Anúncio

Jovem sucogamer, você gostaria de criar uma aliança com o império do Suco? Podemos usar da diplomacia ou das táticas de guerra. Escolha ser um vassalo ou entrar num esquema de traição e guerra. Um pouco disso e um pouco daquilo é apenas o básico da estratégia que envolve Crusader Kings III.

Crusader Kings III é um RPG estratégico medieval que traz os livros de história a tona. Além de você controlar uma dinastia real, você pode criar um novo curso na história da humanidade. Mas o importante é que não existe uma maneira certa, e sim a forma que te agrada mais.

Diplomacia ou Sangue

Criar um império grandioso não deve ter sido tarefa fácil. A história da humanidade retrata isso em diversos momentos. Tiranias e diplomacias andaram juntas ou causaram muitos problemas porque tudo se baseia em decisões, intrigas e guerras.

Crusader Kings III abraça a história entre os anos de 867 ou 1066 até 1453. Quando você cria um novo jogo você pode escolher um entre 5 momentos da história que envolvem certas regiões e fatos históricos relacionados ao desenvolvimento delas. Você deve escolher um império com seu respectivo líder definindo a dificuldade do jogo.

Atenção aos detalhes que são cruciais para a progressão do jogo, porque as características dos personagens pode garantir uma grande vitória e reputação é crucial! Cada líder tem talentos próprios mas todos podem abraçar um dos 5 estilos de vida.

Os estilos são arvores que você distribui alguns pontos conforme suas progressões e decisões abraçam a evolução como linha bélica, melhorando seu exercito, ou de intrigas e a chance de causar discórdias sociais como exemplo.

Os talentos do líder se dividem em três categorias, uma relacionada a educação, outra a personalidade e a terceira são vantagens e desvantagens, físicas ou mentais, como por exemplo psicótico ou virilidade. Elas são importantes pois como a vida é curta na idade medieval você vai passar alguma informação para sua prole de filhos.

Logo você precisa casar ou ter barrigas de aluguel, ou para fins de conquistar mais territórios ou para salvar sua árvore genealógica. Seus filhos herdam características dos pais, mas podem aprender novas com a tutela de membros do seu conselho, vassalos ou até mesmo de outros reinos.

Força, Fé e Ouro

Abrangendo as moedas do jogo você tem recursos que são baseados em ouro, respeito e fé. Para algumas ações você terá que garantir esses pontos de alguma forma, a melhor sempre será baseada na persona de seu líder. Conquistar territórios aumenta o ganho de recursos e também de necessidades para manter a segurança, mas pode gerar mais guerras e invasões em seus territórios, diplomacia né?

Temos ai a questão da cultura do seu povo, se ele é voltado para cultivo ou para a parte bélica retribui recursos específicos. É importante ressaltar que Crusader Kings III requer uma atenção extrema por parte do jogador, em detalhes de como cada recurso e ação sua gera recursos.

Contudo uma das mecânicas dentro do jogo é o são as explanações das palavras-chaves a qualquer momentos. O jogo, em single player, pode ser pausado para você tomar decisões e caso alguma coisa está confusa, basta levar o cursor do mouse para uma palavra-chave. Além de abrir uma nova caixa contendo informações sobre ela, ela pode gerar novas palavras-chaves que podem te guiar.

Crie sua história

Agora que tal você escolher um reino e criar seu monarca ao seu estilo? Crusader Kings III traz uma nova experiência de criação. Escolha seu sexo, orientação sexual, religião, a sua dinastia e o reino que quer que sua história comece. Portanto todo o mapa está disponível para você, abrace a Europa, a Ásia ou o Norte Africano e inicie sua jornada.

Mas você se lembra das características do líder? Como um bom sistema de RPG há distribuição de pontos para seus talentos, quanto maior a vantagem que ele atribui mais pontos são adicionados ao personagem. Desvantagens subtraem pontos deixando aquele gostinho. E porque esse sistema é importante? Ele permite que você crie um líder fora do padrão para um single player. Mas no modo multiplayer você pode definir uma quantia de pontos ou usar o limite de 400 para competir com outros jogadores e desbloquear as conquistas do jogo.

Além disso durante a criação do personagem você pode ver o quanto a equipe de historiadores deve ser aplaudida. Você pode ver todas as etnias e religiões que abraçam o jogo, dessa forma você pode passar algumas horas conhecendo nomes que nunca passaria na sua frente se você não for um historiador ou teólogo.

Bastardos Inglórios

Se você é um fã de estratégia e de RPG, Crusader Kings III tem que estar na sua lista de desejos e é um jogo para desfrutar e dar risada de suas próprias decisões. Pessoalmente quis conquistar a Sibéria, começando num limbo chamado Tartas, até que um filho bastardo me matou.

Além disso o jogo é muito denso com as informações e a forma de jogar. O tutorial ajuda bastante porém quando se chega ao ponto das guerras eu pessoalmente achei confuso. Criar tramas ajuda a desenvolver alianças ou inimigos, mas os momentos históricos que são gerados com suas decisões são legais.

Você tem uma várias formas de enxergar os territórios com as opções nos mapas que podem dar dicas e ajudar a você se desenvolver. Aproveite as guerras ou diplomacia para obter favores quando precisar.  Contudo algo que pode prejudicar aos interessados por esse jogo é a falta de localização para português, obrigando a ter uma boa noção de inglês ou um dicionário por perto.

Cruzader Kings III foi indicado para o The Game Awards 2020 na categoria Melhor jogo de Simulação/Estratégia e em seu primeiro mês vendeu mais de 1 milhão de cópias. Seja um monarca de várias formas, ou revisite a história e reescreva à sua maneira.

ADQUIRA AGORA NA STEAM