Por muito tempo, as produções BLs vindas da Tailândia foram mal vistas por algumas pessoas da comunidade LGBT+ de lá. Isso porque, na grande maioria desses dramas, o que se via eram retratos de temas que pareciam maquiar, ou, até mesmo, desprezar a verdadeira e conturbada realidade em que elas vivem.
Nos últimos anos os BLs despertaram uma via muito importante no debate sobre o casamento igualitário na Tailândia. Com a globalização destas séries, a questão LGBT+ no país passou a ser acompanhada por milhares de pessoas no mundo todo. Essa imensa visibilidade aconteceu, principalmente, graças a alguns diretores e produtores que fazem parte da comunidade e então começaram aplicar referências da luta pela igualdade em seus dramas, mesmo que a maioria ainda sofresse com a censura.
Para conhecer ainda mais a importância dos BLs tailandeses na construção de uma corrente de orgulho que tem ajudado bastante na questão local, listamos 5 produções que retratam o orgulho LGBT+.
1I Told Sunset About You (2020)
Título indispensável, I Told Sunset About You é um drama que conseguiu ultrapassar várias barreiras envolvendo os BLs tailandeses. Além do espetáculo técnico conduzido de maneira ímpar, a série encontrou liberdade para trabalhar melhor alguns assuntos, como a sutileza ao explorar a sexualidade dos seus personagens, os quais não deixam de mostrar os sentimentos que todo LGBT+ sente quando se encontra diante da descoberta mais importante da sua vida.
2The Miracle of Teddy Bear (2022)
Levantar questões como orgulho LGBT+ em produções BLs na Tailândia ainda está longe de ser algo fácil, e The Miracle of Teddy Bear nos mostra o porquê. O BL foi boicotado antes mesmo de ir ao ar, pois sua exibição em rede nacional causou um verdadeiro movimento de ódio e preconceito nas redes sociais. E quando estreou, o drama enfureceu ainda mais aqueles que queriam o seu fim, principalmente, depois de falar abertamente sobre a homofobia da sociedade e do Estado tailandês. Embora tenha tido esses problemas, o BL conseguiu conquistar bons números e ser comentado até mesmo depois do seu fim. IMPACTO!
3Not Me (2022)
Dirigido pela consagrada cineastra Anucha Boonyawatana, Not Me se tornou um clássico instantâneo por retratar não apenas um, mas sim, diversos problemas sociais que assolam a Tailândia. Em determinada cena, vemos os personagens buscando segurança sob a bandeira do orgulho LGBT+, um flame que viralizou e atraiu ainda mais atenção para a série, que, por sua vez, conquistou um espaço merecido entre os melhores BLs de todos os tempos.
4Siew Sum Noi (2021)
Diferente de todos os outros BLs citados aqui, Siew Sum Noi passou longe de obter tamanho sucesso, ou então um orçamento que o tornasse tão grandioso como deveria. Porém, mesmo sendo uma produção bastante limitada, a série obteve sucesso absoluto no sentido de entregar um enredo fantástico e cheio de surpresas. Um dos motivos para esse feito deve-se ao foco dado para os problemas enfrentados pela comunidade LGBT+ que se encontra no interior da Tailândia. Específico e certeiro, o drama consegue soar inovador e refrescante diante de uma representação tão simples e, ao mesmo tempo, tão satisfatória. Um tremendo feito.
5Dark Blue Kiss (2019)
Apesar de ser uma produção marcada pela ação do tempo e algumas problemáticas da época, Dark Blue Kiss foi o BL responsável por revolucionar a indústria de adaptações tailandesas. O drama ficou bastante conhecido por retratar a homofobia de uma forma nunca vista antes naquele cenário. Na série, o casal principal precisa a todo instante manter o relacionamento em sigilo devido os problemas que poderiam acarretar caso o amor entre eles viesse à tona. De maneira muito sensível, vemos a angústia e a dor de não ser aceito pela sociedade, e, muitas vezes, pela própria família ser demonstrada através de cenas chocantes e muito realistas. Dirigido por Aof Noppharnach, Dark Blue Kiss ajudou a introduzir e mostrar o quão importante e necessário era trazer esse tipo de abordagem nos BLs.