Anúncio

Esta semana o mundo do k-pop foi pego de surpresa pela triste notícia da morte de Sulli, atriz, modelo e cantora sul-coreana, muito conhecida por ter feito parte do grupo f(x). A artista foi encontrada em sua casa por seu assistente, vítima de suicídio.

A notícia choca e faz lembrar outros casos, como o de Jonghyun do Shinee e outros menos abordados pela mídia. E enquanto a notícia levanta discussões importantes a respeito de saúde mental, comentários maldosos e de como os idols são amparados por suas agências, gostaríamos de deixar aqui uma homenagem a Choi Jin-ri, nossa eterna Sulli, relembrando sua carreira e os momentos em que ela trouxe felicidade para seus fãs.

sulli fx
Atuações de Sulli (Imagem Divulgação)

Sulli começou sua carreira como atriz mirim, aos 11 anos de idade, no drama The Ballad of Seo-dong, em que interpretou uma jovem princesa chamada Sunhwa. E ainda antes de debutar como idol, já havia trabalhado em Punch Lady, Babo e Oh! My Lady, entre outros.

Seus trabalhos como atriz se estenderam até o mais recente em Hotel del Luna, mas o mais memorável, foi o papel como Koo Jaehee no clássico To The Beautiful You, onde contracenou com Minho, seu colega de agência.

Sulli e Minho
Sulli e Minho em To The Beautiful You (Imagem Divulgação)

A carreira musical de Sulli também é memorável. A artista debutou com o grupo f(x) em 2009. Linda, muito talentosa, com uma voz gostosa de ouvir e uma personalidade autêntica, ficou rapidamente conhecida como a “face” do grupo.

Quem acompanhou o kpop durante a segunda geração conhece a grandeza e potencial do grupo. Todos ficaram tristes com a saída de Sulli do grupo em 2015 para focar na carreira de atriz, após um hiato de 1 ano para cuidar de questões pessoais.

Red Light, último single do f(x) com sua presença, ainda é um dos mais aclamados pelo público. E muitos fãs esperavam até recentemente que a SM Entertainment, agência responsável pelo grupo desse atenção e novas oportunidades para o grupo.

A verdade é que, em uma sociedade como a Sul Coreana, Sulli era uma pessoa a frente de seu tempo. Foi muito querida no começo de sua carreira, mas sofreu muito com comentários maldosos, simplesmente por se atrever a ser quem realmente era e ir contra os “padrões morais comportamentais” para uma mulher jovem coreana, principalmente sendo artista, já que teria de ser um “exemplo” para os mais jovens. Sulli não foi uma bonequinha, mas sim quem realmente quis ser. E as críticas foram bastante cruéis.

Recentemente Sulli era uma das apresentadoras do programa A Noite dos Comentários Maldosos, disponível para assistir online pelo Viki. O programa dá voz para artistas que, como ela, já sofreram com cyberbullying, rumores e hate no geral, para que seu lado da história seja ouvido. Alguns episódios já gravados podem ainda ir ao ar.

sulli noite dos comentarios maldosos
Noite dos Comentários Maldosos (Imagem Divulgação)

Sulli foi muito forte, por muito tempo. Infelizmente sua força chegou ao fim, mas os fãs serão eternamente gratos por cada momento de felicidade que ela proporcionou. E por cada luta que ela inspirou.

Com muita tristeza, nos resta apenas esperar que medidas sejam tomadas, que as agências sejam mais atentas à saúde mental de seus idols, e que o mundo como um todo seja mais tolerante. Que as pessoas aprendam que quando não se tem algo bom a dizer sobre alguém, é melhor não dizer nada. E que nunca nos falte amor.

Como despedida, ficamos com a voz doce de Sulli em Goblin, sua última música.


Depressão é coisa séria. Não é frescura, não é brincadeira. Não é só para chamar atenção.

Se não se sente bem, procure ajuda.
Você não está sozinho e sua vida importa muito!

Se conhece alguém com depressão, ofereça ajuda. Se não souber como, procure ajuda também.

Ligue 188 e converse com alguém agora mesmo.

*CVV*

Telefone: 188
Site: www.cvv.org.br

*Portal Ministério da Saúde*

Site: portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/suicidio

*Centro de Referência de Assistência Social*

Site: mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/unidades-de-atendimento/cras

*Centro de Assistência Psicossocial*

Site: portalms.saude.gov.br/saude-para-voce/saude-mental/acoes-e-programas-saude-mental/centro-de-atencao-psicossocial-caps