Estamos de volta com o mestre do horror e mais uma de suas coletâneas! Escrito por Junji Ito, O Encanamento que Geme traz oito histórias perturbadoras, escritas entre 1993 e 1994.

A coletânea vem com quatro cards colecionáveis, como a Pipoca & Nanquim está fazendo com as obras do autor. Eles trazem personagens bem característicos e perturbadores, como uma provinha do que está por vir nesse mangá.

Também, vem com o tradicional marcador de páginas e a qualidade da editora que já é muito conhecida por aqui.

O Encanamento que Geme Junji Ito Pipoca & Nanquim
Cards Colecionáveis e marcador de páginas | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

Agora, vamos falar das histórias em si. Já adianto, desde Dismorfos eu não ficava tão impressionada assim. Vamos lá!

Um Novo Paranormal na Escola

Do jeitinho que a gente gosta, esse mangá começa mostrando a que veio. Assim, Um Novo Paranormal na Escola fala sobre o “Clube dos Apreciadores da Paranormalidade e do Sobrenatural”. Autoexplicativo, não é?

Bem, nesse clube do colégio alguns alunos pesquisam e falam sobre atividades paranormais, incluindo deles mesmo. Por exemplo, Hikaru Shibayama consegue entortar colheres com a mente e Kiyoshi Kitagawa enxerga o espírito das pessoas. Pelo menos, na teoria.

Porém, o rumo desse grupo muda quando um novo estudante chega no colégio, Ryo Tsukano, que parece atrair paranormalidades. Desde que ele chegou, plantas estranhas e paisagens que nunca estava por ali antes apareceram. Entre elas, uma cachoeira que dá para quem mergulha nela poderes paranormais.

Ryo incentiva Hikaru a mergulhar da cachoeira, para aumentar os seus poderes. A partir daí, Hikaru fica desaparece e verdades sombrias sobre os membros do clube surgem à tona.

O Encanamento que Geme Junji Ito Pipoca & Nanquim
Um Novo Paranormal na Escola | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

O ponto mais positivo e icônico dessa história é que ela traz um dos personagens que eu achei mais desconfortáveis e perturbadores de olhar. Ou seja, é um show da capacidade de Junji Ito. Além disso, o final é interessante e deixa um gostinho de suspense no ar.

O Encanamento que Geme

O Encanamento que Geme, história que dá nome a essa coletânea, já apareceu pela primeira vez em Dismorfos. De qualquer forma, essa história — declaradamente uma das preferidas do autor — merece destaque aqui.

Nela, conhecemos Reina Shimizu, uma garota bonita que é perseguida por Numei, um garoto fedorento e sujo. Cansada de rejeitar diversos pedidos de namoro de Numei, Reina não hesita em humilhá-lo e deixar claro que tem nojo dele.

Afinal, Reina é filha de uma mãe maníaca por limpeza, exigente com a empregada para limpar os mínimos cantos da casa e com as filhas, fazendo com que tomem mais de um banho por dia.

Então, se divertindo com a situação, irmã de Reina decide pregar uma peça e convida Numei até sua casa. Enojada com a presença do garoto, a mãe das garotas expulsa Numei atirando ovos nele, que promete vingança.

Após este incidente, os ralos da casa começam a entupir e soltar um odor forte, deixando a casa inteira fedendo. Além disso, é possível ouvir um barulho semelhante a um gemido humano.

Para a irmã de Reina, só tem uma explicação: alguém está escondido no encanamento da casa. A verdade se revela pouco a pouco, quando ficar perto de pias e ralos se torna extremamente perigoso.

O Encanamento que Geme Junji Ito Pipoca & Nanquim
O Encanamento que Geme | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

Como falei no review de Dismorfos, O Encanamento que Geme mostra a genialidade de Junji Ito. Ainda, é uma crítica à sujeira que deixamos no mundo e como lidamos com ela.

Frutos de Sangue

Incômodo, gore e nauseante. Frutos de Sangue começa, como algumas histórias de Junji Ito, com um casal — Anzai e Kana — viajando em alta velocidade. Até que, quando atingidos por uma fruta desconhecida, batem em uma árvore.

Assim, acabam numa cidadezinha abandonada, onde só encontram algumas crianças vampirescas que os perseguem e atacam. Na busca por um abrigo, encontram apenas um habitante em uma enorme casa. Esse rapaz acolhe o casal, servindo jantar e dando um lugar onde dormir.

Porém, as coisas ficam estranhas quando ele conta a história de sua antiga namorada. De acordo com ele, o sangue da namorada tentava escapar dela, formando frutas de sangue em seu corpo, até o dia que ela secou completamente.

