Você com certeza já deve ter notado o boom de séries e filmes asiáticos em plataformas como Netflix, Prime Vídeo e Max, além do líder no gênero, Rakuten Viki. No Brasil, os k-dramas, produzidos na Coréia do Sul, são os mais populares, e estão sendo responsáveis por impulsionar a importação da cultura do país. Famosa como “Hallyu”, a Semrush, analisou essa tendência e levantou as principais buscas dos brasileiros na internet sobre o tema.
Audiovisual
De acordo com o estudo, o termo “dorama” teve 110 mil pesquisas no último mês, registrando um aumento de 305,9% nos últimos quatro anos. Já a questão “o que é dorama” contou com 40.5 mil buscas, um crescimento de 820,5% no mesmo período. Enquanto isso, “melhores doramas” teve 27.1 mil pesquisas (+310.6%). Ainda, a capital da Coreia do Sul, “Seul” , teve 33.1 mil pesquisas (+22.1%) e o termo “coreano” 110 mil (+21,5%).
Sobre o assunto, Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil, explica:
É fascinante ver como filmes e séries têm o poder de despertar o interesse das pessoas em mergulhar de cabeça em outras culturas, entendendo-as de forma mais profunda e significativa. A influência dos Estados Unidos no Brasil é um belo exemplo disso. Impulsionada pelo cinema de Hollywood, vimos a proliferação de franquias de fast food, a disseminação da música e muitos outros aspectos da cultura americana deixando sua marca por aqui. E, por meio dos doramas, a Coreia do Sul também está conseguindo atrair os olhares para sua cultura.
Cuidados físicos
Assim, com o aumento dessa popularidade, outros termos relacionados à cultura sul-coreana passaram a despertar o interesse dos brasileiros. “Taekwondo”, arte marcial originada no país, contou com 90.5 mil buscas em março, registrando um crescimento de 123,5 % nos últimos quatro anos.
Termos sobre cuidados com a pele também tiveram aumento durante o período: Skin care corena (+247,1%) e K-Beauty (+26,1%). Além disso, a procura por “produtos coreanos” teve um aumento de 20,8%.
Gastronomia
No entanto, entre as curiosidades sobre o país, a culinária, muito em evidência na trama dos doramas, ganha destaque. “Kimchi”, um acompanhamento feito a partir de hortaliças fermentadas, registrou 49.5 mil buscas em março (um aumento de 49,5% nos últimos quatro anos). O “soju”, uma bebida alcoólica bastante popular no país, teve 49.5 mil buscas (+234,5%). Já o “tteokbokki”, bolinhos de arroz cozidos em um molho picante e adocicado, alcançou 27.1 mil de pesquisas (+124%). “Kimbap”, similar ao sushi japonês, mas recheado com uma variedade de ingredientes como arroz, legumes, ovo cozido, carne e/ou peixe, teve 18.1 mil buscas (+311,4%). E o “jajangmyeon”, macarrão de trigo cozido em um molho espesso e escuro à base de feijão preto fermentado, obteve 9.9 mil buscas (+50%).
Com o aumento do interesse pelos pratos típicos do país, a busca por “restaurantes coreanos” também cresceu entre os brasileiros. No último mês, foram feitas 22.2 mil buscas pelo termo na internet, um aumento de 1068,4% nos últimos quatro anos.
Casagrande finaliza:
Os espectadores assistem às personagens saboreando tal alimento e também querem vivenciar aquilo. Por isso, eles procuram saber o que é o prato, sua receita e até restaurantes que fazem a refeição. À medida que o boom dos “doramas” continua, é provável que mais brasileiros se encantem com a riqueza cultural da Ásia e se envolvam cada vez mais com essa forma única de entretenimento.