Anúncio

Dagashi Kashi foi um título que acompanhei em 2016 e, com uma continuação tão inesperada dois anos depois, nesta Temporada de Inverno 2018, me senti na obrigação de conferir.

Confira também: Yuru Camp | Primeiro Gole

A história acompanha a história de Kokonotsu, um jovem com o sonho de tornar-se mangaká, e a excêntrica Hotaru, uma garota viciada em doces que tenta convencer Kokonotsu a assumir o comando de uma loja de doces.

Mudanças

O anime teve sua staff completamente mudada para essa temporada, passando do estúdio Fell para o Tezuka Production, tendo alterações também na direção e nos designs de personagem.

A mudança, para muitos, foi prejudicial: além do estúdio e do diretor serem inferiores se comparados ao anterior, o design dos personagens também não foi muito bem recebido pelos fãs, simplificando os traços dos personagens e perdendo o capricho que outrora havia cativado.

Diferente da primeira temporada, completa com doze episódios de 24 minutos, nesta, a série contará apenas com episódios de 12 minutos. Minha experiência com Dagashi Kashi, nesse sentido, foi cheia de altos e baixos.

Anúncio

Durante a primeira temporada — que inclusive revi recentemente para fazer esse Primeiro Gole — a sensação é de uma história que é sustentada única e exclusivamente pelo carisma da Hotaru, arrastada, lenta, e na maioria das vezes desinteressante (uma vez que o cerne da história concentra-se na apresentação de doces típicos do Japão, cultura essa que poucos ocidentais tem acesso e interesse). Com os episódios de 12 minutos, porém, a história torna-se mais leve e agradável.

dagashi kashi 2
Dagashi Kashi 2 (Imagem Divulgação)

Açúcar e Café

O clima de intimidade criado pela história ambientada em uma cidadezinha pacata do interior, que tem uma antiga lojinha de doces e um Café como principais cenários interativos é o ponto mais doce e mais amargo da história, ao mesmo tempo.

Para quem gosta de slice of life com uma comédia descomprometida, vale a pena conferir, entretanto, o background que circunda toda a história e faz com que a gente se importe com aqueles personagens é, a cada episódio da primeira temporada, deixado de lado, embarcando em um ócio de acontecimentos cansativo.

Da segunda temporada, porém, aguardo mais movimento e dinamismo, uma vez que o tempo dos episódios foram reduzidos.

Fato positivo para a segunda temporada é a animação da abertura, que é ligeiramente melhor que a primeira (embora eu goste mais da música da primeira temporada).

De qualquer forma, parando de comparar a diferença entre as temporadas, certamente o carisma e o jeito excêntrico dos personagens lhe chamam um pouco para a história, independente de enredo e de um desenvolvimento mais profundo da trama.

dagashi kashi 2
Dagashi Kashi 2 (Imagem Divulgação)

Vale a pena?

No fim das contas, sinto que Dagashi Kashi é mais um comercial patrocinado do que um anime com uma história para contar, porém, mesmo pessoalmente com essa impressão, não deixo de ficar interessado nos momentos de surto de Hotaru e seu jeito incomum e peculiar de lidar com as coisas.

Se você quiser investir alguns minutos de entretenimento com doces japoneses, Dagashi Kashi é a pedida certa, uma verdadeira aula, com curiosidades, informações relevantes e bastante bom humor.

Anúncio