BELLAN
    BELLAN
    O #BELLAN é um nerd assíduo e extremamente sistemático com o que assiste ou lê; ele vai querer terminar mesmo sendo a pior coisa do mundo. Bizarrices, experimentalismo e obras soturnas, é com ele mesmo.

    MAIS REVIEWS

    Fabledom | Review

    Quase um ano depois, depois de um Early Access cheio de atualizações e um Primeiro Gole, enfim temos a versão completa de Fabledom, um jogo de construção de cidades que combina elementos de contos de fadas com gestão de recursos e intrigas políticas, resultando em uma experiência de fantasia encantadora. O estúdio Grenaa Games, é o responsável pelo jogo, uma nova empresa sueca composta por apenas duas pessoas!

    À primeira vista, o jogo se destaca por sua estética carismática, colorida e toda fofurinha, principalmente no design dos peões, chamados de FABULINHOS – que nome incrível, não? Conforme nosso aquarelado reino se transforma, mais desafios são introduzidos, de forma bem linear e quase que RPGística, o que acaba combinando com a estética de Fantasia Medieval.

    O Início da Jornada

    Ao iniciar sua jornada, o jogador é guiado por um tutorial amigável, o que torna a entrada no jogo bastante acessível, inclusive com localização em PTBR. No entanto, conforme a cidade cresce e os desafios de gestão se intensificam, Fabledom exige um planejamento estratégico cuidadoso. Tudo deve ser colocado de forma orgânica e inteligente, para não complicar demais lá no endgame.

    A variedade de edifícios e as oportunidades de interação aumentaram significativamente desde a versão de acesso antecipado, proporcionando mais formas de resolver problemas e manter os fabulinhos satisfeitos. Confesso que até uma população de 100 deles, tudo vai correr bem, com fácil progressão e pouca complexidade econômica.

    O jogo é estruturado em capítulos, que são desencadeados automaticamente à medida que certos marcos são alcançados, sem aviso prévio, o que mantém a sensação de progresso e descoberta. Uma dica que eu dou é aproveitar o máximo de espaço possível; tente ocupar cada um dos quadradinhos, já que mais perto do endgame, áreas desocupadas serão escassas.

    fabledom
    Imagem Divulgação

    Os Primeiros Encontros

    Apesar de suas qualidades, Fabledom ainda apresenta alguns pontos fracos. Após um certo ponto, a ação pode se tornar repetitiva, com as interações diplomáticas e românticas sendo as principais atividades restantes. Esses elementos, embora interessantes, não são visualmente representados no jogo, o que pode diminuir a imersão.

    Quando escolhemos o nosso Reino no início do jogo, pensamos de uma forma estratégica, já que nosso vizinho pode ser um inimigo – ou aliado. Mas, mais pra frente, entendemos que podemos mudar a relação diplomática bem facilmente, o que no fim, não influi muito em nossa posição geográfica. Você escolhe suas interações de acordo com seu gosto pessoal. Não há muita burocracia estratégica por aqui, nem mesmo nas opções de trocas de mercadorias.

    A gestão de recursos é um desafio constante e o principal atrativo de Fabledom. Recursos como pedra e madeira são finitos, exigindo decisões estratégicas sobre como expandir e priorizar o uso dos materiais. Quanto maior sua população, mais exigências e recursos serão utilizados, ou seja, mais fazendas e mais produção de carvão para que seus fabulinhos não morram de frio durante o inverno.

    Eventos aleatórios e encontros com criaturas fantásticas adicionam variedade ao jogo, como a possibilidade de fazer acordos comerciais com um fauno, negociar com bruxas que podem amaldiçoar seu reino ou enfrentar (ou pagar em ouro) um dragão que vem te atacar.

    Tirando os combates contra os ogros, não há muitas interações visuais com outros monstros; a maioria é dentro de logs e textos, mas de qualquer forma, tá dentro do escopo das possibilidades de desenvolvimento do jogo. Considero que nossa Imaginação faz parte da construção da Lore do reino.

    fabledom
    Imagem Divulgação

    O “Final do Jogo”

    No momento em que atingimos o status de REINO, em torno de 300 de população, muito das construções já foram colocadas em mapa e nos resta curtir alguns eventos aleatórios ou expandir a área de Nobreza, que não abre pra muitas possibilidades no endgame.

    Quanto a Economia, mesmo com uma quantidade grande de itens para extrair e produzir, em um momento avançado da jogatina, se você não foi um estrategista gastão, não te trará mais desafios ou pior, não servirão mais para nada. O Suco de Uva mesmo, foram poucos momentos em que senti falta ou tive que utilizá-lo.

    No geral, Fabledom é um jogo encantador que oferece uma combinação única de construção de cidades e narrativa de contos de fadas. Embora não seja o jogo de construção de cidades mais profundo disponível, ele se destaca por sua apresentação visual e charme. Para aqueles que apreciam um bom conto de fadas e uma gestão cuidadosa de recursos, Fabledom é uma escolha excelente.

    COMPRE AGORA NA STEAM

    SINOPSE

    Em um mundo estranho onde contos de fadas são reais, você verá o crescimento da sua vila, acompanhará a história dos seus cidadãos e testemunhará a ascensão e a queda das relações com reinos vizinhos. Obtenha recursos e erga seu povoado. Encontre a terra prometida, se estabeleça e prospere.
    BELLAN
    BELLAN
    O #BELLAN é um nerd assíduo e extremamente sistemático com o que assiste ou lê; ele vai querer terminar mesmo sendo a pior coisa do mundo. Bizarrices, experimentalismo e obras soturnas, é com ele mesmo.

    EXPERIMENTE TAMBÉM!

    últimas notícias

    Em um mundo estranho onde contos de fadas são reais, você verá o crescimento da sua vila, acompanhará a história dos seus cidadãos e testemunhará a ascensão e a queda das relações com reinos vizinhos. Obtenha recursos e erga seu povoado. Encontre a terra prometida, se estabeleça e prospere. Fabledom | Review