Sentindo que algo estava errado, Anzai tenta fugir com sua namorada. No entanto, a pessoa que ele resgata da mansão não é a sua tímida e inofensiva Kana.

O Encanamento que Geme Junji Ito Pipoca & Nanquim
Frutos de Sangue | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

Apenas pelo nome eu esperava uma coisa, mas a história foi para um lado bem diferente. No fim, fiquei feliz com o final de Anzai (acho que mereceu) e gostei do desfecho da Kana. Leria uma continuação.

Balões Enforcadores

Dentre as histórias de O Encanamento que Geme, Balões Enforcadores é a única que ganhou adaptação para anime em Histórias Macabras do Japão, da Netflix. Com o nome de Balões no Ar, a animação é bem fiel ao mangá.

Assim, nessa história uma famosa cantora aparentemente comete suicídio, se enforcando em um poste. Desde então, várias pessoas relatam terem visto a cabeça dela, gigante, flutuando pela cidade, com o olhar morto.

Então, a melhor amiga dessa cantora, Kazuko, vai averiguar se isso é verdade com o ex-namorado da cantora. O que ela vê, na verdade, é muito pior do que um simples fantasma. Agora, Kazuko passa os dias correndo pela sua vida e fugindo dessas cabeças flutuantes.

O Encanamento que Geme Junji Ito Pipoca & Nanquim
Balões Enforcadores | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

Sinceramente, já vi umas duas vezes o anime e é a primeira vez que li o mangá, mas minha opinião continua a mesma. Acho que, dessa coletânea, é uma das mais fraquinhas. É interessante, tem um suspense, mas tem outras muitas melhores de Junji Ito.

Mansão das Marionetes

Em compensação, Mansão das Marionetes me fez respirar um pouco antes de voltar para o mangá.

Aqui, Haruhiko é o filho do meio de três irmãos que vivem com o pai solteiro, um artista itinerante que manipula marionetes. Querendo ensinar essa arte aos filhos, o pai acaba se torna excessivamente rigoroso, fazendo que Haruhiko tenha uma vida infeliz.

Então, conversando com seu irmão mais velho, Haruhiko descobre que seu irmão também está infeliz e deseja a qualquer custo se livrar dessa vida. Inclusive, compartilha uma visão única das marionetes, afirmando que são elas que controlam o titereiro. Ele fala isso manipulando a marionete de um bruxo, estranhamente sombria.

Pouco depois disso, uma série de adversidades fazem Haruhiko ficar sozinho com a irmã mais nova. Anos se passam até eles reencontrarem com o irmão mais velho.

No entanto, quando se reencontram, a marionete do bruxo recebe os irmãos na casa do mais velho, como se movesse sozinha. Enquanto isso, Haruhiko encontra o irmão mais velho vivendo como uma verdadeira marionete, numa realidade ilusória e macabra.

O Encanamento que Geme Junji Ito Pipoca & Nanquim
Mansão das Marionetes | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

Achei essa história perturbadora em muitos níveis. Marionetes por si só já são fantasmagóricas, mas essa do bruxo é particularmente assustadora. Além disso, toda a parte na casa do irmão mais velho tem um ar de suspense, como se a qualquer momento as cortinas fossem cair e revelar o verdadeiro terror da história.

O Monstro Cor de Carne

Outro que já apareceu por aqui em Dismorfos, O Monstro Cor de Carne não fica mais fácil de ler pela segunda vez.

Abordando questões estéticas e abuso maternal, essa história mostra Chikara, um garotinho que causa muitos problemas na escola. Com uma aparência monstruosa, Chikara tem a pele fina, não tem cabelo nem sobrancelhas. Além disso, sempre destrói os desenhos de seus colegas e os arranha, até o momento que fez um garotinho sangrar.

Preocupada com essa situação, a professora fala com a família do garoto, esperando melhorar a situação. Porém, Chikara é expulso da escola e começa a perseguir seus colegas e a professora. Então, certa noite ela leva o garoto de volta pra sua casa, quando entende o motivo de Chikara ter aquela aparência.

Nem mesmo o pior dos abusos que a professora poderia imaginar chegaria aos pés o que acontece naquela casa. Agora, ela precisa lidar com aquela insanidade e tentar salvar a sua pele.

O Encanamento que Geme Junji Ito Pipoca & Nanquim
O Monstro Cor de Carne | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

Só por ser uma história que lida com maus-tratos infantil é difícil de ler. De qualquer forma, essa busca compulsória e nociva por beleza nos faz refletir até onde iríamos para alcançar a “beleza verdadeira”.

