LW-Mononofu
LW-Mononofu

O engenheiro Masaaki Nagumo sempre quis em ter um robô da sua série de anime favorita, Mobile Suit Gundam, e finalmente pode transformar esse sonho em realidade.

Desenvolvido pela Sakakibara Kikai, produtora de maquinários agrícolas de Gunma, o LW-Mononofu é um robô humanoide de 8,5 metros de altura que pesa mais de 7 toneladas.

Ele também tem uma cabine com monitores e alavancas para o piloto controlar seus braços e pernas.

Sakakibara Kikai gundam
Um comparativo do tamanho. Realmente grande!

“Eu acho que isso pode se tornar um ótimo negócio”, disse Nagumo, que já conhece a popularidade da famosa série, que tem animes, filmes, mangás, jogos e muito mais.

A Sakakibara Kikai já havia desenvolvido outros robôs e máquinas para diversão além de seus equipamentos agrícolas, e os aluga por cerca de ¥100.000 (R$ 3.000) por hora para festas de aniversário de crianças e outros tipos de entretenimento.

A empresa já criou vários robôs, como o Landwalker de 3,4 metros de altura, o Walker Cyclops para as crianças e o boxeador MechBoxer — mas o grande Mononofu supera a todos e faz movimentos complexos. Ele pode mover seus dedos e o torso, e ainda pode andar para frente e para trás.

O robô não é um corredor, já que se move a menos de 1 km/h. Apesar de lento, ele é muito poderoso: sua bazuca de ar no braço direito atira bolas de esponja a cerca de 140 km/h.

Sakakibara Kikai gundam
Cabine de controle lembra muito o que víamos nas séries anos 80.

“Creio que este deva ser o maior robô do mundo inspirado em um anime e que pode ser controlado por dentro”, disse Nagumo.

Mononofu, no entanto, é grande até demais: ele não pode sair da fábrica sem ser desmontado, pois sua altura ultrapassa a entrada.