Onizuka Eikichi, 22 anos, virgem, faixa preta em karatê, um ex-delinquente que decide virar professor, mas não qualquer um, o maior de todo o Japão!

Great Teacher Onizuka (GTO) é um dos mangás anunciados pela NewPOP Editora – Confira AQUI! 

Onizuka não é muito inteligente, faz uma faculdade de quinta categoria, se forma em Estudos Sociais e parte em sua jornada. Além de ser o maior professor de todos, Onizuka tem outra meta: Ficar perto das garotas de uniforme e, quanto tiver seus 40 anos, poder se casar com uma ‘novinha’ de 20.

Então Great Teacher Onizuka, ou GTO para os íntimos, é uma comédia?… Sim! A melhor delas!

E também é um dos animes mais emocionantes de todos os tempos…

Como pode?

A vida de professor… ou quase

Com muito esforço, Onizuka consegue um emprego formal como professor, mas não devido a sua ‘inteligência’ e sim por ser mais humano possível… Depois de criar uma bela confusão quando vai a uma entrevista de emprego e, por óbvio, acaba sendo rejeitado, Onizuka está indo embora do colégio quando vê o vice-diretor (o responsável pela entrevista) sendo atacado por alguns ex-alunos. Onizuka entra em cena para defender o diretor, mas percebe o que realmente estava acontecendo…

O vice-diretor havia humilhado esses ex-alunos e estava fazendo isso novamente, chamando os mesmos de ‘lixo’. Sem prensar duas vezes, Onizuka aplica um ‘suplex-alemão’ (bate com a cabeça do velho no chão… isso mesmo, você não leu errado…) no vice-diretor e diz que passou por coisas parecidas, completa dizendo que os professores deviam ficar ao lado dos alunos, apoiarem e os tratarem de igual para igual e não humilha-los…

Após o ocorrido, Onizuka tinha certeza que nunca mais poderia ser professor… Negativo! A diretora do colégio estava observando a bagunça toda e chama Onizuka para conversar. Ela oferece a vaga de professor para Onizuka com as seguintes condições: Ele seria responsável pela classe mais problemática e terá que morar no colégio. Sem pensar duas vezes, Onizuka Eiikichi, 22 anos, virgem, vira oficialmente um professor.

Ótimo professor… 

Depois disso começa o relaxo…. Onizuka é horrível dando aula, não sabe muita coisa, diz que os livros te dão sono e prefere ficar ‘dando em cima’ das garotas. Paralelo a isso, o ex-delinquente motoqueiro e atual professor começa a perceber os problemas de cada um dos alunos e tenta ajuda-los, da maneira menos formal e mais humana possível. Onizuka sofre com os alunos, mas nunca desiste deles… Além de professor, ele é um amigo!

Great Teacher Onizuka é misto de sensações… no mesmo episódio você vai rir muito, muito mesmo (tanto pelas situações, quanto pelas ‘caretas’ do Onizuka) e, logo em seguida, irá se emocionar e até mesmo deixar escorrer um ‘suor masculino’ dos olhos… GTO não é obrigatório apenas para os fãs de anime/mangá que desejam se tornar (ou são) professores, GTO é uma lição de vida que deve ser apreciada por todo mundo. E, garanto a vocês, não vai precisar nem concluir a séria toda para já considerarem Onizuka como o melhor professor de todos!

Em diversas mídias

Falando um pouco da parte técnica… O mangá do GTO conta com 25 volumes é desenhado pelo mestre Tohru Fujisawa. É continuação do mangá Shounan Jun-ai Gumi, que conta a história do Onizuka e do seu melhor amigo Ryuji (também presente em GTO) quando eram adolescente delinquentes. Shounan Jun-ai Gumi é muito divertido também, mas não é necessário ter lido ou assistido para entender Great Teacher Onizuka, só que vale a pena dar uma conferida…

Great Teacher Onizuka GTO (Capa Divulgação)

O anime (produzido pelo Studio Pierrot) conta com 43 capítulos e é bem fiel ao mangá, mudando apenas alguns fatos, mas nada relevante para a história central. Um ponto forte do anime é a comédia, as caretas do Onizuka, suas atitudes extremas e seu jeito ‘delinquente’ de falar foram elevados ao ápice, fazendo do anime um clássico que vale ser assistido em qualquer época. Além da animação muito bem feita para a época, a trilha sonora é demais!

Great Teacher Onizuka conta também com dois ‘Live Action’ de excelente qualidade. O último episódio do primeiro ‘live’ carrega o título de ‘programa mais visto de todos os tempos na televisão japonesa’. Precisa falar mais alguma coisa?

Conclusão: Além de Great Teacher Onizuka ser uma excelente comédia (para não dizer a melhor delas), vai te ensinar muitos valores que você carregará por toda a vida. E, nesse dia dos professores, só posso dizer: Obrigado pelos ensinamentos Onizuka-sensei! Fiz minha parte passando sua mensagem em frente!