Japan House São Paulo promove evento sobre parcerias entre a indústria e instituições de ensino

No próximo dia 19 de outubro (quinta-feira), às 9h30, a Japan House São Paulo promove mais uma edição do Conexões JHSP. Este é um projeto para promover o intercâmbio dos negócios e conhecimentos entre os mercados brasileiro e japonês.

Japan House São Paulo ensino
Imagem Divulgação

Sendo assim, o evento online e gratuito terá transmissão aberta ao público mediante inscrição prévia na plataforma Sympla. Também, contará com tradução simultânea japonês-português.

Sob o tema “Construindo parcerias sólidas entre indústria e instituições de ensino”, o bate-papo trará exemplos de sucesso de parcerias entre empresas, instituições e estudantes. Por exemplo, o programa MECA, da Mitsubishi Electric do Brasil, cuja primeira edição brasileira está em andamento. A mediação será do jornalista Daniel Gonzales, que atua no programa Start Eldorado da rádio Eldorado FM e na TV Estadão.

Na ocasião, os convidados discutirão o impacto da aproximação da indústria às instituições de ensino, favorecendo o aprendizado, a formação profissional e estimulando o surgimento de ideias de aplicações criativas e inovadoras.

O debate contará com as participações de Alexandre Brincalepe Campo, professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP); Raphaell Maciel de Sousa, professor do IFPB Campus Cajazeiras; Bruno Lima, professor e coordenador dos Cursos de Graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Helio Sugimura, Gerente de Marketing da Divisão de Automação Industrial da Mitsubishi Electric do Brasil.

Helio Sugimura

Gerente de Marketing da Divisão de Automação Industrial da Mitsubishi Electric do Brasil, engenheiro elétrico pela PUC-SP, com pós-graduação em administração de empresas pela FGV-SP.

Prof. Dr. Bruno Lima

Doutor e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, Lima tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrônica, sensores e sistemas de automação elétrica.

Atuou como consultor e pesquisador na área de automação da geração, transmissão e distribuição de energia pelo FDTE (Fundação de Desenvolvimento Tecnológico para Engenharia) e na Sinapsis inovação em energia, paralelamente tem experiência como professor de cursos de Engenharia, Sistemas de Informação e Ciência da Computação.

Atualmente é pesquisador em projetos de P&D com desenvolvimento de sistemas de automação, redes de sensores e sistemas de monitoramento; professor de graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie e Faculdade Impacta Tecnologia, e coordenador dos Cursos de Graduação em Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Prof. Dr. Alexandre Brincalepe Campo

Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Controle e Automação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1991). Nesta mesma instituição concluiu suas pesquisas de mestrado (1995) e doutorado (2001).

Em 2014 desenvolveu pesquisas de estágio sênior na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e atualmente é professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), onde é responsável por disciplinas na área de Controle do curso de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica, além de coordenador do Laboratório de Controle Aplicado (LCA) do IFSP.

Desenvolveu projetos que resultaram em patentes depositadas, deferidas e uma delas licenciada para a empresa Soft Grippers, da qual é sócio cotista. Suas áreas de pesquisa são robótica mole (Soft Robotics) e controle aplicado em sistemas dinâmicos.

Prof. Dr. Raphaell Maciel de Sousa (participação remota)

Professor do IFPB Campus Cajazeiras, atua no ensino de áreas correlacionadas com a engenharia de controle e automação. É graduado em tecnologia de automação industrial, bacharel em engenharia da computação e bacharel em engenharia de controle e automação, além de especialista, mestre e doutor em engenharia elétrica e computação.

Atualmente, é coordenador do Laboratório de Sistemas Inteligentes LABSIN; seus interesses em pesquisas estão relacionados com robótica móvel autônoma (prototipagem, visão computacional, planejamento de trajetória, mapeamento, controle, entre outras tecnologias).

Conexões JHSP – Construindo parcerias sólidas entre indústria e instituições de ensino

  • Quando: 19 de outubro de 2023 (quinta-feira)
  • Horário: 9h30
  • Duração: aproximadamente 60 minutos
  • Gratuito. Inscrições prévias via Sympla.
  • O encontro conta com tradução simultânea entre os idiomas japonês e português