bgs-2023-avenida-indie
Foto: @sucodm / @soket13
Foto: @sucodm / @soket13

O Goldilock One recebeu novas atualizações e dessa vez a arena souls-like, com outros inimigos e mais efeitos, mais sinergético e difícil, foi a proposta da Shedofideas Game Studio.

bgs-2023-avenida-indie
Foto: @sucodm / @soket13

Com uma ambientação cartoon, On Life and Living da Capivara Prime traz uma experiência metroidvania com muita narrativa inspirada em história em quadrinhos. Ainda em questão de exploração um projeto que acabou de sair do forno da Sky Falling Studios com The Blood of The King, incorporando um pouco de Darksouls e uma vingança eminente.

bgs-2023-avenida-indie
Foto: @sucodm / @soket13

E trazendo uma mescla de MOBA com card game tivemos a presença de Battle of Zodiac, que conta com uma demo na Steam, da The Big Marck. Com sistema de picks e bans, você deverá tentar sobrepujar com muita estratégia todo o tabuleiro adversário. Fique atento que qualquer jogada errada custa o jogo!

A BGS 2023 marcou com o anuncio de Bágdex O Jogo, pela Dumativa e a Nuuvem. E a galera da Redstudios também traz seu universo para a feira com V-Monsters e muita influencia latina e asiática em seu universo! Confira mais do universo V-Monsters aqui!

E quando se trata de reencontros, o pessoal da Iamandu Studios trouxe novamente Eclipse: Shine of Dawn totalmente reformulado com um demo do roteiro e o modo Arena que deixou a galera da feira competindo para ver o maior placar! Então se prepare para a aventura de Luke já marcando na lista de desejos esse game!

Foto: @sucodm / @soket13

Agora quer um metroidvania mais fofinho? The Tale of LUMI da GamerXP Arena LTDA trouxe o seu projeto para a turma quebrar a cabeça numa demo com puzzles e mecânicas de projéteis, fique de olho! E em questão de puzzles novamente embarcamos na aventura de Sleeping Dragon, que você deve coletar recursos e resolver os quebra cabeças em 3D, acompanhe mais dessa novidade da Vermillion Studios aqui e que sabe você não participa do próximo teste?!

Quer abraçar novos horizontes e um situação critica? Viaje no espaço em Astro Explorer e sobreviva criando recursos para recuperar sua nave, mas o espaço é traiçoeiro e você terá que juntar estratégia e sobreviver nesse jogo da SculpBytes.

E voltando ao nosso Brasil, a equipe da AocaGameLab trouxe a feira o anuncio da continuação de seu jogo e baseado na Guerra de Canudos: Árida 2. o primeiro game já está disponível para você comprar na Steam. Que traz exploração, descoberta e muito conhecimento da história do nosso Brasil! Fique atento aos anúncios da continuação!

bgs-2023-avenida-indie
Foto: @sucodm / @soket13

Claro que o cantinho retro estava iluminado com a presença da QUByte e seus jogos, Mars 2120 com seu aspecto Metroid Dread chamava a tenção pelos gráficos e movimentação. Mas no cantinho ali jogamos o porte que está sendo feito de 99 Vidas para Mega Drive e também curtir a coletânea Top Racer Collection.

bgs-2023-avenida-indie
Foto: @sucodm / @soket13

Level Up!?

E dessa forma que o Suco traz novamente um apanhado das experiências durante a Avenida Indie da BGS 2023. Muitos títulos, muita gente e ainda a critica permanece: o espaço é pequeno. O tanto de gente que estava usando os corredores querendo jogar, explorar os estandes ou apenas usar como caminho mesmo, travava muito o fluxo. Teve momentos que precisei recuar da área para tomar um folego ou esperar dar uma brecha para chegar em outra desenvolvedora. Espero que no próximo ano haja uma expansão.

bgs-2023-avenida-indie
Foto: @sucodm / @soket13

Obrigado a todos que conseguiram ceder um tempo para conversar durante os dias da feira e curtir um dos melhores espaços! Desculpe se algum jogo não foi citado até o fim dessa matéria e espero até o ano que junto com o Suco com mais da Avenida Indie e que venham cada vez mais novidades para todos e que os desenvolvedores não desistam de seus projetos!