BTS é um fenômeno no mundo todo, com mensagens que influenciam de forma positiva os jovens, seja em suas músicas ou em discursos. Por exemplo, como foi o memorável na Assembleia da ONU em 2021.
Com a literatura, não seria diferente. Frequentemente os integrantes do grupo, principalmente o líder Kim Namjoon (pseudônimo RM), compartilham suas leituras de cabeceira e indicam livros para os fãs.
Então, graças a essas indicações, o interesse na literatura coreana cresceu e diversas obras passaram a ser publicadas no Brasil. Por exemplo, Atos Humanos, Céu, vento, estrelas e poesia e Amêndoas.
Alexsandro Pizziolo (mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio), especialista em paratextos da literatura coreana, conta durante o episódio #23 do Sarangbang:
“Antes da pessoa pegar o Amêndoas, chegar na casa dela, abrir o livro, ela já sabia que era o livro recomendado pelo BTS”.
Assim, reforça como o grupo realmente impacta na escolha de livros e até mesmo molda parte do mercado. Influencia no marketing, divulgação e escolhas de títulos para publicação.
Alexsandro ainda explica como as editoras, por exemplo, a Rocco, opta por fazer publicações nas redes sociais associando o livro a imagem de Kim Nam Joon, ou a música “Amygdala” de August D (também integrante do BTS), em uma estratégia de estimular o leitor.
Inclusive, nas primeiras tiragens de Amêndoas, o livro vinha com um selo exclusivo escrito “Recomendado pelo BTS”.
Com isso, as indicações do BTS e as estratégias das editoras, garantem que os livros sejam sucesso de vendas. Afinal, Amêndoas ocupou por 25 semanas o topo da lista de mais vendidos da Revista Veja, reafirmando que o BTS tem o poder de estimular a leitura de livros no Brasil.
Se você gosta de literatura coreana e tem interesse pela língua, acompanhe um pouco mais sobre o papo de Alexsandro Pizziolo no Sarangbang Podcast.