Anúncio

Foi noticiado pelas agências internacionais e pela polícia japonesa, que o criador de Ninja Hattori e Doraemon, Motoo Abiko, conhecido por ser parte da dupla que levava o nome de Fujiko Fujio, foi encontrado sem vida em sua residência.

Segundo noticiado pela NHK, TBS e a Kyodo News, Abiko já estava sem vida quando as autoridades entraram em sua casa, localizada em Kawasaki, na manhã desta quinta-feira. As causas da morte ainda estão sendo apuradas.

A lendária carreira de Abiko foi fortemente marcada pela parceria com outro mangaká igualmente lendário: Hiroshi Fujimoto (falecido em 1996), com quem formou dupla sob o pseudônimo de Fujiko Fujio. Eles eram amigos de infância e desenhavam cedo desde cedo, mas foram oficializar ao trabalho junto de fato apenas em 1954.

Mas foi somente em 1969 que surgiu Doraemon, a obra mais famosa da dupla e que veio a se tornar um sucesso absurdo, se enraizando na cultura do Japão e se tornando um dos personagens mais rentáveis do planeta.

O Suco de Mangá apresenta seus sinceros agradecimentos a vida de Motoo Abiko e suas contribuições para a indústria e também os mais sinceros sentimentos a família e amigos do artista.

Anúncio