Ryuichi Sakamoto, compositor japonês ganhador de um Oscar e um Grammy pela trilha sonora de “O Último Imperador” morreu aos 71 anos em decorrência de um câncer. O músico faleceu na terça-feira, 28 de março. O sepultamento e funeral aconteceu de forma privada. A triste noticia foi divulgada pela equipe do compositor no domingo dia 02 de abril em um comunicado que diz que ‘os desejos do artista foram seguidos e apenas seus familiares mais próximos estiveram presentes’.
“Viveu com a música até o fim”
Ryuichi Sakamoto chegou ao sucesso nos anos 70 ao lado de sua banda Yellow Magic Orchestra. As inovações do artista serviram como base para vários gêneros da música eletrônica contemporânea, entre eles o synth-pop, house e hip-hop. Nascido em 1952, em Tóquio, Sakamoto cresceu já no meio artístico, seu pai era editor de romances japoneses.
Sakamoto havia anunciado recentemente o lançamento de Art Box que reunia um conjunto de discos de vinil em colaboração com artistas progressivos do Japão. Para este projeto, a ideia era transmitir na música o mapa-múndi, como se sentir em outro país enquanto ouve a melodia.
A equipe do Suco de Mangá se solidariza com os fãs e admiradores do trabalho de Ryuichi Sakamoto.