Anúncio

Tiger Mask é uma série de mangás e animações de esporte, mais especificamente sobre Puroresu (Pro-Wrestling ou Luta-Livre), escrita por Ikki Kajiwara e ilustrada por Naoki Tsuji.

A obra original, que foi publicada de 1968 à 1971 em 14 volumes, teve um relevante sucesso e ganhou até mesmo um anime com 105 episódios, além de dois filmes em 1970. Uma outra animação intitulada Tiger Mask II também foi lançada em 1981 contando com 33 episódios.

Na obra, o personagem principal intitulado justamente de Tiger Mask é um lutador de puroresu que decidiu ser um herói exemplar nos ringues, após um garoto criado no mesmo orfanato que ele mostrar sua idolatria pelo personagem.

Apesar de não ser um estrondoso sucesso, Tiger Mask acabou inspirando diversas mídias ao longo do tempo. Como o próprio nome sugere, o lutador usava uma máscara de tigre para lutar e, isso inspirou a criação do lutador King, na franquia de jogos Tekken.

Mas o ponto que talvez seja mais relevante é o fato de que durante os anos 70 e 80, a New Japan Pro Wrestling (NJPW), que é uma empresa de Puroresu, trouxe o personagem para os seus ringues, tendo o lutador Satoru Sayama como o portador da icônica máscara de tigre. Sayama inclusive é lembrado até hoje como um dos personagens mais emblemáticos da empresa e um dos melhores lutadores não só de sua época, mas de todos os tempos.

O sucesso do personagem foi tanto, que anos depois da primeira aposentadoria de Sayama, Mitsuharu Misawa, que é considerado um dos maiores lutadores da história, assumiu a mesma máscara encarnando o personagem e se chamando de Tiger Mask II. Ao longo da história outros homens surgiram e também assumiram a máscara, com Koji Kanemoto sendo o Tiger Mask III, Yoshihiro Yamazaki sendo o Tiger Mask IV e Ikuhisa Minowa como Tiger Mask V.

Anúncio

Avançamos então para o ano de 2016, quando foi ao ar a mais recente obra da franquia, intitulada Tiger Mask W, sendo uma continuação direta da obra de 1968 (Tiger Mask II se passa em outro universo). Junto disso, a NJPW também reviveu o personagem em seus shows, bem como alguns outros personagens saídos diretos da animação. E em contrapartida, alguns pro-wrestlers reais da NJPW também fizeram participações especiais na animação e, a própria NJPW aparece como uma das equipes no anime. Confira logo abaixo!

Tiger Mask/Kota Ibushi

O protagonista na obra se chama Naoto Azuma, entretanto, nos ringues da NJPW o lutador Kota Ibushi foi responsável por trazê-lo a vida com uma nova máscara mais moderna. Ibushi é um dos mais populares wrestler japonês e é conhecido pelo seu atletismo absurdo e seus movimentos voadores. Além disso, o lutador também aparece como ele mesmo no anime e é um dos únicos a fazer sua própria dublagem.

 

Tiger the Dark/ACH

Na obra, Tiger the Dark é o grande rival do protagonista e é uma espécie de releitura do original Dark Tiger do anime anterior. Normalmente, gaijins (estrangeiros) interpretaram o personagem ao longo dos anos, mas para a promoção de Tiger Mask W, o americano ACH foi o responsável por usa sua máscara. Ele, assim como Ibushi, é conhecido por seus movimentos voadores e seu atletismo, além do fato de ser um declarado aficionado por animes, usando inclusive muitos elementos de obras como Dragon Ball, Naruto e One Piece em suas entradas.

Red Death Mask/Juice Robinson

Red Death Mask é um personagem antagonista na obra e possui referência a insetos em sua roupa de luta, além de ser um assassino contratado pela organização vilã do anime. Ele foi interpretado pelo lutador Juice Robinson nos ringues da NJPW.

Kazuchika Okada

Okada é provavelmente o mais popular lutador japonês da história recente da NJPW. O ‘Rainmaker’ como é conhecido, tem o segundo maior reinado com um título na história do Japão e o maior reinado com o titulo mundial da NJPW, além de ser considerado um dos melhores wrestlers que o mundo já viu. No anime ele se junta a Tiger Mask para luta contra a organização GWM. Uma curiosidade é que Okada é casado com a atriz de voz Suzuko Mimori, que já fez papeis em Tokyo Ghoul, Btooom! e em filmes de Digimon e Fairy Tail, além do próprio Tiger Mask W.

Hiroshi Tanahashi

O ‘Ace’ da NJPW é um dos mais carismáticos e amados lutadores do Japão. Durante muitos anos ele foi o principal rosto da companhia e foi o responsável por levar a equipe nas costas nos anos em que a empresa passou por uma crise. Em Tiger Mask W ele auxilia o protagonista em seu treinamento.

Yuji Nagata

O ‘Blue Justice’ Yuji Nagata é atualmente um ex-lutador e foi um dos grandes ícones do puroresu e passou por diversas equipes ao longo de sua carreira. Hoje em dia ele é diretor de talentos, responsável por descobrir novos garotos para a NJPW.

