Esta é uma pergunta que costuma ser motivo de preocupação entre os desenvolvedores de jogos: como avaliar a viabilidade da ideia de um jogo no qual estou quase começando a trabalhar? Tendo investido vários meses e uma quantidade enorme de recursos no desenvolvimento, seu maior desejo deve ser criar um jogo que, além de ser divertido para jogar com os seus amigos, é uma fonte de receita real.

Um breve dado estatístico: a cada mês surgem em média 10 mil jogos novos nas lojas de apps para dispositivos móveis, que seriam classificados ao menos uma vez mesmo na categoria menos significativa, no mínimo em um país, quando menos um dia. Sendo assim, todos esses apps têm no mínimo um pouco de protagonismo ao ocupar uma posição de destaque, obtendo milhares de downloads e algumas centenas de dólares. Pelo visto, os desenvolvedores se esforçaram muito na produção de dois terços desses apps. Têm jogabilidade, arte, IU coerentes e muito mais. Isso implica que se esforçaram muito, tinham as habilidades apropriadas e paixão por uma determinada ideia.

Mesmo assim, apenas cerca de 3% deles ganharão mais de 100 mil dólares em toda sua vida. E o que acontece com os outros? Esses desenvolvedores devem ter tido certas aspirações e convicções, acreditando no potencial da sua ideia tanto quanto os bem-sucedidos. Só que não deu certo.

Então o que você pode fazer? Como aumentar a chance de o seu próximo jogo ser um sucesso comercial? Na verdade, há algumas coisas a se verificar para determinar o potencial comercial.

Será que outra pessoa já teve uma ideia parecida? Procurar por produtos parecidos.

Não é incomum jogarmos algum jogo e termos a ideia de criar a nossa própria versão dele. Por exemplo, algo parecido com Archero ou Brawl Stars. Isso já aconteceu com você? Antes de entrar de vez no desenvolvimento, vale a pena conferir se alguém já teve uma ideia parecida. Se sim, qual foi o resultado do esforço dessa pessoa?

Há várias maneiras de encontrar apps de natureza parecida: 

  • Pesquise em lojas de app móveis usando palavras-chave. No Google Play, isso funciona bem. Por exemplo, para o Archero, que mencionamos antes, os resultados são bons. Contudo, este método não funcionará para todos os jogos: sua eficiência depende de como uma loja específica classifica os resultados de suas pesquisas e da disputa pela palavra usada.
  • Procurar por subgênero. Você encontrará esse recurso disponibilizado pelo AppAnnie (mas é pago e muito caro), GameIntel (é possível exibir os cinco apps em destaque por subgênero conforme o app gratuito em destaque nos EUA, e o AppMagic (grátis, sem limites). 

Depois de pesquisar e criar uma lista extensa dos títulos mais relevantes do subgênero pretendido, você poderá avaliar como a sua ideia é especial; qual design de jogo, monetização, arte e soluções de IU parecem estar vinculados ao sucesso; e se é capaz de criar um produto que possa, com uma certa convicção, entrar para a linha das referências mais bem-sucedidas encontradas.

É importante considerar que procurar por apps de referência apenas nas melhores classificações dos gráficos pode causar um desvio de sobrevivência. Por isso também é importante prestar atenção nos apps menos bem-sucedidos. Ao vasculhar as lojas, descobrimos onde foram parar (ou foram esquecidas) milhões de inovações fracassadas.

Este tipo de análise não ajudará a encontrar ideias exclusivas para um jogo de sucesso, mas poderá ajudar a evitar erros que saem caros ao avaliar a experiência de outros desenvolvedores.

Desenvolvimento de variações em jogos de sucesso

Algumas vezes, essa abordagem quanto ao desenvolvimento funciona relativamente bem, mas ainda é importante analisar os erros dos outros antes de embarcar na sua própria jornada de desenvolvimento.

Por enquanto vamos seguir com a ideia de criar a sua própria variação do Archero.

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Dê uma olhada na receita mensal do Archero exibida em relação a 18 dos seus clones de maior destaque. Sim, a receita do próprio Archero é a área azul do gráfico de barras, enquanto a linha fina multicor é a receita agregada de todos os seus clones. Incrível, não acha? É bem provável que cada um dos desenvolvedores desses jogos tivessem uma visão: tentar acrescentar algo único e emocionante ao jogo com esperança de garantir o sucesso, o que é um esforço digno de nota. Mesmo assim, nenhum deles chegou perto. 

Além disso, a receita original do Archero vem caindo desde o início. O que isso nos diz? O mais importante é que o desenvolvimento de um jogo desse gênero é um desafio perigoso. O gráfico não nos diz por que exatamente nenhum dos clones do Archero foi bem-sucedido, mas demonstra as ideias de variações que foram exploradas e não deram certo, alertando sobre os testes e experimentos de outros desenvolvedores que resultaram em erros e ajudando a poupar uma boa parte do seu tempo, dinheiro e desgaste emocional. 

As visualizações do tipo acima estão disponíveis para os usuários premium do AppMagic e são uma boa forma de comparar as receitas de vários apps em um gráfico. Contudo, você ainda pode usar as ferramentas grátis do AppMagic para comparar as posições dos jogos nos gráficos de apps mais vendidos ao longo do tempo.

É importante não esquecer que apenas a receita de pagamentos, assinaturas e instalações pagas determina a posição de um jogo nos gráficos de apps mais vendidos. A receita de anúncios não pode ser detectada e não existe nenhum serviço de análise capaz de fornecer estimativas razoavelmente precisas das receitas de anúncios de aplicativos móveis. Entretanto, algumas informações relacionadas a receitas de anúncios podem ser obtidas a partir da análise de como os downloads estão distribuídos nos países. Esses dados estão disponíveis gratuitamente no AppMagic.

