José Renato Fernandes
    José Renato Fernandes
    Um ser humano multifacetado: estudioso de Letras; analista literário de vídeo jogos; tradutor e intérprete; entusiasta de jogos de luta; batedor de cabeça em shows de metal; e materialista histórico dialético.

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    Granblue Fantasy Versus: Rising | Review

    Falamos um pouquinho sobre Granblue Fantasy Versus: Rising em nosso Primeiro Gole lá na BGS. Desta forma, não pretendo perder muito tempo com as introduções, mas vamos lá.

    Granblue Fantasy Versus original chegou em 2020, desenvolvido pela já renomada Arc System Works. A desenvolvedora é responsável por séries de luta muito queridas, como Blazblue e Guilty Gear, tendo talvez seu maior sucesso com Dragon Ball FighterZ.

    Em conjunto com a Cygames, responsável pelo RPG gacha Granblue Fantasy, produziram mais esta pérola de jogos de luta. Que, na minha opinião, foi pioneira quanto aos “controles modernos” utilizados em Street Fighter 6, com o uso de apenas um botão para seus ataques especiais.

    Agora que tive um pouco mais de tempo com o jogo, posso confirmar algumas das coisas que mencionei em nosso Primeiro Gole.

    Granblue Fantasy Versus: Rising – Uma versão estendida do original

    Primeiramente, e talvez a parte que é um pouco mais decepcionante, é que o marketing do jogo dá muito a entender que Rising seria uma sequência direta do jogo original. No entanto, a realidade é que é muito mais uma versão expandida daquele original, tal qual a Capcom fazia na época do Street Fighter IV. Ou seja, uma versão “super” de Granblue Fantasy Versus.

    Portanto, não consigo dizer para os aficionados do gênero, já familiarizados com o jogo original, que irão ganhar muita coisa comprando a nova versão em preço cheio.

    No entanto, a maior parte das coisas novas são adições muito bem-vindas à fórmula que se introduziu no jogo original. Nesta versão pré-lançamento do jogo, tive acesso completo ao novo modo História.

    Desta vez, a parte RPG do joguinho ficou muito mais simples, removendo toda a coleção de itens e os pontos de experiência que eram inerentes ao modo RPG do primeiro game.

    Granblue Fantasy Versus Rising
    Imagem Divulgação | Suco de Mangá

    Agora, temos só as cutscenes com diálogos entre nossos personagens e as lutinhas. Por sua vez, as lutas podem variar entre tutoriais contra inimigos genéricos, lutas entre dois personagens que se aproximam mais do modo Arcade e lutas contra “chefões” que levam mais tempo e estão disponíveis no modo cooperativo.

    Contendo três partes, o modo História desta nova versão inclui na Parte 1 uma versão resumida do jogo original e as Partes 2 e 3 continuam a história.

    História

    Para quem não é familiar com a história de Granblue Fantasy Versus, acompanhamos a equipe de Gran e seus amigos, o dragão vermelho Vyrn e a garota do cabelo azul Lyria. O jogo se passa após a queda do Império Erste, que suponho ter acontecido lá no RPG de turnos.

    Assim, nossa turminha está viajando para ver a amiga e aliada fugida do Império Erste, Katalina. Porém, ao chegarem no reino de Albion, alguma coisa aconteceu com Katalina e ela ataca nossa equipe com a ajuda de soldados do Império Erste.

    Granblue Fantasy Versus Rising
    Imagem Divulgação | Suco de Mangá

    Então, o mistério gira em torno do que está acontecendo com Katalina, por que o Império ressurgiu e no envolvimento de uma figura maléfica chamada Belial. Sendo assim, para resolver estes mistérios, viajamos pelo mundo visitando outras ilhas e conhecendo todo o elenco do jogo. E, claro, saindo na porrada com todos eles.

    As partes 2 e 3 continuam após o final do jogo original, e não entrarei em muitos spoilers sobre elas. De qualquer forma, basta saber que o vilão principal do jogo original tinha em seus planos a sua própria derrota, o que acarretou em uma junção temporal de duas dimensões.

