sexta-feira, fevereiro 21, 2025
VISITE NOSSA LOJA

Compartilhe:

Infinitos dias restantes: Uma história Da Tibi Domum | Review

Uma história sensível, cheia de significados e simbolismos. Infinitos Dias Restantes: Uma História da Tibi Domum é um quadrinho da nVersos que emociona, nos faz refletir e traz uma nova perspectiva sobre a vida e morte.

Yasmin Di Giovanni e Laura Han Jin, criadoras da história, conseguiram criar diálogos profundos junto de uma arte delicada. É uma história curta, com 96 páginas, mas o suficiente pra trazer uma profundidade que não vemos em qualquer quadrinho.

Infinitos Dias Restantes

Nesta realidade, os humanos e a natureza são um só. Somos humanos, mas também somos planta. Então, à medida que vamos envelhecendo, crescem galhos, folhas e flores ao longo de nosso corpo. Esse fenômeno é chamado de florescer, algo visto como uma celebração da vida. Já quando morremos, nos tornamos árvores completas, sem poder falar ou se mover espontaneamente, apenas preservando nossa consciência até todos os galhos secarem.

Infinitos Dias Restantes nVersos
Amora enquanto ainda era humana | nVersos | Suco de Mangá

Nesse contexto, Amora, uma senhora muito querida por amigos e familiares, se tornou árvore. A partir disso, encaramos o luto (ou o arvorecer) diante de quatro perspectivas.

A primeira, da própria Amora, vendo pessoas queridas no seu “enterro”, refletindo sobre sua vida e sua nova forma. Em seguida de sua sobrinha, Líria. A garota vê o arvorecer como uma parte linda do ciclo da vida, entende que as pessoas vão além de si mesmas e fazem parte do mundo como um todo. Ela fala que a tia agora está no vento, na terra e nas águas.

Terceiro, de Dália, uma antiga amiga de Amora que havia perdido seu marido e precisa encarar novamente esse luto. Dália se sente perdida, luta entre manter a memória deles viva e cuidar “do seu próprio jardim”. Por último, o ponto de vista de Urucum, um aluno de artes de Amora que abomina o arvorecer. De acordo com ele, as plantas sugam a vida dos humanos e depois nos aprisionam num corpo estagnado.

Luto de cada um

Honestamente, esse foi um dos poucos quadrinhos que eu fiz questão de ler duas vezes antes de escrever uma review. Ele é tão cheio de significado, tanto nos diálogos, nos desenhos, quanto no enredo em si, que senti a necessidade de vasculhar mais coisas do que percebi na primeira vez que eu li. Com certeza, se eu lesse mais duas ou três vezes traria ainda mais conclusões.

Infinitos Dias Restantes nVersos
Líria sentindo o vento com Amora | nVersos | Suco de Mangá

De qualquer forma, o principal que eu tirei de Infinitos Dias Restantes foi como cada pessoa lida com o luto. Alguns sentem raiva, rancor. Outros um vazio terrível e dolorido. Já alguns encaram com leveza, como o ciclo natural da vida acontecendo como deve ser.

Não sou especialista em plantas, mas a forma como elas representaram cada personagem foi muito importante. Urucum tem apenas um tocos de galhos cortados, sem uma folhinha sequer. Dália tem folhas longas, mas não em excesso. Já Líria é repleta de pequenas folhas, mais parecidas com as da tia, mas ainda não possui nenhuma flor.

É um jeito de externalizar as personalidades, como lidam com a vida, o que nutrem dentro de si.

Infinitos Dias Restantes nVersos
Quase é possível ver as pessoas dançando | nVersos | Suco de Mangá

Esse é só um detalhe da arte incrível desse quadrinho. Parece que o desenho tem movimento, que as folhas realmente balançam com o vento. Que os personagens realmente estão dançando no papel. É lindo de ver.

Conclusão

No geral, gostei muito dessa publicação. Acredito que deva ter mais vários pequenos simbolismos e significados que eu deixei passar, mas entrego a você a missão de ler e descobri-los.

Minha nota aqui só não é 5 por um motivo, que pode até mesmo ser algo pessoal. Acredito que, muitas vezes, na vontade de escrever algo bonito, cheio de significado, tocante, poético, enfim, os escritores tem certa mania de florear demasiadamente o texto.

Particularmente, acho um pouco desnecessário usar algumas palavras ou estruturas de frase mais “pomposas” pra passar essa sensação. Sinto que dificulta a leitura e parece ser uma forma de amaciar o ego de quem escreveu.

De qualquer forma, este é meu único comentário pra uma obra incrível. Os diálogos são ótimos, a mensagem é bonita e é uma história que fica na cabeça mesmo depois de horas de leitura. Então, pegue seu regador e molhe seu jardim interno com Infinitos Dias Restantes.

Infinitos Dias Restantes nVersos
Capa | nVersos | Suco de Mangá

COMPRE AGORA

SINOPSE

INFINITOS DIAS RESTANTES entrelaça a vida humana com a natureza de maneira única. No mundo de Da Tibi Domum, à medida que o ciclo de vida se desenrola, as pessoas não morrem, mas envelhecem no chamado “arvorecer”. Ao final desse processo, os seres humanos se transformam em árvores, enraizando-se no solo e fundindo-se com a terra, que os acolheu durante toda a jornada. Obra singular que trata de forma poética o ciclo do luto, os laços de amizade e as transformações que temos que passar na vida.
Jaqueline
Jaqueline
Um pouco avoada, a doida das teorias da conspiração e leitora compulsiva do Nome do Vento. Adoro escrever sobre aleatoriedades, observar a natureza e ser engraçadinha em momentos impróprios, afinal esse é meu jeito ninja de ser.

Leia mais

PUBLICIDADE

Suco no YouTube

Em destaque

INFINITOS DIAS RESTANTES entrelaça a vida humana com a natureza de maneira única. No mundo de Da Tibi Domum, à medida que o ciclo de vida se desenrola, as pessoas não morrem, mas envelhecem no chamado “arvorecer”. Ao final desse processo, os seres humanos se transformam em árvores, enraizando-se no solo e fundindo-se com a terra, que os acolheu durante toda a jornada. Obra singular que trata de forma poética o ciclo do luto, os laços de amizade e as transformações que temos que passar na vida.Infinitos dias restantes: Uma história Da Tibi Domum | Review