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A receita de anúncios de um usuário em países como Índia e Vietnã, se a monetização estiver configurada apropriadamente, é de 0,01–0,05 centavo de dólar (conforme a retenção, público-alvo e monetização do jogo). Para a Rússia e o Brasil, é de três a cinco vezes mais alta. A receita de anúncios nos países mais ricos pode alcançar 1–2 dólares por usuário. 

Em outras palavras, se vir um jogo com uma quantidade alta de downloads, identifique os principais países de onde vem a maior parte do tráfego. Se a maior parte da contribuição vier de países com PIB per capita baixo, como Índia, Camboja ou Brasil, não se deve esperar uma receita de anúncios alta. É possível ganhar apenas 10–20 mil dólares de um milhão de downloads na Índia.

Resumindo, quando você pensar em desenvolver uma variação de um jogo que já existe, tenha em mente algumas coisas: se realmente quiser ganhar dinheiro em vez de apenas gastar tempo no desenvolvimento do produto, pense mais em soluções inovadoras de monetização, retenção de usuário e teste de hipóteses em vez de arte bonita e inovações nas principais mecânicas de jogo.

Estou focando em um segmento de mercado em decadência?

Se virmos como as partes da receita de gêneros diferentes de jogos móveis estão mudando nos maiores países ocidentais, a primeira coisa que notamos é uma queda acentuada na área vermelha, que indica os jogos de estratégia em tempo real.

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Em jogos móveis, não há títulos de estratégia em tempo real como os que conhecemos para PC. No contexto de dispositivos móveis, geralmente um jogo desse gênero é um JvJ com batalhas em tempo real e elementos de estratégia em que você precisa controlar muitas unidades, como no Clash of Clans ou Island War.

A pergunta é: “Por que os jogos desse gênero estão perdendo sua fatia de mercado tão rápido?” Não existem lançamentos neste gênero? Mas claro que existem! São de baixa qualidade? Não. Há muitos jogos incríveis. Então o que está acontecendo? 

Quando algo (um jogo ou um gênero, aqui estratégia em tempo real é só um exemplo) não está crescendo ou desaparecendo, o motivo é quase sempre o mesmo: os desenvolvedores não podem comprar tráfego suficiente para obter um ROI positivo (retorno do investimento em marketing). No caso de um gênero, isso indica que jogos de outros gêneros com o mesmo público-alvo podem pagar consideravelmente mais por uma instalação, o que resulta em uma disputa de tráfego. 

É importante entender que, com o aumento da aquisição de usuários e todo o resto mantido igual, o custo de uma instalação está aumentando. Portanto, um jogo (ou gênero) com um LTV maior (Valor de Tempo de Vida) em comparação aos seus concorrentes não exigirá todo o tráfego, mas o equilíbrio será alterado: aquele estiver pronto para pagar mais por instalação obterá mais tráfego. O outro lado disso é que mesmo jogos com LTVs baixos ainda podem comprar alguns usuários. Contudo, a estimativa é tão baixa que não justifica os custos para manter o jogo e a equipe de marketing.

Vendo a taxa à qual a fatia dos jogos de estratégia em tempo real está diminuindo, fica evidente que esse gênero está perdendo sua batalha por tráfego em plataformas móveis. E isso também indica que é extremamente perigoso começar o desenvolvimento de um jogo desse gênero.

É preciso acrescentar que, de tempos em tempos, ocorrem mudanças radicais em vários gêneros, desbloqueando excelentes oportunidades para gerações totalmente novas de jogos. Por isso é importante monitorar produtos bem-sucedidos em gêneros diferentes se não quiser perder uma janela de oportunidade.

Como posso monitorar lançamentos de sucesso? Para isso, algumas empresas fornecem ferramentas especiais para monitorar apps recém-lançados e em rápido crescimento, inclusive o GameIntel (você pode ver cinco apps do subgênero gratuitamente no gráfico de apps grátis em destaque nos EUA) e no AppMagic (grátis, sem limites).

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Esqueça o seu marketing! Jogadores de verdade terão chance de encontrar o meu jogo, gostar dele e contar a todos os seus amigos, sendo que as lojas ajudarão um bom jogo com tráfego, e é isso! 

Hm, não. Não é assim que funciona o mercado de apps móveis. Quase não tem tráfego disponível nas lojas. E o que tem disponível não proporcionará uma oportunidade de ganhar dinheiro. Sim, há algumas exceções: uma é ser lançado em uma base não contratual, e a outra é usar tráfego de referência das lojas. Mas você não poderá dividi-las como principais meios de ganhar dinheiro.

Sim, há exemplos de jogos nas lojas que se tornaram incrivelmente virais e permaneceram nos gráficos de destaques que, por sua vez, nunca compraram tráfego (ou compraram muito pouco). Entretanto, histórias como essas, pelo menos a maioria, pertencem a uma época antiga em que ainda havia muitos nichos disponíveis no mercado, como os relacionados a jogos tradicionais (cartas, esportes, tabuleiro), por exemplo. Também nos lembramos de expoentes como Minecraft e Roblox, mas considere que são jogos muito bem-sucedidos que fogem totalmente à regra geral. 

O que você faz se ainda não souber bem como funciona a aquisição de usuários? Nesse caso, antes de começar o desenvolvimento do seu jogo, verifique se o mercado** está crescendo, ou pelo menos estável, e se seus líderes mudam com o passar do tempo, abrindo espaço para novos títulos. Quando o app é produzido, encontre um parceiro que saiba como transformar um jogo ambicioso em sucesso: um distribuidor com um registro recente de sucessos importantes, ou uma agência de tráfego com boas referências de amigos.

Notas:

*Referência às maiores lojas de apps móveis: Apple App Store e a Google Play Store

**Referência a gênero ou subgênero