hajime shacho

Uma nova moda no Japão tem feito sucesso, com milhares de pessoas ficando vidradas em pessoas comuns, ou também YouTubers famosos, estudando e fazendo seu dever de casa.

Recentemente, um programa japonês fez uma matéria sobre como os jovens de lá estão fazendo seus trabalhos de casa enquanto gravam vídeos. Um dos vídeos (veja abaixo) que apareceu no programa era de Hajime Shacho, um YouTuber muito famoso do Japão com mais de 8 milhões de inscritos (somando seus dois canais).

Os vídeos de estudo, “Benkyou Douga” em japonês, tem se tornado muito populares entre os estudantes. Algumas pessoas até intitulam seus vídeos para convidar outros a participarem, escrevendo coisas como “Issho ni benkyou shoyou”, ou “Vamos estudar juntos”.

Essa moda, no entanto, não é exclusiva ao Japão ou aos YouTubers japoneses. Famosos de outros países também se juntaram a essa onda e publicaram seus vídeos na plataforma.

Eles não usam um roteiro ou sabem o motivo dessa moda, talvez seja porque algumas pessoas tendem a ficar muito sozinhas quando estão estudando ou fazendo seu trabalho de casa.

Com esses vídeos, elas não se sentem mais isoladas, já que as pessoas do outro lado da tela se tornam instantaneamente suas “companheiras de estudos”.