O setor de videogames está em constante evolução, oferecendo novas formas de monetização. Um desses métodos – as caixas de saque – tem causado discussões acaloradas entre jogadores e especialistas. O que é esse fenômeno e por que ele causa tanta controvérsia?
Lootboxes são contêineres virtuais com conteúdo de jogos aleatórios que podem ser comprados com dinheiro real. Originalmente concebidas como uma forma de diversificar a jogabilidade, elas rapidamente se tornaram uma ferramenta para os desenvolvedores obterem renda adicional. Mas nem tudo é tão simples quanto parece à primeira vista.
Truques psicológicos e manipulações
A mecânica das lootboxes geralmente é construída com base em truques psicológicos que forçam os jogadores a gastar cada vez mais dinheiro ou até mesmo provocar dependência do jogo. Aqui estão algumas táticas comuns:
- Uso da moeda do jogo que oculta o valor real das compras;
- disponibilidade de itens raros por tempo limitado;
- efeitos visuais e sonoros vívidos ao abrir, estimulando a liberação de dopamina;
- demonstração de pessoas “sortudas” que receberam prêmios valiosos;
- lembretes intrusivos da oportunidade de comprar lootboxes.
Essas técnicas fazem com que muitas pessoas as associem a jogos de azar. De fato, a mecânica das loot boxes é semelhante às máquinas caça-níqueis em muitos aspectos – a mesma imprevisibilidade do resultado e a esperança de um grande prêmio. Entretanto, ao contrário do setor de jogos de azar regulamentado, as loot boxes geralmente não têm restrições e são acessíveis até mesmo para crianças.
Impacto na jogabilidade e no equilíbrio
Além da manipulação psicológica, as loot boxes geralmente afetam o equilíbrio da jogabilidade. Em alguns projetos, o conteúdo das caixas de saque oferece uma vantagem significativa, transformando o jogo em um jogo “pague para ganhar”. Isso é especialmente evidente em jogos on-line competitivos, em que jogadores ricos obtêm uma vantagem indevida.
Além disso, a busca pelo lucro geralmente leva a uma progressão de jogo artificialmente complicada. Os desenvolvedores intencionalmente tornam a obtenção de itens valiosos longa e tediosa, levando os jogadores a comprar lootboxes. Como resultado, a experiência de jogo daqueles que não estão dispostos a gastar o dinheiro extra é prejudicada.
Formas de resolver o problema
Há alguns anos, ouvem-se pedidos para proibir as lootboxes no Brasil. No entanto, as autoridades ainda não tomaram uma decisão sobre o assunto.
O crescente descontentamento dos jogadores força o setor a buscar compromissos. Alguns países já introduziram restrições ao uso de loot boxes, especialmente em jogos para menores de idade. Muitos desenvolvedores estão abandonando voluntariamente esse modelo de monetização ou tornando-o mais transparente.
No entanto, os jogadores ainda criticam maciçamente as lootboxes, e é muito fácil entendê-los. Afinal de contas, todos aqueles que querem jogar com dinheiro real o farão em um cassino on-line. O mercado brasileiro é o lar de muitas das maiores marcas em escala internacional, incluindo a 1win, que lidera o mecanismo de busca. Nossos autores decidiram testar a simplicidade de tais jogos na 1win, então se registraram no site e depositaram fundos em suas contas. Tudo levou apenas alguns minutos e, depois disso, há acesso total a vários milhares de jogos e apostas esportivas. Além disso, a maioria desses jogos pode ser jogada no modo de demonstração, ou seja, gratuitamente.
Não é de surpreender que, nesse contexto, essas tentativas de monetização pareçam uma verdadeira fraude. Afinal, apenas algumas pessoas querem pagar dinheiro repetidamente em um jogo que já compraram.
O futuro está em sistemas de microtransação mais honestos, em que o jogador sabe exatamente o que receberá pelo seu dinheiro. Ou um modelo de assinatura que dê acesso a todo o conteúdo sem taxas adicionais. De qualquer forma, o setor deve equilibrar o lucro e a satisfação do jogador.
As lootboxes demonstram claramente a importância do diálogo entre os desenvolvedores e a comunidade de jogos. Somente ouvindo os consumidores poderemos criar produtos de jogos realmente éticos e de qualidade que tragam alegria, não decepção.