ONEW é outro solista do SHINee a lançar um álbum fora da SM Entertainment em 2024. Ele segue seu companheiro de grupo, TAEMIN, e faz de “FLOW” um passo independente em sua discografia cheia de destaques, como o excelente “DICE”, um dos melhores discos de k-pop de 2022.
Longe de baladas monótonas ou ideias mais profundas, como fez em “VOICE” (2018) e “Circle” (2023), ele parece livre ao abraçar sons mais dançantes. Que, embora falem com sua personalidade, são definitivamente diferentes de tudo o que ele já fez antes.
O diferencial de “FLOW”
“MAESTRO”, por exemplo, passa por uma nostalgia retrô (disco) que lembra mais o pop ocidental do que o mesmo tipo de música que um ídolo do k-pop faria. Se isso é algo positivo, cabe ao ouvinte decidir. Aqui, as distorções vocais no estilo vocoder falam por si ao lado da instrumentação cheia de pequenos detalhes que definitivamente constroem uma pista de dança própria.
A sequência “Shape of My Heart”, embora com um ritmo mais lento, se encaixa perfeitamente no contexto definido por “All Day”, uma peça diferente, que apesar de divertida parece contida e avança pouco por uma estrutura difícil e desalinhada. Nem todo fã de k-pop pode gostar dessa música a princípio; ela realmente é algo diferente.
Conclusão
“FLOW” reflete essa proposta de músicas de k-pop com uma substância particular, quase indefinida. Seus momentos mais acessíveis ainda soam opostos ao que ONEW faria se lançasse esse EP sob o selo SM.
É por isso que soa tão interessante. Se TAEMIN tentou se reafirmar com ETERNAL, em um movimento semelhante, ONEW tenta se distanciar do que ele mesmo havia reafirmado no passado. Talvez seja a maneira mais interessante de provar seu valor como solista independente de uma grande empresa.