Togi Makabe

Makabe é outro icônico lutador da NJPW com suas grandes correntes. Na série ele é um aficionado por doces e tem até um blog sobre eles. A curiosidade é que na vida real ele é realmente viciado em doces. Makabe foi um dos poucos lutadores que também atuou como dublador de si mesmo no anime, uma vez que ele já te experiência como ator de voz, atuando em filmes, tokusatsus, jogos e outras animações.

Tomoaki Honma

Honma é um lutador que se distingue dos demais pelos seus cabelos descoloridos e seu bronzeado completamente único, além de sua personalidade bem agitada e seu golpe assinatura, o Kokeshi, onde ele acerta o inimigo com uma cabeçada voadora.

Bad Luck Fale e Tama Tonga

Fale e Tama Tonga são dois wrestlers da ilha de Tonga que também apareceram no anime. Eles são integrantes da Bullet Club, uma facção da NJPW que foi a mais popular facção na indústria do Pro-Wrestling durante bons anos.

Tomohiro Ishii

O Stone Pitbull é um dos mais queridos e lembrados lutadores japoneses da NJPW. Ele é conhecido por ter um estilo bem mais agressivo do que o normal e por ter uma resistência absurda.

Yoshi-Hashi

Yoshi é um lutador não muito popular da NJPW, mas que ainda assim tem um certo papel de destaque em alguns momentos nos shows. Ele faz parte da facção Chaos, que é liderada por Kazuchika Okada e rival da facção Bullet Club.

Kenny Omega

O ‘One Winged Angel’, considerado um dos maiores gaijins da história da NJPW, Omega é também tido como um dos melhores wrestlers da atualidade e protagonizou uma rivalidade histórica contra o próprio Kazuchika Okada pelo título da NJPW. Ele é um Otaku declarado (tendo inclusive um personagem com essa premissa anos atrás), além de ter várias referências a jogos e animes num geral em suas entradas e é também o líder da Bullet Club.

Tetsuya Naito

O incontrolável Naito foi um dos 3 grandes nomes da NJPW em 2016 ao lado de Okada e Omega, na época em que o anime foi lançado. Ele tem um estilo muito mais rebelde e faz constante uso de gírias em espanhol, além de ser líder da facção Los Ingorbenables de Japón.

Evil

Este é um icônico lutador da NJPW, conhecido por seu personagem que aparenta vir do mundo das trevas. Na época de lançamento de Tiger Mask W, EVIL era membro dos Los Ingorbenables de Japón e um braço direito de Naito, mas ele acabou ganhando ainda mais popularidade e hoje em dia ele é um dos membros da Bullet Club.

Gedo

No anime, Gedo é um dos maiores lutadores técnicos da história. Na vida real, além de ser um famoso lutador, ele é também o principal ‘booker’ (pessoa responsável por escrever as histórias dos shows de Pro-Wrestling) da NJPW, além de assim como no anime ser o gerente de Okada. Nos dias atuais Gedo traiu Okada e a Chaos e passou a fazer parte da Bullet Club.

Spring Tiger/Tiger Dream

No anime, Haruna Takaoka é uma lutadora mascarada que usa também uma máscara de tigre e é a protagonista feminina da obra. Nos anos 90, a lutadora Candy Okutsu atuou sob a máscara de tigre personalizada na cor rosa, com o nome de Tiger Dream, que serviu de inspiração para Spring Tiger. Ela é dublada por Suzuko Mimori, que como dito, é a esposa de Kazuchika Okada.

Queen Elizabeth e Payne Fox

Apesar não fazerem participações importantes e diretas em Tiger Mask W, as duas lutadoras foram claramente inspiradas em Charlotte Flair e Becky Lynch, duas das mais populares lutadoras da atualidade. Elas atuam pela WWE.

Billy The Kidman

No começo dos anos 2000, o lutador Billy Kidman ganhou certa relevância no cenário americano. No anime, acabou por aparecer um wrestler claramente inspirado em sua persona e assim como a maioria dos gaijins que não eram da NJPW, ele faz parte da equipe de vilões.

Blackout/Undertaker

No anime, Blackout é um robô de mais de 2 metros da Tiger’s Den, que serve como guardião do combate Hell in the Hole, sendo o último oponente a ser enfrentado. Ele tem claras semelhanças com o lendário lutador The Undertaker, que não ficam somente na aparência intimidadora, mas Taker também foi o responsável por inventar um combate chamado Hell in a Cell.

Metal Warriors

Os Road Warriors são conhecidos como uma das mais icônicas duplas da história do Pro-Wrestling, tendo atuado tanto nos EUA quanto no Japão e, claramente o anime faz uma referência a eles com os Metal Warriors.

Além dos wrestlers citados aqui, é possível ver referência a muitos outros aspectos do Pro-Wrestling como um todo em Tiger Mask W, como o nome de alguns movimentos e até lutadores claramente inspirados em pessoas reais.

Outros wrestlers como Hiroyoshi Tenzan, Toru Yano e Satoshi Kojima são vistos na plateia dos shows em Tiger Mask W, além do anunciador oficial da NJPW, Kimihiko Ozaki, também aparecer no anime como ele mesmo e, apesar de ter também o ofício de ator de voz, não dublou seu personagem.

Anúncio