A Temporada de Inverno já começou e o primeiro anime a estrear por aqui é Musaigen no Phantom World (Myriad Colors Phantom World), uma produção da Kyoto Animation e que contará com 14 episódios.
Musaigen no Phantom World – ou simplesmente Phantom World – pode se tornar uma grande surpresa da temporada, e lhe dou dois motivos: O primeiro é de que ele já está com um hype tremendo – e muito disso por conta da Kyoto Animation – e por termos na direção Tatsuya Ishihara, que já mandou ver com Hibike! Euphonium, Air, Kanon, Clannad e por aí vai. Será que teremos choradeira nesse?
Um Mundo Fantasmagórico
A premissa da trama de Musaigen no Phantom World e trazer os humanos “vivendo” junto com criaturas sobrenaturais, denominadas Phantom. E não estamos falando apenas de fantasmas não. Podemos incluir na lista os youkais e outras criaturas lendárias e que fazem parte do folclore humano.
É nessa que temos o personagem Ichijou Haruhiko, estudante e com habilidades especias que o auxiliam no combate contra tais criaturas. Em seu time, também temos a sua amiga de “ombro”, Ruru, uma fantasminha camarada e digna de virar mascote (e detalhe que esta personagem é exclusiva do anime e não existe no livro que deu origem à série), a “vegeta” do time e que todo mundo gosta, a sensacional Mai Kawakani e lá pro meio do episódio, temos a apresentação de Reina Izumi, que por sinal tem o ataque mais legal até então: Ao abrir sua boca e emitir ondas sonoras, ela consegue selar – lê-se comer – os fantasmas que estiverem no seu raio de alcance!
Dez Mil Cores Fantasmagóricas
Musaigen no Phantom World é uma adaptação animada do livro de Soichirou Hatano (com ilustrações de Shirabi), que por sinal já terminou sua publicação em dois números, todos vindo pela Kyoto Animation.
Já que o estúdio já estava com a faca e o queijo na mão, a produção de uma animação de qualidade era mais que certa não é mesmo? É bem isso o que se vê neste primeiro episódio mega colorido e cheio de efeitos. É muito bacana vislumbrar os cenários e os poderes das personagens; Que por sinal, TUDO parece ser original. Sabe aquela sensação de “já vi isso” quando se vê um selo mágico ou mesmo explosões de poderes? Por aqui não acontece.
Fantasmas e Peitos
Apesar de que no primeiro bloco do episódio de estreia possa parecer confuso e um bombardeio de informação, até o fim do mesmo, as coisas tendem a ficarem mais clara. Uma das coisas que pode ficar batida se você não prestar atenção, é quanto a como os humanos começaram a “conviver” e ver tais fantasmas. Na verdade, tudo começou a partir de um erro de laboratório onde um terrível vírus se espalhou e atingiu o cérebro humano.
A partir daí, o nível de percepção do ser humano acabou mudando, o que ocasionou a conseguirem enxergar seres míticos como fantasmas e monstros, os tais Phantoms. Enquanto alguns não interferem na vida mundana – como no caso da Ruru – outros tendem a atrapalhar a vida das pessoas. É com base neste último que Ichijou acaba lutando e selando tais criaturas, junto as companheiras Mai e Reina.
Quanto ao humor e a tendência ecchi, pode ou não atrapalhar quem está assistindo. No primeiro caso, é difícil enquadrá-lo como um anime de comédia, mas há diversos momentos com cenas de humor para aumentar a dinâmica do episódio. Na questão ecchi, como dito anteriormente, é uma tendência e não se sabe o quanto deste “artifício” será utilizado. Pelo que se viu no primeiro episódio, foram pequenas pitadas e nada que atrapalhasse o andamento da trama.
Acompanhando e sendo assombrado!
Quanto as outras questões do anime, a Kyoto Animation teve todo o cuidado de trabalhar muito bem, partindo de boa trilha sonora, efeitos e na escolha dos temas de abertura e encerramento. O que podemos citar de diferencial – além da estética – é quanto a química das personagens. Mesmo tendo aquele “climinha” harém de ser, o protagonista não parece ser tão bundão como a gente se vê por aí e conforme vamos conhecendo mais sobre cada personagem, a trama acaba ganhando ainda mais (mais?) cores.
Se você está procurando um anime de Fantasia, Ação e com doses de comédia ecchi, Musaigen no Phantom World deve lhe agradar.