A editora Belas Letras traz “Quentin Tarantino: O icônico cineasta e sua obra” e “Tim Burton: O icônico cineasta e sua obra”. Os livros chegam no mesmo ano em que Pulp Fiction, o clássico de Tarantino, completa 30 anos, e o novo filme de Tim Burton (a continuação de Os Fantasmas se Divertem) chega às telonas.
Ambos foram escritos pelo crítico de cinema britânico Ian Nathan. Assim, eles exploram a carreira, as influências, referências e os bastidores das obras dos diretores.
Então, mostrando desde os primeiros trabalhos de Tarantino e Burton, como Amor à Queima-Roupa, Cães de Aluguel, Pulp Fiction, As Grandes Aventuras de Pee-Wee, Batman e Edward Mãos de Tesoura, até seus trabalhos mais recentes como Era Uma Vez em Hollywood, Wandinha e Os Fantasmas Ainda Se Divertem, os livros ilustrados com mais de 100 fotografias analisam o sucesso e o estilo de filme de dois dos maiores cineastas da nossa geração.
Edição de colecionador
Além disso, a editora preparou duas edições para os livros.
Uma de colecionador com acabamento em capa dura e itens exclusivos e limitados. Por exemplo, chaveiro em formato fita VHS, baralho temático, marcadores personalizados, adesivos, cadernos personalizados com capas de filmes.
Também, uma versão dos livros em capa dura sem os itens colecionáveis, para quem quer a mesma qualidade e conteúdo por um preço menor.
Então, os leitores que comprarem um combo especial com os dois livros, disponível apenas no site da editora, até o dia 31 de maio, vão receber um brinde exclusivo e limitado. Uma miniatura da atriz Uma Thurman atriz da personagem Mia Wallace, de Pulp Fiction.
Quentin Tarantino: O icônico cineasta e sua obra
Em “Quentin Tarantino: O icônico cineasta e sua obra”, Ian Nathan, um dos escritores de cinema mais reconhecidos da Europa, examina toda a obra de Quentin Tarantino e seu estilo único de direção que o consagrou como o grande cineasta cult da nossa geração.
Sendo assim, o autor mostra as referências e influências de Tarantino, um apaixonado por cinema que buscou inspiração em obras como Amargo Pesadelo, Meu Ódio Será Sua Vingança, Scarface, Lady Kung Fu e Duro de Matar.
Além disso, a obra traz a história e os bastidores de toda a filmografia do diretor, apresentando curiosidades sobre o processo de criação de cada longa. Por exemplo, a resistência da produtora Miramax em trabalhar com John Travolta em Pulp Fiction, por considerar o ator tóxico, preferindo Daniel Day-Lewis no lugar.
Ainda, Ian mostra como projetos importantes como Kill Bill foram pensados, que teve sua origem de brincadeiras de bar entre Tarantino e Uma Thurman. Eles pensaram em uma história de vingança que seria elaborada durante as semanas de gravação de Pulp Fiction. O livro ainda aborda o último filme do cineasta, Era Uma Vez Em Hollywood, fazendo um recorte completo de sua carreira.
“Repleto de imagens, com os bastidores dos seus trabalhos e os filmes que influenciaram seus lançamentos. Este livro é um verdadeiro bilhete premiado para todos fãs de cinema.”
– 28 Days Later Analysis
Tim Burton:O icônico cineasta e sua obra
Em “Tim Burton:O icônico cineasta e sua obra”, Ian Nathan explora o universo sombrio e estranho de Tim Burton. Assim, mostra por que o diretor se tornou um dos cineastas mais populares e notáveis dos últimos 30 anos.
Além disso, apresenta as referências do diretor, destacando sua paixão por filmes B como Drácula, O Monstro da Lagoa Negra e Guerra Entre Planetas, que teve início ainda em sua infância e adolescência e ajudaram a desenvolver o estilo sombrio de Burton.
A obra mostra como os filmes de terror influenciaram a carreira do cineasta, revelando curiosidades dos bastidores de filmes como Os Fantasmas Se Divertem, que Tim Burton brincou ser uma versão “burlesca” do clássico de possessão demoníaca “O Exorcista”.
Também, o livro revela outras curiosidades como a ideia inicial de Burton em fazer do filme Edward Mãos de Tesoura um musical, além dos esforços do estúdio para colocar Tom Cruise no papel principal e de cogitar nomes como Robert Downey Jr. e até mesmo Michael Jackson.
Chegando ao Brasil em uma versão atualizada, o livro ainda conta com os trabalhos mais recentes do diretor como o sucesso da Netflix Wandinha e o início da produção de “Os Fantasmas Ainda se Divertem 2”.