Anúncio

Nos dias atuais, o corre-corre e as preocupações podem levar muitas pessoas a se sentirem perdidas quanto ao que querem e ao seu papel na vida, criando uma desilusão sobre o seu propósito na vida.

É comprovado que não ter um propósito pode aumentar o risco de problemas de saúde mental, como a ansiedade e depressão, o que resulta em noites mal dormidas, piora na saúde física e, em casos extremos, abuso de substâncias e pensamentos suicidas. Diante desse quadro moderno bem familiar, muitas pessoas começaram a procurar soluções no oriente, dentre elas o conceito ikigai.

A palavra traduz-se, grosseiramente, como “razão de viver” ou “fazer a vida valer a pena”. Iki significa”vida” e gai quer dizer “valor, importância”. Ou seja, pode-se interpretar como “descobrir o seu valor diante da vida”.

Nos últimos tempos tem havido uma grande procura por técnicas e conceitos de auto-ajuda, como a PNL (neurolinguística), coaching, yoga, etc., incluindo o ikigai, que se tornou muito popular graças a livros sobre o assunto. O que o conceito propõe é não focar somente na felicidade, que é algo momentâneo e aleatório, mas sim em um objetivo sólido, o que vai deixá-lo motivado e animado.

O conceito é resumido em 4 questões:

1 – O que você ama?

Anúncio

2 – No que você é bom?

3 – O que o mundo precisa de você?

4 – Pelo quê você pode ser pago?

Resultado de imagem para ikigai

O ikigai pode ajudar muito os jovens que ainda não definiram com o que querem trabalhar ou que curso pretender fazer na faculdade. O ponto principal do conceito é que o foco o mantém motivado e este não precisa ser eterno, você pode ter novos objetivos quando um é completado. Vale ressaltar aqui que você deve focar em um objetivo de cada vez, mas que englobe os 4 princípios mencionados, podendo excluir em vezes a questão financeira, já que você pode querer fazer uma melhoria pessoal, por exemplo.

Mas como responder a essas perguntas? Podem parecer difíceis no início, porque realmente são, mas você pode utilizar listas para se guiar. Como, por exemplo, listar seus valores, as coisas que você gosta de fazer e no que você é bom. A partir disso, você pode criar o seu ikigai.

Ao encontrar o seu ikigai, você pode até mesmo ir além, alcançado o conceito de ittaikan, o entendimento do seu papel na sociedade, e o jiko jitsugen, que é a auto-realização. Porém, você não precisa ter pressa, esse é um guia para ajudá-lo a encontrar seu foco e tomar decisões de acordo com o seu objetivo.

Anúncio