    Assim, Granblue Fantasy Versus: Rising se aproxima muito dos modos História de Mortal Kombat, cheio das reviravoltas temporais e multiversos. Portanto, é um modo História bem longo e até é divertido, incluindo tutoriais para praticamente todos os bonecos disponíveis.

    Contudo, não acho que é melhor que o modo World Tour do Street Fighter 6 ou mesmo das campanhas dos jogos da série Mortal Kombat depois do 9. É um passatempo divertido para o jogador casual.

    Modo Arcade

    Mas eu não sou bem um jogador casual. As partes que me deixam mais feliz sobre a nova versão do jogo giram em torno dos seus modos competitivos.

    Granblue Fantasy Versus Rising
    Imagem Divulgação | Suco de Mangá

    Infelizmente, o modo Arcade é o que mais deixou a desejar, pois nada foi atualizado em relação ao jogo original. Ainda são uma sequência de lutas nas quais você pode escolher a dificuldade e ao terminar o jogo você destranca uma artwork do seu boneco e só.

    Inclusive, é um problema consistente em jogos da ArcSys, considerando que até mesmo o indie Pocket Bravery tem cutscenes de final para cada um de seus personagens. Uma oportunidade legal foi perdida aqui.

    Granblue Fantasy Versus Rising
    Imagem Divulgação | Suco de Mangá

    Mecânicas

    Porém, no que diz respeito às mecânicas de jogo propriamente ditas, o jogo tem muitas coisas novas para os entusiastas explorarem. Em primeiro lugar, e talvez mais importante: a ArcSys decidiu apostar de vez em seus controles modernos.

    Comandos

    No jogo original, havia uma distinta vantagem em utilizar os comandos técnicos (meia-lua, Dragon Punch etc.) que era a diminuição do cooldown entre ataques. Agora, nesta versão do jogo, não existe diferença; usar os ataques especiais com atalho não causa menos dano e nem diminui o cooldown. Você ainda pode usar os comandos técnicos, mas a única diferença é a maior necessidade de execução. Isso certamente fará com que os jogadores mais habilidosos troquem de vez para os inputs simples.

    Além disso, o jogo original já possuía autocombos: todo boneco consegue apertar o mesmo botão para fazer um autocombo leve, médio ou forte, aumentando o escalonamento de dano em cada ataque. Nesta versão, todos os bonecos ganharam um mix-up instalado em seus combos triplos.

    Granblue Fantasy Versus Rising
    Imagem Divulgação | Suco de Mangá

    Por exemplo, você pode apertar Leve-Leve-Frente + Médio para executar um ataque baixo no terceiro hit, ou pode apertar Leve-Leve-Frente + Forte para executar um overhead no terceiro hit. Esses ataques também podem ser feitos saindo da corrida de todos os bonecos, inclusive um Frente + Leve que geralmente é positivo no bloqueio e ajuda a criar pressão.

    Pontos de Bravura

    E falando em pressão, um novo recurso foi introduzido em Rising: acima da barra de vida, nós temos agora três “Pontos de Bravura”. Eles podem ser utilizados para um “Raging Strike”, um ataque poderoso que quebra a guarda dos oponentes e pode continuar com um “Raging Chain”, que leva a um poderoso combo mesmo no meio da tela.

    Também, podemos usar os Pontos de Bravura para usar um “Brave Counter”, que funciona como os V-Reversals ou Drive Reversals na série Street Fighter, saindo de blockstun e jogando o oponente para longe. Só que tem um detalhe: quanto menos Pontos de Bravura temos, mais dano levamos ao sermos atingidos. Isso cria um interessante jogo de risco e recompensa a cada interação. Afinal, você prefere abrir a guarda do seu oponente e arriscar tomar mais dano, ou ter melhor defesa e se esforçar mais na ofensiva?

    Barra de Super

    Além disso, esta versão do jogo oferece mais opções para a utilização da barra de Super. No jogo original, apenas podíamos gastá-la quando ela atingia 100%, usando um Skybound Art, ou um Super Skybound Art quando estávamos com menos de 30% de vida.

