Anúncio

Essa é uma review da minha obra favorita da vida, então há grandes chances de você ser totalmente influenciado, e acabar se juntando a nós no clubinho Mo Dao Zu Shi (hahaha). Brincadeiras à parte, vamos ao que interessa.

Essa animação conta com três temporadas (2018- 2021), já finalizadas, totalizando 35 episódios.

Mo Dao Zu Shi é um donghua (animação chinesa), BL (Boys Love), baseado na novel escrita por Mo Xiang Tong Xiu, que também é conhecido como Grandmaster of Demonic Cultivation, publicada inicialmente em plataformas online e, posteriormente, em formato impresso pela Pinsin Studio. No Brasil, a obra chegou recentemente pela Editora NewPop, e o primeiro, de quatro volumes (mais um extra), já está disponível em pré-venda na Amazon e no site da editora.

A história é um xianxia, um gênero de fantasia chinesa influenciado pela mitologia chinesa, taoísmo, budismo, artes marciais chinesas, medicina tradicional chinesa, religião popular chinesa e outros elementos chineses tradicionais misturado com romance leve.

Lembrando que a novel é um romance, muitas vezes explícito, mas a animação é censurada. Se você não gosta de romance desse tipo, não se preocupe, pois a animação é extremamente leve em romance. A autora conseguiu unir política, contexto histórico da China antiga, elementos mitológicos, zumbis, magia … De tudo um pouco, mas acredite em mim, o conjunto tem uma lógica incrível e em cada acontecimento as coisas se amarram (pode ser pouco confuso no começo, mas no final tudo se liga).

A história conta sobre os caminhos da cultivação, sendo o da cultivação espiritual e da cultivação demoníaca e os seus respectivos cultivadores, divididos em 5 grandes clãs, que auxiliam na manutenção do equilíbrio natural do mundo com o sobrenatural.

Anúncio

Os cinco clãs possuem práticas próprias de ensino da cultivação, sendo eles o Yunmeng Jiang, Gusu Lan, Qinghe Nie, Lanling Jin e Qishan Wen. Entretanto, existe um grupo de estudos e de formação de cultivadores muito forte no clã Gusu Lan, no qual se passa uma parte da história.

O personagem principal da história é Wei Wuxian. No início do donghua o vemos reencarnar no corpo de um lunático, por meio de um encantamento mal feito 13 anos após sua morte. Depois vamos acompanhando a vida dele no passado e presente, e vemos o que aconteceu para causar sua morte e o que está acontecendo agora que voltou a vida (É aqui que começa a confusão rs.. Mas calma! Você vai entender).

Para quem não entendeu, o caminho da cultivação espiritual é o lado bom mas existe também outro lado, que é da cultivação demoníaca, sendo maligno, poderoso, perigoso e, claro, super atrativo (vulgo lado negro da força).

Wei Wuxian foi um cultivador excelente, mas que fugia das regras de conduta moralmente aceitas. Em contrapartida, temos Lang Wangji. Embora Lang seja um cultivador mais do que excelente, ele segue as regras de forma literal e exemplar. Eis aí o nosso casal clichê enemies to lovers. Como eu já falei, o foco da animação não é o romance entre eles, mas todo o cenário que os envolve.

Descobrindo o que aconteceu após sua partida, Wei Wuxian e Lan Wangji vão ver-se novamente em meio aos mesmos problemas que o mundo da cultivação sempre enfrentou: a hipocrisia, a sede de poder e a rede de mentiras que escolhe propositalmente aqueles que serão vilões e aqueles que serão heróis.

Escondendo sua identidade sob seu novo corpo e contando com Lan Wangji, Wei Wuxian talvez tenha a chance de provar que, apesar de seus erros, o terrível Patriarca Yiling talvez não estivesse tão errado assim quanto fizeram parecer 13 anos atrás.

No donghua nós vamos acompanhar uma disputa política de poder entre os clãs. Na realidade, o clã Wen sente-se ameaçado pelos outros clãs e, logicamente, partiu pelo melhor caminho para reafirmar sua posição de soberania: ataques e mortes. É interessante de acompanhar essa movimentação política, pois é por conta disso tudo que temos um evento traumático e marcante com o Wei Wuxian.

Além dessa narrativa extremamente cativante e nem um pouco comum, a animação e trilha sonora são marcantes, muito bem alinhadas e as aberturas lindíssimas. Sem mencionar a arte da animação, e a riqueza dos detalhes para os encantamentos e batalhas no geral.

Mo Dao Zu Shi é uma série para quem gosta de tema sobrenatural, misturado com artes marciais, magia, realismo e histórias de época de guerra. Eu sou extremamente apaixonada por Wei Wuxian e Lan Zhan, mas para quem, assim como eu, quer ver muito amor desse casal, vai ter que ler a novel.

E para finalizar, e ninguém falar que eu sou suspeita para recomendar essa obra, vou deixar a avaliação do IMDb (8,4) e MyAnime List (8.47), além das premiações de 2018  com o Prêmio de Melhor Animação em Série (Prêmio Ouro), Prêmio de animação popular, Melhor Donghua (prêmio de prata) e em 2019 prêmio de Donghua do Ano.

E aí, te convenci a assistir essa maravilha?

Anúncio
REVIEW
Mo Dao Zu Shi
Artigo anteriorKinsou no Vermeil ganha trailer e data de estreia
Próximo artigoCHAINSAW MAN | Crunchyroll confirma a exibição do anime na plataforma
Uma capricorniana de quase trinta anos que ama escrever, assistir animes, ler mangás e que resolveu juntar o útil ao agradável, então, aqui estou eu! Sou a doida dos BLs, mas não dispenso um anime de esportes ou um slice of life.
mo-dao-zu-shi-donghua-reviewEm meio a comemorações, aplausos e gritos de euforia, a morte de Wei Wuxian, o Patriarca de Yiling, foi anunciada… Ele era um jovem brilhante, um dos mais bonitos e talentosos de sua época, porém deixou tudo para trás ao construir seu próprio caminho na cultivação demoníaca; e assim, como diriam as pessoas, “procurou e achou sua própria ruína”. Treze anos se passam e Wei Wuxian acorda em um corpo de um rapaz desconhecido. Confuso, tentando entender onde está e o que está acontecendo, é bombardeado por acontecimentos e encontros que o fazem acreditar em seu infortúnio. Precisando lidar com fantasmas do seu passado, juntamente a problemas e mistérios do presente, Wei Wuxian acaba se envolvendo em uma missão única, enquanto relembra sua vida anterior. E na companhia do estimado e impecável Lan Wangji, quantas coisas poderão descobrir e até onde chegarão juntos?