Anúncio

Fãs de yaoi fofinho uni-vos! Sem saber muito o que me esperava eu fui conquistada pela capa do volume único Dekoboko Sugar Days, e mesmo sem ler resumo nenhum meu yaoi-signal já piscou, com a promessa de um romance doce sobre dois colegiais. Apesar de eu estar fugindo de histórias clichês nos últimos tempos, fazia alguns anos que eu não parava para ler um boylove do tipo amorzinho puro, e sendo volume único, eu resolvi dar essa chance ao título.

A história tem como protagonistas Yuujirou Matsukaze (165cm) e Rui Hanamine (186cm), amigos de infância que – desde um incidente em que Yuujirou “salvou” Rui – os tornou inseparáveis. Agora você pode estar se perguntando o motivo de eu ter colocado a altura de ambos, e isso é, porque no maior estilo Lovely Complex, a diferença de 21cm entre os protagonistas é um dos charmes da obra, que inverte os papéis sobre o mais baixo ser sempre o fofo, enquanto o alto é o feroz. Aqui, Matsukaze (o baixinho) é um esportista com uma expressão de poucos amigos, que está tentando lidar com seus sentimentos em relação ao Rui (o alto) que é pouco atlético, atrapalhado e fofíssimo em todos os sentidos.

Os primeiros capítulos são reservados ao compreender de ambos sobre seus sentimentos, já que Yuujirou não consegue entender o porquê dele achar Rui tão fofo, ou o porque de seu coração disparar ao pensar no amigo todo molhado após uma chuva pegar os dois desprevenidos. Enquanto isso, Rui – após um comentário feito pela irmã mais velha – acredita que seus sentimentos quanto ao amigo de infância se tratam de admiração, mas então por que ele se sente tão solitário quando Yuujirou arranja uma namorada?

São seis capítulos mais dois curtas especiais, e apesar de ser um volume único, nós conseguimos acompanhar com facilidade o desenvolvimento dos sentimentos dos protagonistas – não só isso – mas a confusão com a própria sexualidade e as inseguranças de ambos com suas aparências.

Muitos mangás boylove optam por não trabalhar as dificuldades do preconceito de relações homoafetivas, e esse também é o caso. Não espere encontrar grandes questões familiares ou dificuldades para as personagens, toda a trama tem como problemática a identificação dos próprios sentimentos, e aceitação de um pelo outro. Não vejo isso como um ponto negativo, até porque, por ser um título curto, se esses problemas fossem abordados, faltaria espaço para apreciar o amor dos dois, que é a parte mais deliciosa da obra em si.

Apesar de ser um amorzinho do começo ao fim, os últimos capítulos são destinados ao “avanço para fase adulta”, ou seja, a relação sexual entre os dois protagonistas. O que me pegou MUITO desprevenida, pois até então, a tensão sexual das personagens estava muito sútil, com pequenas menções que eu – sinceramente – não achei que levariam por esse caminho (ou pelo menos não seriam mostradas da maneira como foram).

Entretanto, apesar de ser uma surpresa, eu vi com bons olhos esse avanço, até porque, quando falamos de mangás yaoi, é muito comum que eles se dividam em dois tipos: ou algo extremamente puro com um amor idealizado, ou então algo muito adulto com cenas de sexo constante sem se preocupar em falar sobre o sentimento das personagens. Nesse caso, Dekoboko Sugar Days fez uma mistura muito harmoniosa que conseguiu combinar os dois elementos de maneira perfeita, e a relação sexual aparece de maneira natural e evolutiva conforme Yuujirou e Rui exploram a si mesmos, e ao namorado, quebrando aos poucos as barreiras mentais que eles construíram durante os anos de amizade, e dando vazão aos seus desejos.

Com uma arte fofíssima, detalhada e diálogos super doces o “sugar” do título vem bem a calhar, e eu li cada página com corações nos olhos e soltando gritinhos. Apesar da história ser bem fechadinha, com um começo – meio – fim bem demarcados, confesso que me senti um pouquinho triste por ser um volume único, os protagonistas são tão apaixonantes que eu leria muito mais histórias dos dois. Apesar disso tudo, há sempre aquele medo de ir além e estragar o que já está bom, e acredito que a história fez um bom trabalho com o que ofereceu.

dekoboko sugar days

Dekoboko Sugar Days foi cedido pela Tokyopop.