O Sol nasce num passado distante onde a modernidade e os senhores feudais colidem em uma incrível história. Like a Dragon: Ishin! traz o Japão de 1860 com suas instabilidades sociais e a casta dos samurais em conflito.
Like a Dragon: Ishin!, da SEGA e da Ryu Ga Gotoku Studio, fez sua reestreia para nós Sucogamers. O titulo em si foi lançado em 2014, para PlayStation 3 e PlayStation 4 no Japão e agora chegou no Ocidente para a nova geração de consoles como um dragão em ascensão. Então, se prepare para conhecer um pouco a mais desse icônico titulo da série.
Entre Katanas e Pólvora
Like a Dragon: Ishin! conta a história da segunda metade do século XIX, onde os samurais buscam por justiça contra uma desigualdade social que assombra o Japão. Nesse contexto, baseado em fatos reais, entre na pele de Sakamoto Ryoma, um desonrado samurai que busca o assassino de seu mestre.
Em sua jornada você vai descobrir como se caracterizou a revolução que pôs ao fim o xogunato japonês e a grande reforma social. Claro que não vamos entrar em muitos detalhes sobre a história que traz os icônicos personagens da série consagrada da SEGA.
Então, com isso em mente que tal aprender um pouco da história japonesa com Like a Dragon: Ishin! e seus atores Kazuma Kiryu, Goro Majima, Ryuji Goda, Shun Akiyama e outros que tem um trabalho maravilhoso na cenas e diálogos com o apoio do RGG Studio?
O Caminho do Bushido
Primeiramente, vamos para o clássico, o que nosso protagonista Sakamoto Ryoma pode oferecer aos inimigos? Em Like a Dragon: Ishin! você poderá batalhar da forma que mais te agrada ou perceber que para cada inimigo um estilo de combate se sobressai na vantagem.
Então, como um bom samurai e sua fiel katana, o Estilo Espadashin permite um combate cadenciado e buscando brechas. De qualquer forma, é claro que tem hora que a melhor maneira de resolver um problema é na base do murro. Para isso, o Estilo Brigão é cheio de contra-ataques e manobras para dar vantagem a você, além de usar objetos do cenário para dar aquele gostinho de briga de bar.
Contudo, o Japão começa a ter as influencias do ocidente e assim as armas de fogo fazem sua participação em Like a Dragon: Ishin! Com danos massivos e dando vantagem de distância, você pode controlar uma luta seu favor. No entanto, o Estilo Pistoleiro carece na parte defensiva. Mas e se juntar o ferro da katana e a pólvora das balas? Então o Estilo Dançarino Selvagem traz uma dança da morte com uma chuva de balas aos seus inimigos.
Claro que se tratando de um RPG com muita ação, à medida que você avança na história e ganha seus níveis, você vai fortificando Ryoma em um ou mais estilos com as esferas de treino e especificas do estilo de luta. Além disso, quando você encontra os dojos, você aprimora e recebe habilidades exclusivas e novos finalizadores enquanto enche o medido de Heat (calor).
Tem chá, tempura e misô
Boa parte do jogo você estará em Kyo (Quioto), atual capital do Japão. Então, aproveite a arquitetura e as brincadeiras que o jogo oferece. Dentre lojas de bebidas e diversos restaurantes, várias missões secundárias estão disponíveis para você desbravar histórias e momentos únicos.
Em determinado momento você será apresentado a mecânica de Virtude, pontos que você ganha a medida que completa missões ou se alimenta bem. Com eles, você pode melhorar varias mecânicas do jogo como seu folego e espaço de inventário, ou suas habilidades de pesca (todo jogo bom tem pesca! Fica a dica!) e a de Segunda Vida.
Nada como ter seu espaço não é mesmo? Uma casa, com fazenda, espaço para cozinhar e criar uma conexão. Sendo assim, você poderá cultivar e preparar pratos que vão te dar aquela ajudinha durante os combates regenerando e fortificando Sakamoto Ryoma.
Uma das grandes fórmulas da franquia são essas interações e histórias secundárias, claro que de mini games temos uma gama de jogos. Por exemplo, o clássico karaokê e mahjong, além de outros pontuais como um pedra-papel-tesoura ou até mesmo pôquer, que expande um fator replay e objetivos pós-jogo.
Não é um caminho solitário
Sakamoto Ryoma tenta resolver tudo sozinho, mas esse peso nas costas pode ser diluído quando você começa a desvendar as Troopers Cards. A estratégia é montada com habilidades em cada um dos seus estilos de luta. Além disso, você vai evoluindo sua tropa com combates normais ou usar a mecânica de calabouço das Barracas para encontrar um item e ganhar experiência.
E para comemorar a vinda de Like a Dragon: Ishin! todos que começarem suas tropas poderão dar de cara com algumas homenagens como o ícone do Wrestling Kenny Omega, o ator Rahul Kohli, Cohh Carnage, Nyanners, Vampy Bit Me e Alex Moukala. Eles são resgatados gratuitamente como DLC, então aproveite eles!
Além das barracas temos outros desafios de combate como a Casa de Espantalhos e a Arena, com grandes desafios para aqueles que gostam de explorar a fundo o jogo e recompensas. O pós-jogo é recheado de Desafios de Combate e aquelas conquistas para os platinadores de plantão!
Um novo Japão
Finalmente, Like a Dragon: Ishin! chegou e renovou o trabalho realizado nesse título para as gerações atuais, mostrando como a SEGA tem carinho pela série. Sendo assim, os gráficos retrabalhados dão vida ao passado com louvor e o trabalho na Unreal Engine 4.
Inclusive, o carinho é tão grande que quando iniciei minha jornada, estava tendo um problema de resolução que foi corrigido. Então, pra qualquer bug relatado a equipe de Like a Dragon: Ishin! está de olho! E claro você pode ter a experiência desse incrível jogo em seu PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, Windows e Steam garantindo suas trooper cards e uma katana eletrizante.
A Versão Deluxe traz uns mimos a mais para sua aventura:
- Shinsengumi Captain’s Set
- Ryoma Growth Support Kit
- Sword Upgrade Materials Kit
- Gun Upgrade Materials Kit
- Third Division Armament Expansion Kit
- The Dragon of Dojima Skin
E para você que é fã da mídia física, pode obtê-la para PlayStation 4 e PlayStation 5 com preço sugerido de R$299,00. Junte-se a história do Japão com Sakamoto Ryoma e como os samurais mudaram a história do mundo. Acompanhe um roteiro de reviravoltas e comédia nas entrelinhas e histórias secundárias e viva para um novo amanhecer.