Essa banda é, inegavelmente, uma das mais famosas do mundo. Ao longo dos últimos 23 anos, tem tido lugar de destaque nas mídias, sempre apresentando singles extremamente populares e cativantes, além de comover várias gerações de públicos. Afinal, o que é que faz dela tão famosa? Hoje, o Suco te convida a mergulhar de cabeça nesse universo musical. Vem com a gente conhecer um pouquinho mais sobre Coldplay!
A emblemática Coldplay
A banda nasceu no ano de 1996, em Londres, com o nome Pectoralz e Starfish. Chris, Jonny, Guy e Will viraram Coldplay apenas dois anos depois, e o sucesso só veio a partir do ano 2000, quando o single “Yellow” conquistou a quarta posição nas paradas do Reino Unido. Parachutes, álbum de estreia da banda, foi igualmente aclamado, abrindo portas para o sucesso nos Estados Unidos.
Desde então, Coldplay tem colecionado hits e prêmios a cada lançamento e, em 2023, pretende continuar rodando o mundo com a turnê Music Of The Spheres, que já é um feito histórico em sua carreira.
Não é um show, é um espetáculo!
O período pós-pandemia reviveu uma necessidade coletiva de participar de grandes acontecimentos e partilhar experiências (fora das redes sociais) que façam a vida valer a pena. Por esse motivo, a procura por ingressos de shows e festivais, depois de dois anos em isolamento, teve um verdadeiro boom. Com o show do Coldplay no Rock In Rio de 2022, pudemos ter um vislumbre dessa enorme mobilização. Deixando um gostinho de quero mais, a apresentação foi considerada como uma das melhores da edição, além de alavancar o número de reproduções de alguns sucessos da banda no Spotify.
Para os shows solos, podemos esperar ainda mais coisas fantásticas, principalmente se o assunto for entretenimento visual, que é um dos fatores garantidos. O show da atual turnê do Coldplay é bastante complexo e elaborado, envolvendo quatro atos e mudanças de palcos, além de ter direito a lasers, chuva de confete, refletores e canhões de luz, resultando em uma plateia boquiaberta e emocionada. Durante a última passagem dos caras pelo Brasil, tivemos a versão em português de “Magic”, um dos sucessos do grupo. Será que dessa vez rola algo parecido? As expectativas estão altíssimas!
Além de ser exemplo de inclusão, conexão com os fãs e talento que encanta qualquer público, Coldplay também se compromete com a sustentabilidade. Uma das medidas mais queridinhas entre os fãs é a famosa pulseira de LED controlada à distância, que proporciona um show sincronizado de cores conforme as canções vão rolando. A PixMob – nome dessa preciosidade eco-friendly – é a substituta das Xylobands. Essas pulseirinhas sustentáveis, feitas de materiais à base de plantas, não são brindes, viu? Todas elas devem ser devolvidas ao final do show, garantindo que sejam recarregadas e reutilizadas. Essa e outras iniciativas “verdinhas” da banda estão listadas no site oficial. Clique aqui e confira!
Unidos venceremos | Coldplay + BTS
Não precisa ser um vidente para saber que se juntassem um bom pop rock de arena com o fenômeno que é o k-pop, o resultado seria estrondoso. Essa fórmula mágica resultou no elemento X perfeito: My Universe.
Antes mesmo do lançamento, essa canção rendeu muito assunto nas redes sociais. Tudo começou quando o BTS apresentou sua versão arrebatadora de Fix You, um dos maiores sucessos do Coldplay, no especial MTV Unplugged.
Em setembro de 2021, quase seis meses depois dos primeiros boatos, o público finalmente pôde ouvir a tão aguardada canção. Misturando versos em coreano e inglês, a parceria traz uma letra que fala sobre amor e entrega um videoclipe repleto de cores e cenários futuristas. A música foi topo de 90 países no iTunes – incluindo Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, além de acumular mais de 258 milhões de visualizações no Youtube e proporcionar ao Coldplay o primeiro #1 na Hot 100 da Billboard desde “Viva la Vida”.
É importante ressaltar que, depois de alguns lançamentos que fazem referência à cultura asiática de maneira um tanto quanto estereotipada, como “Princess Of China” e “Hymn For The Weekend”, que renderam muito sucesso (e polêmicas), Coldplay parece ter acertado em cheio dessa vez no quesito representatividade. Mais detalhes dos bastidores dessa collab estão no documentário – sim, rendeu até um documentário – Coldplay X BTS Inside ‘My Universe’ Documentary (2021), disponível no canal oficial da BANGTANTV.
Um outro fato muito bacana é que o responsável por esse lindíssimo pôster de divulgação que você acabou de ver é Felipe Foster, natural de Goiás, que entregou uma arte de respeito e encantou o army brasileiro. Gostou muito e quer saber mais sobre os personagens e planetas presentes no clipe? O portal Viva Coldplay publicou uma versão traduzida do estudo de caso escrito pelo diretor de arte de “My Universe” e você pode ler clicando aqui.
Depois desse feat épico, BTS e Coldplay continuaram em parceria para além de My Universe. O lançamento do qual estamos falando é The Astronaut, primeiro projeto solo do integrante Jin após o anúncio do hiato do boygroup. A colaboração ganhou até uma apresentação ao vivo, quando Jin subiu aos palcos como convidado especial durante o show do Coldplay em Buenos Aires. É claro que os fãs foram à loucura e, como de costume, deram todo apoio do mundo ao idol. Esse carinho todo refletiu diretamente nos espantosos números de stream, mostrando o quanto Jin é amado no Brasil.
Temporada no Brasil
Crise? Aqui, não! Para os fãs do Coldplay, nada é mais importante do que ter o tão sonhado ingresso para um dos onze shows que o grupo realizará no Brasil ao longo do mês de março.
As apresentações da banda britânica sempre foram muito procuradas e já era esperada uma multidão alucinada querendo garantir uma entrada para o evento. Foi assim que, em poucos minutos, Coldplay deu sold out para todos os shows que estavam marcados para o final do ano passado, que tiveram que ser remarcados por conta de problemas de saúde do vocalista Chris Martin. Sim, T-O-D-O-S!
Não foi preciso esperar muito tempo para que surgissem novas oportunidades de ver a banda; você piscou e um novo show foi adicionado às datas da turnê Music Of The Spheres. E depois, alguns outros. É muito amor, né? Assim, nesse ritmo frenético, o Brasil garantiu, no total, seis datas em São Paulo, três no Rio de Janeiro e duas em Curitiba. E pra quem vai acompanhar a banda nessa jornada pelas terras brasileiras, haja fôlego – e dinheiro! Guarde seu celular, aproveite muito e viva la vida!
Mais novidades para o público paulistano
Além da mudança de datas, os shows do Coldplay em São Paulo também sofreram alteração de local. Anteriormente alocadas no Allianz, as apresentações agora acontecerão no Estádio do Morumbi, com capacidade para mais de 65 mil espectadores.
As próximas apresentações da banda também prometem ser até 50% mais sustentáveis. Como isso é possível? Não sabemos. Mas se tem uma coisa que o Coldplay sabe fazer é SURPREENDER!
Outra novidade é a presença do Restaurante Braza nos seis shows na capital paulista, com forma Pop Up, presença de DJ e um cardápio super especial. Para adquirir ingressos e aproveitar essa experiência completa, com direito a open food e open bar, além de conferir todas as opções disponíveis de comes e bebes, clique aqui.
Bora de esquenta? Estamos em contagem regressiva para o desembarque da banda no Brasil. Faltam menos de 10 dias para a primeira apresentação e o Suco deixa aqui uma playlist pra você se preparar para esse momento épico!