    Nesta versão podemos escolher usar a barra com os Raging Chains, e também com versões EX dos nossos especiais, que gastam 50% da barra por uma versão melhor. Por exemplo, Katalina consegue combos mid-screen usando seu autocombo cancelado na bola de fogo EX, que causa um estado de crumple e permite um dash attack linkado em outro autocombo.

    É um sistema interessante e mal posso esperar pra ver os pro players se ajustando a essas mudanças.

    Modo Treino

    E pra quem quer se tornar um pro player estudando o jogo com afinco? Tenho ótimas notícias! O modo Treino ganhou melhorias em quase todos os seus aspectos.

    Granblue Fantasy Versus Rising
    Imagem Divulgação | Suco de Mangá

    Assim, você pode praticar combos pré-montados do seu boneco. O jogo até mesmo explica em qual situação você deve usar qual combo (anti-aéreo, alcance curto, alcance longo, no canto, gastando barra ou não, etc.).

    Granblue Fantasy Versus Rising
    Imagem Divulgação | Suco de Mangá

    Também, você pode ver a frame data escrita na tela com todos os números e dados que você precisa, coisa que é padrão em Street Fighter 6, por exemplo, mas não era possível no jogo original.

    Granblue Fantasy Versus Rising
    Imagem Divulgação | Suco de Mangá

    Nós temos até mesmo uma das melhores ferramentas do Guilty Gear Strive, que são os “matchup trials”. Eles ensinam você como se defender contra certas estratégias de todos os bonecos.

    Granblue Fantasy Versus Rising
    Imagem Divulgação | Suco de Mangá

    Modo online

    Granblue Fantasy Versus Rising
    Imagem Divulgação | Suco de Mangá
    Granblue Fantasy Versus Rising
    Imagem Divulgação | Suco de Mangá

    Infelizmente, na versão que foi disponibilizada pela Cygames para o pessoal do Suco de Mangá, o modo online não funciona. Ele só destrancará no dia do lançamento, então não pudemos testar o modo Grand Bruise Legends, que é uma espécie de Fall Guys versão Granblue.

    Granblue Fantasy Versus Rising
    Imagem Divulgação | Suco de Mangá
    Granblue Fantasy Versus Rising
    Imagem Divulgação | Suco de Mangá

    Além disso, não pude testar modos ranqueados e nem casuais. É uma pena, pois uma das coisas que matou o jogo original foi que o modo online dele usava “delay-based netcode”. Ou seja, lidava com alterações na conexão causando atrasos nos frames do próprio jogo.

    Como o jogo saiu em plena pandemia de COVID-19 e os torneios offline foram todos extintos no período, o jogo não durou muito tempo com este tipo de netcode. A versão Rising promete netcode rollback 100% funcional como o de Guilty Gear Strive. Se ele for mesmo funcional, estarei jogando por MUITO tempo.

    Granblue Fantasy Versus Rising
    Imagem Divulgação | Suco de Mangá

    Considerações Finais

    Vou ser bem honesto para finalizar. Todas estas adições que mencionei tornam o jogo bem melhor, mas não justificam a venda do jogo como uma sequência completa.

    Acredito que, tirando as partes novas do modo História, estas mudanças mecânicas poderiam ser um patch, como cada temporada de Guilty Gear Strive. Por exemplo, a Season 3 de Strive adicionou os novos movimentos Wild Assault e Deflect Shield para todo mundo que já tinha o jogo de graça, e cobra apenas se você quiser comprar os novos bonecos da temporada (Johnny e Elphelt, por enquanto).

    Granblue Fantasy Versus Rising
    Imagem Divulgação | Suco de Mangá

    Rising podia ter feito o mesmo esquema. Ou seja, atualizado as mecânicas de graça e cobrando apenas se você quiser os quatro novos bonecos: Anila, Siegfried, Nier e Grimnir.

    De qualquer forma, não me deixem ser estraga-prazeres: Granblue Fantasy Versus: Rising é um jogo de luta moderno e muito completo. Ele possui facilidades para que os jogadores casuais se divirtam e profundidade suficiente para que os competidores como eu se adentrem nas minúcias. Vale muito a pena!

    Granblue Fantasy Versus Rising
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    José Renato Fernandes
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