Todo mundo conhece, vive e em algum grau ou outro ama a gambiarra, o espírito do improviso, do “deixa que eu dou um jeito”. Enfim, quem nunca pregou um chinelo arrebentado para não se dar ao trabalho de gastar dinheiro com um novo? Assim, o anúncio de um anime sobre um clube que põe a mão na massa e “do it themselves”, é lógico que não poderia ter ficado nada menos do que animadíssimo!

Do It Yourself é um lema bem popular para os americanos (e mais popular ainda graças ao Shia LaBeouf) e faz parte da mentalidade do “Self Made Man”, da pessoa que toma as coisas nas próprias mãos e constrói sua própria vida com o seu próprio trabalho. Fora dos EUA, virou sinônimo anticonsumista; ao invés de gastar dinheiro e acumulando lixo comprando coisas novas assim que as velhas escangalham, recicla-se, conserta-se, renova-se as coisas e aprendemos a ser autossuficientes.

Neste anime, Do It Yourself é título e trocadilho. Ele conta a história de um clube escolar, o DIY, mas também pode ser lido como “Do It Yua Serufu”. Yua Serufu é o nome da nossa protagonista, mas também é o jeito como “yourself” é lido em japonês, “yuaserufu”.

Assim, Serufu é uma menina desleixada, avoada e acima de tudo, desastrada. Completamente desastrada, sempre com um band-aid colado no corpo por causa de algum machucado descuidado. Ela é amiga de infância de Miku, a quem chama carinhosamente de “Purin”, mas as duas se afastam quando começam o ensino médio. Miku se chateia com a atitude a seu ver desleixada de Serufu e decide levar seu futuro a sério, ingressando numa escola de elite para estudar tecnologia de ponta.

Sendo a garota deboísta que é, Serufu não se deixa chatear pelo trejeito tsundere absurdamente chato da amiga. Ao invés disso, ela resolve viver sua vida na escola que pôde entrar e, por acidente, conhecer a Rei, presidente do clube DIY. Na situação típica de um anime centrado num clube (o próprio anime faz piada disso), o clube está prestes a ser fechado por falta de membros e Serufu será o ponto de partida para que o clube se revitalize. Apesar da tecnologia avançada que rodeia a cidadezinha pacata das meninas, Serufu, Rei, Takumi e a intercambista Jobko dão as mãos e suam a camisa para mostrar como o trabalho manual tem um valor distinto que a tecnologia é incapaz de substituir completamente.

De clima mais que suave, animação cheia de vida e damas de graça e beleza acima da média (a mãe da Serufu e a Haruko que o digam), Do It Yourself é o anime perfeito para assistir do lado do pai, do tio ou do avô que tem um arsenal de ferramentas, parafusos e canos de pvc sobrando em casa. Somado aí com títulos como Yama no Susume e Bocchi The Rock, não faltam opões relaxantes para esta temporada!

ASSISTA AGORA NA CRUNCHYROLL