Conheça a Satoshi Hazy IPA, a cerveja inspirada no criador da bitcoin

Anúncio

A marca de cervejas Dogma veio para inovar, produzindo bebidas complexas e ousadas, altamente lupuladas, com uma apresentação única e marcante. Buscando sempre por novidades, em novembro de 2021 a marca passou a aceitar bitcoin como forma de pagamento. Então nada mais justo que o próximo passo fosse criar uma cerveja para homenagear essa implementação.

Foi assim que surgiu a Satoshi, uma Hazy IPA com 6,5% de teor alcoólico, feita com os lúpulos Bravo, Citra e Strata, o que lhe confere aromas cítricos e frutados intensos que lembram manga, maracujá e laranja. Mas onde entra a bitcoin nisso?

Bom, o nome da cerveja foi escolhido em homenagem ao Satoshi Nakamoto, suposto criador da bitcoin. Esta é uma figura enigmática, pois ninguém sabe ao certo sua verdadeira identidade, apenas que ele apresentou o conceito da moeda digital descentralizada em 2008 e em janeiro de 2009 a rede bitcoin começou a funcionar.

Assim, o ilustrador Leandro Dexter utilizou o mistério em volta de Satoshi para criar o rótulo da Satoshi Hazy IPA: uma pessoa com capuz, tornando-se irreconhecível. Além disso, a palavra “Hazy” do inglês significa nebuloso, que além de se encaixar com essa misteriosa figura, se dá ao fato de sua turbidez – única e exclusiva, característica do estilo.

Satoshi Hazy IPA cerveja
Imagem Divulgação

Ainda, Leonardo Satt, cofundador e sócio proprietário da Cervejaria Dogma fala um pouco sobre o produto:

Não há estilo de cerveja que mais se assemelhe à pessoa de nossa homenagem do que o Hazy. Não somente por ser uma cerveja turva, mas também por ser um estilo que, embora novo, já é causador de muitos debates entre especialistas do meio cervejeiro.

Muitos consumidores não concordavam que essa variação de IPA fosse classificado como um estilo, além de enxergarem Hazy como atributos da cerveja. Ou seja, Hazy era a denominação para a característica de uma receita para cervejas com aparência opaca – desde baixa a muito alta.

Anúncio

Esse estilo de cerveja, também conhecido como NEIPA (New England IPA – IPA da Nova Inglaterra), se originou no estado de Vermont, nos Estados Unidos, sendo que a pioneira desse estilo foi a cervejaria The Alchemist.

Por fim, o guia de cervejas da Brewers Association descreve o Hazy IPA como um estilo de cervejas com aparência turva – desde uma leve turbidez até as mais intensas, daquelas que deixam a cerveja com um amarelo/alaranjado intenso.

No site da Cervejaria Dogma você pode encontrar a lata de 473ml por R$38, como você pode conferir clicando no botão abaixo.

Satoshi Hazy IPA cerveja
Imagem Divulgação

CERVEJARIA DOGMA SITE OFICIAL

Anúncio