De volta ao Anime Friends/Ressaca Friends logo depois de sua primeira visita no ano passado, o bless4 teve um agenda apertada cuidando de suas próprias apresentações e do Anisong Idol Project.
Por algum golpe de sorte pudemos achar um tempinho para um papo ao mesmo tempo engraçadíssimo e inspirador com os irmãos, sempre simpáticos e atenciosos em meio ao corre corre!
Nesta conversa, mediada pela Isabela Arantes, você verá um lado sustentável da Akino como nunca antes vimos, bem como o japonês que melhor entendeu o Brasil em uma única palavra!
Vocês conhecem alguma palavra em português?
Kanasa: “Tudo bem”, “divertido”
Akashi: Tem uma que é a minha favorita, “gambiarra”! *risos e aplausos generalizados!*
Akino: Ah, tem também “gostoso”! Mas sério, obrigado mesmo por nos receberem e desculpa por não ter dado para parar pra conversar antes!
Vocês vieram no ano passado pela primeira vez como músicos e agora vocês parecem ter voltado também como produtores, trazendo essa galera toda. Eu queria saber como foi esse processo de trazer o Anisong Idol Project?
Akashi: (em português) Sim! *risos*
Nós amamos fazer shows, mas um objetivo a mais que temos agora é de nos conectarmos com as futuras gerações e esse é um dos propósitos que eu vejo na arte.
Akino: E eu acho bem bacana que nós possamos como artistas não só nos apresentar, mas também trazer pessoas para cantar e dançar. Então nós queremos mudar a música como um time, não só por nós mesmos, espalhando amor e esperança.
Kanasa: As coisas foram um pouco mais corridas esse ano, porque nós estavamos realizando as nossas apresentações e tínhamos que ajudar nas apresentações deles, ajudar no penteado, a Akino cuidou do figurino deles sabe, toda a parte de produção foi muito divertida, mas essa foi a nossa primeira vez trazendo um grupo para o exterior. A gente está muito feliz com o amor que vocês estão dando para o nosso AIP e eles estão curtindo a beça, então muito obrigada!
Akashi: E outra coisa, fazer dinheiro como um artista é muito difícil. Então estamos tentando bolar esse sistema onde a gente possa criar essa rapaziada de modo que elas possam fazer o que amam e ganhar algum dinheiro com isso. Nós ainda não sabemos qual é o sistema perfeito, mas estamos trabalhando nisso. Eles começaram como um grupo há umas duas semanas, então está tudo na base do poder da gambiarra! *risos*
Akino: E além disso esse é o aniversário de vinte anos do Anime Friends que também marca o nosso aniversário de vinte anos, então queríamos fazer algo especial! É por isso que estamos aqui com o AIP e somos muito gratos ao Friends por essa oportunidade. Ah, e nós tivemos uma audição e recebemos uma aplicação do Brasil! Então nós chegamos aqui na sexta, ninguém havia se conhecido ainda e praticamos por cerca de duas a três horas e essa foi a primeira vez de todo mundo no palco! Por isso acreditamos que em música não importa qual língua você fala ou de qual país você vem, a gente acredita que a música é sobre fazer conexões, é sobre amor, desde o Japão até o Brasil!
Boa tarde, eu quero saber quais as inspirações para os figurinos de vocês?
Akino: Depende um tanto do tema, para essa sexta nós estávamos usando roupas inspiradas em quimonos; eu olho à minha volta e de acordo com as cores eu penso no que combinaria melhor com cada membro.
Kanasa: E cada um de nós temos cores-temas, onde o Akashi é azul, Akino é vermelha e eu sou amarela. E a Akino incorpora isso nas nossas roupas.
Akino: Quando nós eramos jovens, nós eramos mais pobres. Hoje em dia eu faço moda e eu também uso roupas velhas, misturando diferentes estilos de moda, remanejando, aproveitando todo tipo de tecido. O Akashi por exemplo está usando um colar feito de tampas de latinha, e eu quero fazer mais desse tipo de design no futuro pelo meio ambiente. Uma moda sustentável!
Akashi: Mas eu tenho que dizer isso: a inspiração para as roupas dela sou eu! *risos*
Akino: Eu gosto muito de usar as cores do Brasil, azul, amarelo e verde. Com certeza vou querer pensar numa combinação dessas para a próxima vez!
Qual a maior dificuldade e o maior benefício de se trabalhar com os irmãos?
Akashi: (em português, de novo) Sim!
Acho que a parte mais difícil, deixa eu ver… nós trabalhamos juntos a tanto tempo que às vezes achamos que já sabemos tudo o que o outro pensa. Daí às vezes eu acabo esperando delas que já saibam o que eu estou pensando, ainda que eu não tenha dito nada. Mas com o passar dos anos eu passei a entender que nós temos que nos comunicar ainda mais, porque nós vamos nos tornando pessoas diferentes, nossas mentes vão ganhando individualidade própria e passamos a gostar de coisas mais diferentes do que quando eramos jovens. A comunicação fica mais importante quanto mais velhos ficamos, é nisso que acredito. É uma coisa um pouco complica, mas bem bonita.
Akino: Quanto mais velhos ficamos mais a gente passa a entender o que a gente quer fazer, então o importante é se juntar e trazer essas ideias, mas sempre respeitando a outra pessoa. Às vezes você pensa estar certo, que aquela ideia na sua cabeça é a melhor, mas se você insistir nisso, você cria atritos. Eu venho aprendendo que temos que respeitar o outro e que mais importa você ser gentil e aberto. Eu ainda estou aprendendo isso.
Kanasa: Como estamos trabalhando tanto e a tanto tempo juntos e isso deixou a gente meio que workaholic. Então rola muito no nosso tempo livre de alguém chegar e perguntar, “Pra onde você está indo?!”. Então a gente tem que sempre dar um jeito de arrumar um tempo para as nossas próprias agendas particulares. O Akashi sempre brinca que ele acaba ficando de vela nos nossos encontros, o que não é verdade. *risos*
Finalizada a conversa com a coletiva, o bless4 chamou a garotada do Anisong Idol Project para a última coletiva antes de partirem do Anime Friends! Confira aqui o papo com o AIP na íntegra!