Anúncio

No dia 28 de novembro estivemos na capital paulista para o primeiro evento da NewPOP Editora e o Suco de Mangá foi convidado para uma mesa redonda, discutindo o tema:  “A visão da mídia especializada sobre o Mercado de Mangás no Brasil”.

O NewPOP Day foi realizado na Associação Beneficente Osaka Naniwa Kai, contando com três grandes salões, onde: Um era destinado para as palestras e apresentações, como um auditório; Outro espaço estava destinado aos estandes da própria editora NewPOP – vendendo seus títulos – um estande da Editora Draco, contando com diversos autores do quadrinho nacional e mais um estande da escola de desenho AreaE. O recinto também possuía um local específico para a mídia especializada/imprensa, onde podíamos ter acesso a todas as atrações.

newpop day-1
Área de auditório (NewPOP Day)

Bate Papo

A primeira mesa redonda do NewPOP Day foi com o tema:  “Quadrinho Nacional”, reunindo o Studio Seasons, Fábio Sakuda (autor de DeadZone), Raphael Fernandes (Editora Draco) e Fabrízio Yamai (Escola de Desenho AreaE). Aqui, foi discutido o processo de como o artista pode ter sucesso na carreira lançando um trabalho autoral até o processo criativo para o artista colocar em papel todas as suas ideias. Um ponto interessante e ressaltado por Raphael da Editora Draco é de que o artista brasileiro deve colocar mais de sua cultura nos trabalhos, deixar com cara de Brasil mesmo.

newpop day-2
Mesa Redonda: ‘Quadrinho Nacional’

Já na segunda mesa redonda, o tema foi o seguinte: “A visão da mídia especializada sobre o Mercado de Mangás no Brasil”. Participaram Chuva de Nanquim, Genki Dama, JBox, JWave, Notícias Anime United, Suco de Mangá e o LBTV. Um adendo é de que tivemos a ausência da representante do Crunchyroll.

Foram debatidos os temas:

  • Periodicidade Mensal: Como o Brasil desenvolveu essa peculiaridade? Vantagens e desvantagens.

Seria o lançamento mensal um limitador do mercado? Seria o estresse financeiro de se comprar a série todos os meses responsável pelo rápido declínio de leitores em obras longas? Periodicidades mais longas perderiam leitores devido à espera? Estariam as periodicidades curtas estrangulando o mercado ao limitar a quantidade de obras sendo lançadas no país ao mesmo tempo?

Anúncio
  • Crise econômica brasileira: Como a crise afeta o mercado de mangás?

Que alternativas e modelos podiam ser adotados? Mangás digitais seriam uma opção? Barateamento às custas da qualidade física? Aumento de periodicidade? Volta ao meio-tankoubon?

newpop day-3
Na ordem: Chuva de Nanquim, JWave, JBox, Notícias Anime United, Suco de Mangá, LBTV e Genkidama

Lançamentos

Já próximo do fim do evento, a Editora NewPOP iniciou sua palestra contando para os presentes no evento um pouco dos seus quase 9 anos de história, passando por títulos, conquistas e até mesmo experiências com editoras japonesas. *A história do Junior Fonseca com o CLAMP foi o melhor kkk*

Quanto aos lançamentos, foram prometidos 19 títulos e que você pode somar também mais três relançamentos com Speed Racer, 1945 e Dark Metro no selo Max. Abaixo, listamos todas as novidades.

  1. Madoka Magica – The Rebellion Story (3 volumes)
  2. Madoka Magica – Suzume Magica (3 volumes)
  3. Puella magi madoka magica – Homura New Revenge (2 volumes)
  4. Niji no Prelude (volume Único)
  5. Calling (volume único)
  6. Morte (light novel – 3 volumes até o momento)
  7. Girls and Panzer (4 volumes)
  8. Pinnochio (volume único)
  9. Velvet Kiss (4 volumes)
  10. Corpse Party – Another Child (volume único)
  11. Star of Eroman (2 volumes)
  12. Shin Takara-jima (volume único)
  13. Manga Daigaku (Guia para desenhar mangás)
  14. The Last of Us (graphic novel – volume único)
  15. Tomb Raider (graphic novel – 3 volumes até o momento )
  16. Halo – Initiation (graphic novel – volume único)
  17. Halo – Escalation (graphic novel – 4 volumes até o momento)
  18. Speed Racer (Relançamento)
  19. 1945 (Relançamento)
  20. Helter Skelter (volume único)
  21. Log Horizon (light novel – 10 volumes até o momento)
  22. Log Horizon (mangá com 1 volume até o momento)
  23. Selo Max (Nova linha de produto – tipo o BIG da JBC)
  24. Relançamento de Dark Metrô no selo Max
  25. Loja virtual e plano de assinatura da editora

Olha só o vídeo que o pessoal do Gyabbo! gravou:

Anúncio