EXPERIMENTE TAMBÉM

    Festival do Japão 2024

    Nos dias 12, 13 e  14 de julho de 2024 aconteceu a 25ª edição do Festival do Japão, no São Paulo Expo. Neste ano, o tema do Festival foi Ikigai: Viva com propósito!. Assim, o objetivo do evento é preservar e divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o país.

    Aplicativo Guia do 25º Festival do Japão

    Este foi o primeiro ano em que o Festival do Japão teve um aplicativo próprio. Então, o app Guia do 25º Festival do Japão contou com um cardápio completo de todos os estandes da Praça de Gastronomia. Ele indicava em qual estande era possível encontrar cada item, uma lista completa de apresentações, além de um mapa interativo do evento.

    Atrações

    Considerado o maior festival de cultura japonesa fora do Japão, o Festival do Japão 2024 contou com atrações como gastronomia típica regional das províncias do Japão.

    Também, teve shows, apresentações de música, teatro, bon odori, danças folclóricas e taiko (tambor japonês). Para quem gosta de por a mão na massa, houve demonstrações e workshops de artes marciais.

    Além disso, os fãs puderam participar de oficinas, workshops e demonstrações culturais abertas ao público. Havia exposições de ikebana e cerimônia do chá, para valorizar a cultura japonesa.

    Pensando em todas as idades, os visitantes podiam aproveitar a área das crianças, com diversas atividades e área da longevidade, com atividades voltadas ao público 60.

    Ainda, aconteceu a final do concurso Miss Nikkey Brasil e o FJTAON, espaço que contou com games interativos, karaokê e Artist Alley.

    Por fim, o Akiba Space era o espaço voltado a mangás, animes, games, cosplay e moda urbana. É claro, teve Concurso de Cosplay, além de bazaristas e expositores.

    Praça de Gastronomia

    Além disso, neste ano Festival do Japão contou com 46 estandes na Praça de Gastronomia, que é uma das grandes atrações do evento, e um cardápio enorme.

    Todos os anos as associações de províncias (kenjinkais) e entidades beneficentes da comunidade nipo-brasileira montam estandes onde os visitantes podem provar iguarias típicas das províncias japonesas. Assim, o valor arrecadado com a venda dos pratos é revertido para a manutenção das atividades da entidade durante todo o ano.

    Inclusive, algumas receitas da Praça de Gastronomia só são encontradas no Brasil durante o Festival do Japão. Por exemplo, o Kawara Soba, prato típico da província de Yamaguchi.

    O Kawara Soba é um prato que surgiu em 1877, durante uma guerra entre samurais e o Imperador. Seu nome vem da junção das palavras Kawara (telha) e Soba (macarrão de trigo sarraceno) e advêm da prática de cozinhar o macarrão e grelhar a carne sobre as telhas aquecidas nas cozinhas improvisadas no campo de batalha.

    Assim, o macarrão de machá tem uma coloração verde bastante intensa e é servido com omelete cortado bem fininho, carne, nori (alga), cebolinha e limão.

    Vale a pena experimentar, pois o Kawara Soba só está à venda no Brasil no estande de Yamaguchi no Festival do Japão.

    Enquanto isso, no estande de Tokyo o maior sucesso de vendas foi o Potato Mochi, que esgotou no domingo. A descrição no app era “O maior sucesso da 3ª temporada do anime Demon Slayer“. Assim, o Potato Mochi é um bolinho de farinha de arroz com batata recheado com queijo, coberto com molho tarê e nori.

    Já no estande de Miyazaki, além de um delicioso choux cream de morango, tinham as Bolachinhas Totoro, conjunto de bolachinhas decoradas do Totoro e dos Makkuro Kurosuke.

    Mantendo o tema anime: no estande de Ishikawa era possível experimentar Oshiruko (ou Zenzai). Este é um caldo doce feito de feijão azuki e bolinhas de mochi que apareceu em diversos momentos do arco de Wano em One Piece.

    Estandes

    Nem só gastronomia tem no Festival do Japão. Porém, para quem vai ao evento para provar o máximo de comidas possível, até mesmo fora da Praça de Gastronomia tem comida

    Afinal, o evento contou com diversos estandes tanto de mercados de produtos asiáticos quanto de marcas. Em vários desses estandes era possível provar alguns de seus produtos. Inclusive, a ex-MasterChef Yuko cozinhou em um dos estandes.

    Além de comida, o Festival do Japão 2024 contou com grandes marcas japonesas das mais diversas áreas. Por exemplo, organizações que promovem intercâmbio entre Brasil e Japão, um estande da Sanrio em comemoração dos 50 anos da Hello Kitty, e um do Bunkyo, onde era possível comprar cafés de produtores nipo-brasileiros e cerâmicas criadas pela comissão de arte Koguei do Bunkyo, além de ter mais um espaço instagramável da Hello Kitty.

    Espaços #FJTAON e AkibaSpace

    Sendo espaços para o público jovem e para os fãs de cultura pop, os espaços #FJTAON e AkibaSpace estavam lado a lado.

    No espaço #FJTAON havia o Artist Alley do evento, além de um palco onde os visitantes podiam cantar no karaokê, pular na piscina de bolinhas, além de um balcão onde podiam tentar a sorte no Fukubukuro e ganhar brindes.

    Já o espaço AkibaSpace contava com o palco Zion, com diversas atividades para o público que gosta de cultura pop japonesa. Também, estava os estandes da JBC e Comix que estavam vendendo mangás com desconto, um estande do maid café Chest of Wonders e diversas máquinas de gachapon.

    Área Cultural

    Para quem tem interesse em saber mais sobre a cultura japonesa para além da cultura pop, a Área Cultural contou com workshops de 15 técnicas artísticas diferentes.

    Além dos tradicionais workshops de mangá, washi, orinuno, origami, etegami, shodô, sumiê, kirigami, oshibana, sashiko, ilustração, pixel art e mitsuro hikime, este ano houveram duas novas e fascinantes adições: mizuhiki e kumihimo.

    Histórico

    O Festival do Japão é acontece desde 1998 pela KENREN – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil. A entidade surgiu em 1966 para fornecer assistência aos imigrantes japoneses recém-chegados. Inicialmente com o nome de “Festival de Iguarias Regionais e Folclores Regionais do Japão”, teve suas quatro primeiras edições na marquise do Parque Ibirapuera.

    Além disso, é oficialmente reconhecido no Estado de São Paulo desde 2002, quando passou a ocorrer no estacionamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Então, desde 2005, acontece no São Paulo Expo, sendo hoje o maior evento da comunidade nipo-brasileira.

    Enfim, para quem perdeu o Festival do Japão 2024, a boa notícia é que ele ocorre todos os anos. Então, ano que vem tem mais!

    EXPERIMENTE TAMBÉM!

    últimas notícias