Anúncio

Tentei ser imparcial com o meu queridinho da temporada aqui, mas é difícil. Talvez tenha falhado. Sinceras desculpas.

Cheer Danshi!!, animado pelo estúdio Brain’s Base (Tonari no Kaibutsu-kun, Durarara!!, Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru.), conta a história de um grupo de sujeitos de uma universidade que decidem formar um grupo de cheerleading masculino.

A história começa com o sonho de um estudante de sociologia, Kazuma Hashimoto, vulgo Kazu. Kazu sonha em criar uma equipe masculina de líderes de torcida na sua universidade. Cheerleading é uma atividade tipicamente feminina, sim, e não há nada de culturalmente diferente nisso em relação ao Japão. Kazu pede ao seu amigo e colega de classe, Haru, que antes participava do clube de judô mas saíra por conta da pressão excessiva, para que faça parte do clube que ele quer criar. É assim que os dois começam um novo clube, e ao longo dos episódios vão conhecendo vários garotos dispostos a participar dessa empreitada.

Ainda que essa premissa soe definitivamente clichê – o otaku que nunca viu ou ao menos ouviu falar de um anime sobre “procurar pessoas para formar um novo clube”, que atire a primeira pedra! – o desenvolvimento é exatamente o oposto. O desenvolvimento de Cheer Danshi!!, nos episódios que vi até agora, não poderia ser menos clichê e ter um feeling mais único. Para começar, vamos deixar claro que Cheer Danshi!! é sobre um estudante universitário em um universo muito realista que quer fazer um clube masculino de uma atividade feminina pela qual poucos homens se interessam.

cheer danshi image 2
Cheer Danshi!! (Imagem Divulgação)

Go! Fight! Win!

Só por aí já dá para sentir o drama do rapaz, certo? Kazu precisou entrar em contato com pessoas da universidade inteira para conseguir os 7 membros necessários para o seu clube ser aprovado. Dos 7 que ele encontra, como esperado, ele é praticamente o único que realmente liga para cheerleading desde o princípio. O resto topa fazer parte do clube para ajudá-lo, ou para tentar conquistar garotas, entre outros motivos aleatórios. Assim, é interessante notar que apesar de Cheer Danshi!! ser um anime de esportes muito típico por um lado, com foco nos treinos e na melhora dos rapazes em seus conhecimentos e habilidades no esporte, por outro lado ele é diferente da maioria no sentido de que, no começo, a maioria dos personagens também não sabe nada sobre o esporte, e é Kazu quem tem que reunir todos e tentar contagiá-los para que se mantenham no clube.

Apesar disso, o anime nunca é centrado demais no Kazu. Pelo contrário, talvez Kazu seja o personagem que menos aparece efetivamente dentre os 7. O real protagonista parece ser Haru, que tem muito mais conflitos e cujo desenvolvimento vem recebendo muito mais destaque. Mas todos os personagens são importantes, e até agora Cheer Danshi!! mostrou ao menos ser um anime sobre como o sonho de um contagiou os demais. Talvez Cheer Danshi!!, até o momento, lembre séries como Shounen Hollywood muito mais do que outros animes de esporte. É uma série que vem misturando slice of life, dedicação e superação, com uma mensagem muito mais sutil do que lemas berrados.

Anúncio

Além das mensagens positivas que vem prometendo passar, outra coisa que tem me cativado em Cheer Danshi!! é o seu realismo e, ao mesmo tempo, leveza. O anime é muito mais atual e realista do que, diria, 99% das séries de anime que estrearam nesse ano. Sem exageros. Com demonstrações comedidas de amor, círculos sociais bem definidos, personalidades únicas, aulas normalmente monótonas em uma universidade comum, uso do messenger “LIME”, tudo tem um sentimento de crônica mais do que de ficção. Eu pessoalmente adoro uma boa história realista – e me peguei pensando em alguns momentos sobre o quão parecida a realidade do Japão é da nossa, como não faço em muito dorama por aí! – ainda mais de uma realidade de jovens adultos, tão próxima da minha, então me empolgou.

Cheer Danshi (Imagem Divugação)
Cheer Danshi (Imagem Divugação)

Em síntese…

No mais, desde a estética relativamente única da série, até os problemas incrivelmente realistas e atuais dos jovens universitários de uma história que só podia ter sido mesmo escrita por um autor prodígio de 19 anos de idade, Cheer Danshi!! é uma série que não vem desapontando em termos de apresentação e desenvolvimento, e apresentou temas muito promissores até o momento. Quanto ao cheerleading em si, em 4 episódios, Cheer Danshi não foi muito a fundo. Por enquanto, estamos mais sendo apresentados aos personagens e a esse universo, mas todos os fatores já estão aí: a equipe principal, algum conhecimento mínimo das posições no cheerleading, um grupo de “rivais” plenamente detestáveis, muita motivação. Ficamos na torcida (trocadilho não intencional!) pelo sucesso de Kazu e sua turma!

Anúncio