Quase Colisão!

A história mais curtinha da coletânea, Quase Colisão! mostra um grupo de amigos que marcou um reencontro. Porém, o avião de um deles desaparece, fazendo com que Konishi, um dos amigos, vá em busca da aeronave.

Com um fio de esperança, eles quase batem no suposto avião desaparecido, mas o final dessa história passa longe de ser feliz.

O Encanamento que Geme Junji Ito Pipoca & Nanquim
Quase Colisão! | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

É curtinha, mas legalzinha de ler. Justamente por ser curta não tem um enredo elaborado, mas entrega o que promete.

De Dentro da Terra

Por fim, aqui vemos um reencontro de uma antiga turma do colégio. Os antigos alunos se reuniram para desenterrar uma capsula do tempo, enterrada vinte anos atrás.

Então, conversando com uma amiga antiga, Midori relembra uma garota da turma que todos odiavam, Kumi. Ela reclamava de tudo e infernizava a vida dos colegas, a ponto de todos a ignorarem. Porém, um dia a sala se volta contra ela e a humilha, fazendo Kumi se revoltar de raiva.

Então, Kumi cortou contato com todas as pessoas da sala, menos Midori, para quem ligava frequentemente para reclamar desse fatídico dia. Finalmente, eles abrem a capsula do tempo e descobrem o que Kumi deixou dentro dela. Desesperada, Midori se pergunta se as ligações irão continuar depois daquilo.

O Encanamento que Geme Junji Ito Pipoca & Nanquim
De Dentro da Terra | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

Essa história tem um crescendo de suspense, aumentando a cada página até que explode. Também não é muito comprida, mas finalizou com chave de ouro.

Conclusão

Pra resumir, acho que O Encanamento que Geme tem histórias extremamente desconfortáveis (no melhor sentido) de Junji Ito. Apesar de ter apenas oito contos, é um mangá relativamente grande que entrega muito conteúdo.

Além disso, segue o padrão das coletâneas da Pipoca & Nanquim, com sobrecapa, arte da capa super saturada e verniz localizado. Também, é mais uma oportunidade de você completar a sua coleção de cards exclusivos dos personagens de Junji Ito.

O Encanamento que Geme Junji Ito Pipoca & Nanquim
Capa com as cores saturadas | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

Então, minha nota vai pela qualidade da publicação e pelas histórias em si, que prendem e nos fazem colar na cadeira. Então, tranque as portas, ignore as vozes que te chamam e se prepare para ver o que te espera em O Encanamento que Geme!

O Encanamento que Geme Junji Ito Pipoca & Nanquim
Lombada do mangá | Pipoca & Nanquim | Divulgação: Suco de Mangá

GARANTA JÁ O SEU!

REVIEW
O Encanamento que Geme
Artigo anteriorComo começar a jogar Blaze Crash?
Próximo artigoComo obter um bônus em Mostbet?
Jaqueline
Um pouco avoada, a doida das teorias da conspiração e leitora compulsiva do Nome do Vento. Adoro escrever sobre aleatoriedades, observar a natureza e ser engraçadinha em momentos impróprios, afinal esse é meu jeito ninja de ser.
o-encanamento-que-geme-reviewAté onde vai a fixação de alguém? A mãe de Reina e Mari Shimizué aficionada por limpeza, a ponto de querer cada canto da casa sem nem uma manchinha e exigir que as filhas tomem muitos banhos ao longo dia. Então, ela é apresentada a Numei, um garoto sujo que é apaixonado por Reina. Não apenas apaixonado, mas aficionado! E o que acontece quando duas fixações descontroladas se chocam? Esse é o pano de fundo de O Encanamento que Geme, história que serve como título desta coletânea, e que é, declaradamente, uma das favoritas do seu autor.E este é um volume de fixações. Um grupo de estudantes vidrados em assuntos paranormais. Uma misteriosa mulher que enfiou na cabeça que tudo e todos querem evitá-la. Um pai de família maníaco por marionetes. Uma viúva decidida a seguir com o experimento do falecido marido. Uma garota que dá mais atenção do que devia a pequenos problemas... Personagens cujas tramas estão entre as mais agonizantes de Junji Ito.A edição traz oito contos que fixam o leitor e o impedem de virar os olhos, lançados originalmente entre 1993 e 1994 na revista de terror Halloween, da editora japonesa Asahi Sonorama (atual Asahi Shimbun). Foi com obras como estas que o mangaká se consagrou como o maior nome dos mangás de terror da atualidade.