joaquin phoenix sag awards 2020

Screen Actor Guild Awards, ou apenas SAG, é uma famosa premiação entre atores organizada pelo Sindicato de Atores de Hollywood e é considerada por muitos como um dos termômetros dos próximos vencedores de outro importante evento, O Oscar, já que alguns dos jurados também fazem parte da Academia e os critérios de avaliação do SAG são parecidos.

O evento aconteceu em Los Angeles nesse domingo (19/01) e mesmo sendo realizado por consagrados profissionais de Hollywood, a premiação desse ano também levou em contra uma das produções estrangeiras que mais fez sucesso em 2019, o filme sul coreano Parasita, sendo o primeiro filme estrangeiro a levar o premio na categoria principal Melhor Elenco De Filme.

Um dos destaques (já esperados) da noite foi Joaquin Phoenix (Coringa) ter ganhado na categoria de Melhor Ator concorrendo contra Leonardo DiCaprio (Era Uma Vez… em Hollywood), Taron Egerton (Rocketman), Adam Driver (História de um Casamento) e Christian Bale (Ford vs Ferrari).

Em seu discurso Phoenix elogiou todos os seus colegas que concorreram na mesma categoria que ele, citando também seu amigo e antecessor como Coringa, Heath Ledger. Assista o discurso dele na integra:

“Quando eu voltei a atuar, e ir nas audições, eu sempre recebia a chamada final. Muitos sabem como isso funciona. E sempre tinha outros dois caras com quem eu disputava, e nós sempre perdíamos para esse mesmo garoto. Nenhum ator dizia o nome dele porque era demais. Mas os diretores de elenco sussurravam: ‘É o Leonardo. É o Leonardo. Quem é esse Leonardo?’ Leo, você é uma inspiração há 25 anos para mim e muitas pessoas, eu te agradeço muito, muito mesmo. Christian [Bale], você se compromete a seus papéis de uma forma que eu só posso sonhar. Você nunca atuou mal. Chega a dar raiva. Eu queria que fosse, uma vez, seja ruim uma vez”.

Joaquin Phoenix até disse que não merecia o prêmio devido a nomeação de Adam Driver: “Eu venho acompanhando você há alguns anos e você tem entregado performances  lindas, profundas e cheias de nuances. Eu fiquei bem comovido com você e te achei devastador nesse filme e você deveria estar aqui”. Para Taron Egerton, Joaquin disse: “Você está maravilhoso nesse filme e fiquei super feliz por você. E eu mal posso esperar para ver o que você estará fazendo em breve”.

Por fim, ele homenageou Heath Ledger, de certa forma, agradecendo ao ator: “Estou de pé aqui aos ombros do meu ator favorito Heath Ledger. Então, obrigado, boa noite”.

A cerimônia do Oscar 2020 se encontra na sua 92ª edição e acontecerá no dia 9 de fevereiro.