Anúncio

O Reino dos Gatos, ou no original, Neko no Ongaeshi, é um filme do Studio Ghibli, lançado em 2002. É dirigido pelo Morita Hiroyuki, mesmo diretor de “Bokura no”. O filme é um spin-off de outro filme Ghibli que já fizemos REVIEW, o Sussurros do Coração.

A animação é baseada em um mangá chamado “Baron: Neko no Danshaku”, que possui apenas um volume, com 3 capítulos. Foi lançado também em 2002. A arte e a história foram feitas pela Hiiragi Aoi, que também escreveu Sussurros.

Salvando um gato

Reino dos Gatos conta a história de uma estudante chamada Haru, que, durante seu trajeto do dia a dia, salva um gato de ser atropelado. Após salva-lo, ela descobre que ele não era um gato comum, e sim o Príncipe do Reino dos Gatos. A partir desse momento, o Rei começa a agradar Haru com presentes (detalhe: feitos para gatos), e pede para que ela se case com seu filho, o gato que ela salvou.

A vida de Haru vira de cabeça para baixo, a fazendo buscar ajuda em lugares onde ela nem imaginaria conhecer. Haru embarca em uma aventura fantasiosa para tentar fazer sua vida voltar ao normal.

É possível ver uma evolução da protagonista ao longo do filme. No começo, Haru é indecisa e perdida, mas ao final, podemos ver uma nova Haru, que cresceu ao passar por essa experiência de vida maluca.

Simples e carismático

O filme é divertidinho, ótimo para passar o tempo. É rápido, com 1 hora e 15 minutos somente. A história é mais simples que muitas outras do Ghibli, mas tem seu mérito, pois os personagens são muito carismáticos.

Por não ter uma longa duração, o filme passa longe de ser arrastado ou cansativo. Mas alguns acontecimentos podem ser rápidos demais para o público digerir.

Além da história simples, a animação também é, combinando perfeitamente os dois elementos. Até o reino não chega a ser tão bem estruturado como podemos ver em outros filmes com universo próprio, como em “A viagem de Chihiro”. Mas isso não é algo ruim, é apenas a proposta da obra.

Reino dos Gatos é uma animação que pode agradar um público mais jovem, por não exigir tanto do espectador, mas qualquer um pode aproveitar o filme, pois é um ótimo passatempo.

A Netflix adicionou quase todos os filmes do estúdio Ghibli em seu catálogo, e O Reino dos Gatos está entre eles. Já é possível assisti-lo na plataforma de streaming.

ASSISTA AGORA NA NETFLIX