Baseada na série literária Detetive Galileo, do autor japonês Keigo Higashino, a primeira temporada da série televisiva Galileu já está disponível no catálogo da Netflix. Nela, acompanhamos a história de um físico que se une a uma detetive novata para desvendar crimes misteriosos e intrigantes.
Keigo Higashino é um dos maiores mestres da literatura policial contemporânea. Assim, seu romance A devoção do suspeito X, publicado pela Editora Estação Liberdade com tradução de Shintaro Hayashi, é um dos principais volumes da série Detetive Galileo. O romance lhe rendeu diversos prêmios, como o prestigioso Naoki e o de Romance Policial Autêntico.
Além disso, em 2012, a American Library Association o nomeou como o melhor romance policial do ano. O volume A devoção do suspeito X também recebeu diversas adaptações cinematográficas. Inclusive, uma das adaptações também está disponível na Netflix, com o título Suspeito X, do diretor-roteirista Sujoy Ghosh.
A devoção do Suspeito X
O autor nos leva por uma trama complexa e emocionante onde a lógica e a paixão se entrelaçam. Assim, estimula a imaginação ao disponibilizar elementos para que nós mesmos tentemos deduzir a verdade por trás das crenças dos personagens aos quais temos acesso.
Yasuko busca se reconstruir de um passado abusivo junto com sua filha, Misato, mas um encontro inesperado com o ex-marido mudará o rumo da vida das duas. Não muito longe, um corpo é descoberto às margens do antigo rio Edo, em Tóquio, e após uma denúncia a polícia chega ao local para coletar evidências e dar início à investigação. Mãe e filha, na tentativa de retornar à normalidade, contarão com a ajuda de um vizinho, Ishigami, um gênio da matemática, para passarem ilesas pela investigação policial.
A devoção pela vizinha leva Ishigami a arquitetar uma sequência de passos a serem executados por Yasuko e Misato. Porém, o que parecia ser o plano perfeito logo se torna um jogo de gato e rato entre a polícia e os envolvidos. Então, nos questionamos até que ponto devemos seguir à risca a lealdade e a devoção.