O mestre do horror está de volta! Famoso por suas histórias macabras, body horror e cenas grotescas, Junji Ito realmente não decepciona. Então, hoje vamos falar sobre um mangá cujo tema principal são… os seus gatos. Sim, Junji Ito – Diário dos Gatos Yon & Mu é uma publicação da Editora JBC que mistura comédia com os traços de terror do autor.
Então, publicado originalmente em 2009 pela Kodansha, este título é curtinho e super agradável de ler. A edição brasileira possui alto relevo e verniz localizado na capa, algumas páginas coloridas, uma galeria de foto dos gatinhos e perguntas para o autor.
Em apenas 116 páginas, vemos um novo lado de Junji Ito que diverte e revela um pouco da sua personalidade e vida pessoal. Além, é claro, de contar de forma divertida como é viver com gatos.
Yon & Mu
Como o próprio nome sugere, o mangá não tem uma história linear. Ele começa apresentando Junji Ito, o autor que conhecemos feliz com sua casa novinha em folha e com preferência por cachorros.
Porém, sua noiva Akko precisa ficar com Yon, o gato que, de acordo com “Jota” (apelido do autor), é amaldiçoado por ter uma cara perversa e uma mancha que remete a um rosto agourento nas costas.
Não o bastante, ela ainda adota outro bichano, o Mu. Por sua vez, ele é peludo, super fofinho e bem tranquilo.
Então, com a convivência, Junji Ito vai se apegando aos gatinhos e mostrando um lado mais “fofinho” e assustador perto deles. Assim, seguimos a rotina dos dois gatinhos que mexeram com o coração e com a mente do mestre do horror.
Uma verdadeira pérola
Pra mim, Diário dos Gatos Yon & Mu entrega tudo o que eu poderia esperar de um mangá de comédia de Junji Ito. Os traços são os mesmos que ele usa para suas histórias de terror, bem macabros e exagerados.
Por exemplo, ele desenhou Akko de uma forma meio perturbadora, recebendo até críticas da noiva por isso, conforme conta na seção de perguntas. Também, apesar de acreditar que Yon é amaldiçoado, é o próprio Junji Ito que tem uma cara mais assustadora em determinados momentos.
Além disso, essa publicação é perfeita para quem vive ou quer entender o que é viver com gatos. A personalidade forte de cada um, as brincadeiras e a forma como eles nos esnobam apesar dos nossos esforços para receber a atenção deles.
É um mangá engraçado da primeira à última página, seja pelos acontecimentos ou pelo traço de terror tão característico de Junji Ito em uma história humorística. Além, claro, de ser muito fofinho — principalmente a sessão de fotos reais dos dois gatinhos.
Então, essa é mais uma publicação do autor que eu recomendo de olhos fechados, sem nem pensar duas vezes. Seja pra você ou como presente pra alguém que adora gatos, Junji Ito — Diário dos Gatos Yon & Mu é um título maravilhoso que vale cada página de leitura.