Com certeza se você não assina o Crunchyroll, já ouviu falar sobre, não é mesmo?

A plataforma de conteúdo asiático (principalmente animes japoneses), Crunchyroll, reúne em seu catálogo mais de 25 mil episódios licenciados. Destes, muitos são traduzidos e legendados para o português-brasileiro e podem ser acessados via web, aplicativos para TV e aplicativos para iPhone, iPad, Android, Kindle, Windows Phone, PlayStation®3, PlayStation®4, PlayStation®Vita, Xbox LIVE® na Xbox 360 e Xbox One, Apple TV, Roku, Nintendo Wii U e muito mais.

Um pouco de sua história

Fundado por um grupo de estudantes da Berkeley na Califórnia, o Crunchyroll iniciou sua história em 2006 como um sistema de fansub, legendando animes e distribuindo gratuitamente em um serviço. Contudo, os problemas de copyright começaram a aparecer e logo em 2008 reformularam e migraram no ano seguinte para um novo conceito de empresa, licenciando títulos e conseguindo diversas parcerias com distribuidoras japonesas.

Já no Brasil, a plataforma chegou no fim de 2012, trazendo títulos de peso como Naruto, Bleach, Gintama e o hype da época, Sword Art Online. Além da exibição de animes (trabalhando também com simulcast), temos o acesso a doramas e mangás em INGLÊS no modelo digital.

Cadastrando

Para fazer o seu cadastro no Crunchyroll é muito simples. Entre no SITE  e clique em ENTRAR no canto superior direito. Lá você escolhe um email, nome de usuário, senha, coloca sua data de nascimento e ZAZ! Simples como qualquer outro cadastro que vemos por aí nas interwebs.

Já dentro e logado, teremos acessos as séries, notícias e uma das coisas mais legais da plataforma, o FÓRUM. Pode-se dizer que ele é bem agitado e mais interessante que os sistemas de comentários de um Netfix ou Steam da vida. Dentro do sistema, é possível marcar nossas preferências, editar o perfil e postar suas resenhas por lá.

Quem quiser usar o login 'sucodetamarindo' tá disponível galera! :D
Quem quiser usar o login ‘sucodetamarindo’ tá disponível galera! 😀

Free ou Premium?

Ou seja, Pagar ou Não Pagar?
No Crunchyroll é possível ter dois tipos de contas, a Free e a Premium. Enquanto a primeira é gratuita, a segunda é cobrada uma taxa de 4.99 dólares ou 8.49 dólares na sua versão “Plus”. O que muda em cada uma, você pode ver na tabela um pouco mais abaixo.

Sendo direto, o que fará você ser um assinante do Crunchyroll é ter o acesso do episódio um pouquinho depois dos japoneses (Simulcast) e poder assistir numa qualidade 720p ou 1080p, que de fato, se você está assistindo num monitor “grandinho” ou TV, faz muita diferença (mas claro que sua conexão de internet é um fator determinante por aqui também). Já no plano Premium+, é recomendado você conhecer primeiro o Crunchyroll e suas funcionalidades, assinar o Premium “normal” e refletir se vale à pena para você migrar para o plano Plus, já que ele é muito mais vantajoso para quem mora nos Estados Unidos, por exemplo.

Lembrando que o pagamento pode ser feito por cartão de crédito internacional, boleto bancário, Paypal e Paymentz (aqui dá pra usar o seu cartão de crédito nacional). Há também a opção de você testar o sistema Premium por 15 dias (Trial), inserindo seus dados do cartão/conta no site. Lembre-se de cancelar a a assinatura antes dos 15 dias caso não queira assinar o serviço. 

crunchyroll-preços
Free, Premium e Premium+

Vantagens e Desvantagens

Começando a falar dos “contras” do sistema, é quanto a não ter TODOS os animes da temporada. Mas isso é inevitável, é quase que “impossível” licenciar tudo o que sai por lá e talvez você sinta um pouco de falta de ter o anime x ou y. Outra coisa que você pode achar falta, são os mangás em português. Provavelmente, a plataforma achará uma maneira de trazer os títulos pra cá – e talvez entrar na briga com o Social Comics? – e enquanto isso não acontece, dê uma treinada no seu inglês aí 😛 

No quesito vantagens, vamos começar comparando com o Netflix. No Crunchyroll tem aquele esquema de “continuar assistindo” exatamente onde você parou. Outra coisa: Quando o episódio termina, o próximo já entra na lista para começar.

A praticidade é uma boa por aqui. Não dependemos do computador para assistir nossos animes preferidos, e podemos usufruir da plataforma em Smart TV, mobiles e tablets. Creio que este último seja um dos grandes fatores determinantes para assinarmos o serviço. E então, bora conhecer?