Marte Um é um daqueles filmes que você assiste sem pretensão alguma e acaba se surpreendendo bastante com tudo aquilo que ele consegue abordar. O Filme que se passa em 2018 e se inicia exatamente no dia que o Presidente (Jair Messias Bolsonaro) foi eleito, acompanhamos a história de uma família da periferia de Contagem (Minas Gerais) que se ver passar por diversas situações que podem ser (ou não) consequência do atual governo.

Em um ano onde tivemos medida provisória após toda a dificuldade pra que ele finalmente chegasse aos cinemas Brasileiros, ter Marte Um chegando é mais uma vitória para o nosso país. Um filme lindo sobre sonhos e objetivos que te comove do inicio ao fim seguindo a história de uma família guerreira e batalhadora onde todos são movidos a sonhos e ambições.

É interessante comentar sobre a direção do Gabriel Martins, muito do brilho desse filme vem da sua autoridade em cima da produção que consegue utilizar de momentos chaves para entregar toda a emoção desse filme. Digamos que aqui existe um início, meio e ‘’fim’’ muito bem aplicado, construindo muito bem a sua narrativa e explorando muito bem cada momento dela.

Acompanhando o desdobramento de quatro histórias individuais que ao mesmo tempo se tornam únicas, conseguimos ter uma verdadeira imersão do que é viver em família. Compartilhando momentos de dor e felicidade, de altos e baixos, passando por momentos difíceis, mas sem perder a esperança de um dia melhor, trazendo a verdadeira essência do amor de uma família unida.

Existe toda uma sensibilidade para mostrar cada tema abordado aqui, é um filme onde o fator conhecimento de si próprio é a chave para o desenvolvimento. De um lado temos uma filha que busca sua independência financeira ao lado da sua namorada, de outro um filho que não consegue mais seguir as ambições de seu pai, pois quer viver um sonho independente de participar do Projeto Marte Um, que busca levar pessoas a marte para colonizar o planeta, e claro, temos os pilares da família, a mãe que passa por um momento difícil após uma situação traumática que acaba afetando cada pedacinho da sua vida sem que ela perceba, e o pai que se enxerga como o pilar mais forte e inabalável, mas é o mais sensível perante a toda essa mudança em torno da sua família.

Um dos grandes pontos interessantes do filme é a forma que ele preza o tempo vivido pelos personagens, a todo momento somos lembrados que estávamos passando pela votação a Presidência da Republica de 2018, mostrando a vitória de Bolsonaro e simbolizando o momento de mudança que o brasileiro iria passar daquele momento a frente. Para alguns, esse retrato do filme pode soar como um ataque ao governo, para outros, poderá ser só uma forma de enfatizar o momento em que o filme se passa, mas, é um fato que foi uma grande jogada Diretor usar desse momento para retratar a história de uma família de classe media baixa, que é onde reside uma grande parte do publico que era contra a esse governo e sentia que poderia passar por momentos catastróficos a partir de 1 de janeiro de 2019.

E claro, o maior destaque vai para o elenco, que se entregou de corpo e alma e nos dá a sensação que estamos vivendo uma história real sem cortes e sem edições. Com isso, dando uma real perceptiva de como seria presenciar aquele momento em nossas vidas.

Por fim, Marte Um é um filme sobre sentimentos. Passa longe de ser um filme onde temos um absoluto final feliz, mas busca mostrar que somos capazes de alcançar nossos sonhos. Vale também ressaltar que Marte um tem sido um sucesso por onde passa, e que em breve, será iniciada uma campanha para leva-lo ao Oscar 2023 para representar o nosso cinema brasileiro.


Marte Um estreia nas salas de cinema de todo o Brasil no dia 25 de agosto. A produção é assinada pela Filmes de Plástico, e é coproduzido pelo Canal Brasil, com distribuição da Embaúba Filmes.

REVIEW
Marte Um
Artigo anteriorAs novidades pós Pokémon World Championships 2022
Próximo artigoBlack Clover e mais de Dragon Ball chegam nas “Quintas de Dublagem” da Crunchyroll
Fernando Oliveira
Jornalista em ascensão, cinéfilo e perito em filmes ruins de qualidade duvidosa.
marte-um-reviewOs Martins são sonhadores e otimistas, e levam tranquilamente às margens de uma grande cidade brasileira depois da decepção da eleição de um presidente de extrema-direita. Uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão da nova realidade enquanto baixa a poeira política. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois de um encontro inesperado que a deixa em dúvida se foi amaldiçoada. Seu marido, Wellingon, coloca todas suas esperanças na carreira como jogador de futebol do filho caçula, Deivinho, que acompanha a ambição do pai com relutância, pois sonha em estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre, e se questiona se não está na hora de sair de casa.