Como o Sushi foi Inventado?

Anúncio

Se você gosta de sushi, então você precisa agradecer ao homem que criou esta iguaria icônica do Japão, Yohei Hanaya.

Existem diversos tipos de sushi, mas Hanaya é chamado de pai do nigiri-zushi, ou seja, o sushi que é prensado à mão. Quando as pessoas pensam no sushi, geralmente elas pensam nesse tipo:

O sushi em si tem raízes em um prato importado da China, onde o peixe era salgado e envolto no arroz fermentado para impedir que apodrecesse. O peixe era preservado por meses e quando era comido, o arroz fermentado era descartado.

No entanto, na Era Edo (1603-1868), o Japão deu o seu próprio toque na refeição, criando um tipo de sushi conhecido como haya-zushi, que era feito de uma forma em que o peixe e o arroz eram comidos ao mesmo tempo.

Durante o século XVIII, a cidade de Edo (atual Tóquio) foi invadida por barraquinhas de comida, que pareciam os restaurantes de fast food de hoje em dia. Como uma forma de expandir o menu de comidas para viagem, o nigiri-zushi foi inventado, aparecendo durante o primeiro trimestre do século XIX.

Yohei Hanaya (1799-1858) é tido como o criador do nigirizushi porque primeiramente vendia seu sushi nas barraquinhas, mas depois abriu seu próprio restaurante, o Sushi no Yohei, que era especializado no sushi prensado à mão.

Anúncio

Durante o século XIX, os japoneses não tinham tanto apreço pelo atum, mas hoje em dia, o peixe é um dos mais importantes para a preparação do sushi. Como o atum é muito grande, hanaya o servia com molho de soja, ajudando a impulsionar a paixão pelo peixe.

O belo visual do nigiri-zushi com o frescor e seu prepare rápido toraram o prato um sucesso. O sushi preparado por Hanaya é muito parecido com o que é feito hoje em dia, onde o arroz leva um pouco de vinagre e pressionado à mão. Além disso, o sushi também era servido com um pouco de wasabi.

hanaya-yohei
Hanaya Yohei (auto-retrato divulgação)

Apesar de não ser reconhecido inicialmente como o criador desse prato japonês tão icônico, Yohei deixou seu legado e existe até mesmo uma rede de restaurantes com o seu nome, que serve ramen, sopas e, é claro, sushi.

Anúncio