Anúncio

Haviam boatos que essa temporada de animes não estava tão boa, que não haviam destaques ou nomes de mais peso.

Confira também: No Game No Life (Mangá) | Primeiro Gole

É bem verdade que no meio otaku eu não vi nenhum grande hype sobre nenhum anime que saiu nos últimos dias, entretanto, isso nos dá uma boa margem para surpresas, uma vez que realmente não sabemos o que esperar de alguns títulos.

Esse foi o caso de Net-Juu no Susume ou Recovery of an MMO Junkie, anime produzido pela Signal MD baseado em web mangá de mesmo nome.

Pelo menos para mim, que não tinha qualquer expectativa com as animações dessa temporada, estou me surpreendendo bastante com a leveza e toda a diversão que a protagonista Morioka consegue trazer para a história.

A História

Morioka Moriko, ou MoriMori-chan, para os íntimos, é uma NEET declarada que abandonou o emprego cansativo quando completou 30 anos e decidiu experimentar o mundo virtual por completo, abandonando as interações sociais fora do computador e vivendo a maior parte do tempo em um jogo online, salvo quando precisa sair de casa para comprar comida.

Catalogado como uma obra de comédia, Net-Juu consegue entregar cenas divertidas, principalmente em função das reações cômicas de Morioka frente a algumas situações.

Net-Juu no Susume é um anime com uma premissa conhecida: MMORPG. Seu diferencial, porém, não está no jogo em si, mas sim na relação entre os personagens (ou a ausência de relações) proporcionada pelo jogo em detrimento da vida real. A dualidade que é construída ao longo dos episódios entre a vida virtual e a vida real fica ainda mais profunda quando as duas se misturam em algumas ocasiões.

O detalhe que mais trás cenas divertidas, além do natural carisma da protagonista, é o fato de que, por algum motivo, Morioka decidiu ser um homem no mundo virtual. Hayashi, seu personagem digital, é um cavaleiro gentil, supostamente controlado por um universitário.

A mentira que Morioka sustenta para não contar que é uma trintona desempregada causa algumas confusões e situações interessantes em episódios futuros, chegando a mover a história. Enquanto Morioka tenta conciliar a vida virtual e a vida real, vemos novos personagens se aconchegando no enredo, desenvolvendo um plot mais interessante do que qualquer coisa que eu poderia esperar de um anime como esse.

Embora suavizado, Net-Juu trás uma ideia bastante interessante, com uma trama que possivelmente poderia estampar a capa de qualquer mangá mais adulto, também considerando o fato de se ter uma protagonista trintona, o que não é tão comum nos animes. O universo mais adulto, nesse sentido, dá certo charme a todo o enredo.

Romance?

Um ponto interessante sobre Net-Juu é o romance. O Engraçado é que este não é o foco do anime, nem mesmo um dos seus gêneros predominantes, mas não tem como deixar de torcer para a Morioka desencalhar. Durante suas aventuras online, Morioka — ou melhor — Hayashi, conhece uma personagem chamada Lily, a qual se torna sua parceira de jogo.

A relação entre os dois evolui de maneira amável e cada vez mais vemos Morioka animada com a possibilidade de ser mais íntima de Lily. Nesse aspecto acabamos torcendo bastante pelo casal (mesmo que mais adiante ~coisas~ aconteçam. Ok. Sem spoiler!)

Vale a pena?

Para quem gosta de Slice of Life e comédia, Net-Juu talvez seja uma das melhores pedidas dessa temporada. Uma protagonista carismática, bastante expressiva e divertida lhe aguarda caso decida dar uma chance para o anime.

É uma produção leve, descontraída e que te arranca algumas risadas. Em alguns episódios, especificamente, a direção faz um ótimo trabalho, entregando boas cenas e situações inusitadas dentro das limitações técnicas que a obra possui.

Por outro lado, para quem gosta de tramas mais cheias, densas e sérias, Net-Juu não é uma boa pedida, embora o tema do anime suporte um enredo nesse sentido.

Para mim, até agora Net-Juu no Susume tem uma avaliação bastante positiva, me surpreendeu. Agora resta torcer para que o anime tenha um final fechado, o que é bem possível, tendo em vista que Net-Juu tem previsão de ter dez episódios.