Mahou Shoujo Site ou Magical Girl Site é um anime de horror, drama e sobrenatural. Foi lançado no dia 7 de abril e no Brasil saiu pela Amazon Prime Video. Terminou no dia 23 de junho, na Temporada de Primavera 2018, com 12 episódios.
VEJA TAMBÉM NOSSO PRIMEIRO GOLE
O estúdio que produziu o anime foi o production doA, que só teve um trabalho anteriormente. Seu diretor foi o Matsubayashi Tadahito, que já trabalhou em muitos projetos e não só como diretor.
O mangá (que você pode ler no Mangago), em que foi baseado o anime, tem o mesmo nome, e é escrito pelo Satou Kentarou, que tem algumas obras no mesmo gênero de Shoujo Site, então podemos considerar que esse é o habitat natural dele. Ainda está em lançamento, e começou a ser publicado em 2013 – o primeiro gole do mangá você confere AQUI.
Quem é Asagiri Aya?
Mahou Shoujo Site começa contando a história de Asagiri Aya, uma garota que sofre bullying na escola e também sofre nas mãos de seu irmão mais velho, que a usa como um antiestresse. Shizukume Sarina e seu grupo pratica todo tipo de violência contra Asagiri, inclusive psicológica.
Graças a esse grupo, Asagiri não tem forças para falar, se enturmar com a classe, ou ser feliz. E quando chega em casa, seu irmão Kaname a tortura física e psicologicamente também, pois assim ele “alivia” toda a pressão que a família dos dois coloca sobre ele. E que pais são esses que não percebem o que acontece na própria casa? Sem esperança de felicidade, Asagiri tenta se matar algumas vezes, mas nunca consegue, pois algo a segura ali.
Um dia, Asagiri está em seu quarto, e um site misterioso aparece na tela, o Mahou Shoujo Site. E um “ser”, que mais para frente se apresenta como “administrador do site”, diz que ela é uma pobre alma e que ele pode lhe dar poderes para enfrentar seus problemas. No dia seguinte, Asagiri recebe uma arma com o cano em formato de coração. A partir desse momento, ela se torna uma garota mágica.
Mágica e Infeliz?
Durante o anime, outras personagens vão aparecendo, garotas de todo o tipo, com poderes diferentes, e angústias diferentes. Toda garota mágica é uma garota que passou por infelicidades na vida. Algumas se juntam, algumas lutam, e essa é a premissa básica de Shoujo Site.
Por mais que a história tenha um quesito interessante que é trabalhar o tema de “Mahou Shoujo” de um jeito mais sombrio, a história peca em vários momentos, se tornando maçante, e irritante.
Talvez nunca devesse ter sido adaptado, já que eu li o mangá, e minha relação com a história foi diferente, mesmo que o anime tenha adaptado fielmente o original. Acho que o principal disso é a personagem principal. No anime ela consegue ficar bem mais irritante que no mangá, fazendo o espectador passar nervoso por causa de suas atitudes e reações. Ainda mais porque alguns dos problemas do anime são causados, em parte, por ela.
Mangá x Anime
Eu acompanhava o mangá (que você pode ler no Mangaowl), mas depois de ver em anime, e ter mais detalhes, a obra acabou mudando um pouco em meu conceito. A equipe fez um ótimo trabalho adaptando o mangá, mas se o anime é maçante assim, então o mangá deve ser a mesma coisa e eu não notei, já que estava tão fascinada por ler um Mahou Shoujo sombrio.
Há personagens secundárias bem interessantes, mas elas são mal aproveitadas, já que todo o tempo de tela foi da Asagiri (não precisava ser assim). Aliás, personagens que são bem melhores que a protagonista em vários aspectos.
A abertura tem um ponto positivo, já que vai mudando ao longo do anime, conforme vão entrando novas personagens, inserindo cenas com as novatas, e assim evitando spoilers na própria opening. Ela se chama “Changing point” e é cantada pelo grupo i?Ris. E tem uma abertura especial, onde o vilão que canta a abertura, e eu achei isso bem legal. O encerramento é meio estranho, já que tem cenas de garotas reais dançando (não entendi o propósito disso). A música é a “Zenzen Tomodachi”, cantada pela Haruka Yamazaki.
Uma boa adaptação?
Mas não me arrependi de ter assistido o anime, já que deu para tirar algumas coisas boas, como uma trilha musical boa, vilões interessantes e característicos, e alguns personagens que valiam a pena.
O anime recebeu uma nota mediana no MyAnimeList, 6,6, mas os comentários foram bem negativos, mostrando que a obra desagradou muita gente, e muitos deram nota 1 para Mahou, tirando todo crédito que ele poderia ter com o mangá.
Aliás, o anime termina em aberto já que o mangá não foi finalizado ainda (leia no Mangaowl). Mas se terá segunda temporada não sei.
ASSISTA AGORA NA CRUNCHYROLL